quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Sessão solene pela assunção à presidência da ANEST


Projeto para debater as rotinas e avaliar as melhores práticas em SST



Durante o encontro dos profissionais de segurança do trabalho do estado da Paraíba, o Técnico de Segurança do Trabalho da Gráfica Santa Marta Andreusmark Silveira Lima, apresentou instrumento gestão denominado Benchmarking entre os profissionais participantes do evento.

O objetivo é debater as rotinas e avaliar as melhores práticas, contribuindo para a evolução da área prevencionista como um todo. O projeto tem como princípio a troca de experiências. A partir dos intercâmbios entre os locais de trabalho dos profissionais. A ideia é ampliar a visão o estratégica do SESMT dentro do negócio. Contribuindo diretamente para o desenvolvimento da empresa.

Distribuiu ficha para coleta de dados dos profissionais que se interessaram no projeto, constando: Nome, empresa, telefone, email, se conhece a ferramenta benchmarking, se estava disponível para a troca de experiência e qual o melhor dia e hora para o contato.

O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

Telefone para contatos (83) 98753 9216 

Entrevista com Genilton Melo



Nivaldo Barbosa, entrevista Genilton Melo, administrador de empresa, gestor de RH, professor, especialista em segurança do trabalho, participou do Encontro Estadual de Prevencionistas do Estado da Paraíba.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Presidente do SINTEST-PB, Nivaldo Barbosa, coloca o nome à disposição para concorrer a pré-candidatura à vaga de deputado.

No encontro dos profissionais de segurança do trabalho, realizado nesta segunda-feira dia 27 o presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho da Paraíba, Nivaldo Barbosa, colocou seu nome à disposição da categoria prevencionista e de toda sociedade paraibana, para uma possível pré-candidatura de Deputado Federal ou Estadual em prol da saúde e segurança do trabalho.

Nivaldo Barbosa, ressaltou a importância da presença de um prevencionista nas casas legislativas, seja Estadual ou Federal. Além de prevalecer o cuidado sobre as legislações de prevenção de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais do nosso país, pois sabemos que, infelizmente o peso numérico de trabalhadores vitimados por infortúnio laboral cresce a cada dia.

O presidente do SINTEST-PB relata que vai dialogar com toda categoria prevencionista, são eles: os Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Tecnólogos em Segurança do Trabalho, Bombeiros Civis, Enfermeiros do Trabalho, Cipeiros, entre outros, buscando definir qual são as estratégias para alcançarmos uma representação prevencionista nas casas legislatórias.

Encontro dos Profissionais de Segurança do Trabalho da Paraíba



Dia 27 de novembro é comemorado o dia do Engenheiro e do Técnico de Segurança do Trabalho.

As profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades do Engenheiro e do Técnico de Segurança já eram desempenhadas. Esta portaria definiu que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do Trabalho, é necessário cursar a Graduação em Engenharia ou e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.

Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

A primeira versão das Normas Regulamentadoras foi publicada em 1978, e por elas estabeleceu-se a obrigatoriedade de serviços especializados e programas responsáveis pelas questões relativas a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Encontro dos profissionais de segurança do trabalho do Estado da Paraíba, realizado nesta segunda-feira dia 27 no auditório do SINDUSCON-JP.

Palestrantes Uirapuru Florêncio, Sargento do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba e  Júlio Saraiva, Engenheiro de Segurança do Trabalho.
AEST-PB confere certificados de menção honrosa pelas ações desenvolvidas na área de engenharia de segurança do trabalho durante o ano de 2017, Engenheiros e Técnico de Segurança agraciados:

José Renato Castro de Alvarenga, José Dozemá Guerra de Medeiros, Nivaldo Barbosa e José Clementino de Sá Neto.
SINTEST-PB confere "troféu Clóvis Silveira", agradecimento e homenagem pelo trabalho desenvolvido em prol da categoria de profissionais de segurança do trabalho e Profissional destaque do ano 2017 na Paraíba.
 Advogado, Marcos Antonio Travassos de Sousa 
 Técnica de Segurança, Daura Alves Diniz. 
 Técnico de Segurança, Rangner Dantas Lima
 Técnica de Segurança, Dayonara Galdino dos Santos
 Técnico de Segurança, João Eudes Pereira de Oliveira.
No encerramento sorteio de brindes e servido lanche para os participantes.

Oragnização e apoiadores:


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Faculdade Três Marias promoverá Seminário de Trabalho em Altura

A Faculdade Três Marias promoverá neste sábado (25) o Seminário de Trabalho em Altura, que contará com a presença de Edvaldo Nunes, que é Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Graduado em Engenharia Mecânica, Perito Judicial, Advogado, Sócio e Fundador da Treventos Comércio de Equipamentos de Segurança, Vice Presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba AEST-PB, Presidente da Comissão Municipal de Insalubridade da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Professor e Autor do Livro: Manual do Supervisor de Trabalho em Altura.

As inscrições são gratuitas no link: https://doity.com.br/seminario-de-trabalho-em-altura


Telefones: 3507 3705 / 999886640

sábado, 18 de novembro de 2017

Diretoria do SINTTEL-PB toma posse



Na tarde desta sexta-feira, (17) foi realizada a solenidade formal de posse da nova diretoria do SINTTEL-PB Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações da Paraíba, para a gestão 2017/2021.
O cerimonialismo foi conduzido pelo radialista e Presidente do Sindicatos dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, Nivaldo Barbosa.
A mesa foi composta por pessoa notável:
Marinaldo Leite, (AAPT), Anísio Maia, Deputado estadual, José Moreira, assessor Deputado federal Luiz Couto, Maria Audinete, (FITRATELP), Luzenira Linhares, (PT municipal), Paulo Marcelo, (CUT-PB), Marcos Henrique, (Vereador PT), Jackson Macêdo, (PT estadual).

Em suas respectivas saudações, os componentes da mesa exaltaram o brilhante trabalho desenvolvido pela diretoria do SINTTEL-PB.  
 
Em seu discurso o Presidente eleito Wallace Pereira, agradeceu a presença de todos, a confiança depositada pelos membros sindicalizados, fez uma breve avaliação das atividades sindicais, teceu comentários sobre os desafios e a responsabilidade de estar à frente da Entidade.
No encerramento servido um coquetel aos presentes.


História do SINTTEL-PB

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas da Paraíba foi oficialmente reconhecido em 20 de abril de 1965, pelo Ministério do Trabalho. São 45 anos de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores em telecomunicações do país.

Em 1974, a entidade começa a representar a categoria de forma unificada, passando a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas do Estado da Paraíba. Em 1986, um grupo de oposição sindical identificado com a CUT e com a FITTEL conquista a diretoria do Sindicato. A partir de então se estabelece uma ruptura com o seu passado assistencialista, ao definir-se por uma perspectiva de sindicato classista e de luta em defesa dos direitos da categoria.

Nivaldo Barbosa entrevista o Vereador Marcos Henrique



Na tarde desta sexta-feira, (17) o Vereador do PT Marcos Henrique, participou da solenidade formal de posse da nova diretoria do SINTTEL-PB Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações da Paraíba, para a gestão 2017/2021.

Nivaldo Barbosa entrevista Presidente da CUT Paraíba Paulo Marcelo



Na tarde desta sexta-feira, (17) o Presidente da CUT Paraíba Paulo Marcelo, participou da solenidade formal de posse da nova diretoria do SINTTEL-PB Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Telecomunicações da Paraíba, para a gestão 2017/2021.

3º Encontro TST em Salvador BA

terça-feira, 14 de novembro de 2017

IV Congresso Pernambucano de Trabalho Seguro


IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro.

I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Centro de Convenções de Pernambuco
22 a 24 de novembro de 2017

Sessão solene de abertura:
Dia 22 - 18 horas

Credenciamento:
Dia 22 (17 horas) e dia 23 (8 horas)
(Trazer 1 kg de alimento não perecível)


Alta demanda de trabalho, desequilíbrio entre esforço e recompensa, dedicação exclusiva ao trabalho e assédio moral, abrangendo humilhações, perseguições e agressões verbais, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo. Dados da Previdência Social indicam que o número de auxílios-doença concedidos, em razão de transtornos mentais e comportamentais, tem crescido drasticamente. Outra estatística preocupante: são cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes em situação irregular no Brasil e, nos últimos cinco anos, 12 mil crianças sofreram acidentes de trabalho, com 110 mortes.

Preocupado com todo esse cenário, o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) promove, de 22 a 24 de novembro, o IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e o I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, com o tema central “O Trabalho na Arquitetura da Civilização e suas Repercussões Físicas e Mentais”. Palestras, painéis, debates, exposições e apresentação cultural farão parte da programação, que é voltada a magistrados, servidores, advogados, dirigentes sindicais, profissionais de segurança e saúde no trabalho, empresários, gestores, representantes de órgãos públicos e organizações não-governamentais, além de estudantes de áreas afins.

O evento contará com a presença de renomados especialistas. A conferência de abertura, na noite do dia 22, ficará a cargo do médico-psiquiatra Carlos Guilherme Figueiredo (lotado na Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão do Governo/DF e coordenador de Psiquiatria da Clínica Saúde do Banco de Brasília). Outros palestrantes confirmados são: o desembargador do TRT-PE Paulo Alcântara (mestre em Educação); o professor da UFRN, João Carlos Alchieri (doutor em Psicologia); a docente do IDE/Faculdade Redentor, Laura Pedrosa (doutora em Psicologia Clínica do Trabalho); o deputado estadual Isaltino Nascimento e a procuradora do MPT-PE Jailda Pinto.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Ivan de Souza Valença Alves, presidirá o Congresso. Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem - juiz do TRT-PE Milton Gouveia e desembargador do TRT-PE Paulo Alcantara - serão, respectivamente, o coordenador-geral do Congresso e o coordenador científico.

Getrin6

O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (OAB/CAAPE) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saude, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve em Pernambuco as ações do Programa Trabalho Seguro - iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), tendo como gestores regionais os magistrados do TRT-PE, desembargador Paulo Alcantara e juiz Milton Gouveia.
Serviço:

Auditório Tabocas - Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda.

- Inscrições: eventos.crpe@fundacentro.gov.br - informar nome completo, empresa/entidade, função e telefone.

- Informações: (81) 3427-4566 / 3427-4775 - Fundacentro.

- Certificado de participação: será encaminhado através de e-mail (20h de carga horária).

VI ERGONODIA-ENCONTRO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL DE ERGONOMIA


O VI ERGONODIA - Ergonomia, organização, tecnologia e pessoas: pesquisa, projetos e ações no trabalho e na vida cotidiana, é promovido e organizado pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Ergonomia-GREPE da UFRN, que dá continuidade às cinco edições anteriores do evento. O objetivo desta modalidade de evento é reunir os membros da comunidade científica para a divulgação e socialização de conhecimentos e produtos, bem como iniciar novas parcerias de cooperação científica e consolidar as já existentes.

Pretende-se, ainda, com este evento, despertar o interesse pela pesquisa em Ergonomia dos atuais alunos de graduação e de alunos que pretendem realizar mestrado e doutorado, estimulando-os a desenvolverem projetos científicos nesta área do conhecimento.

Site com informações e inscrições:

II Congresso do Agreste de Segurança do Trabalho - Caruaru PE



INSCRIÇÕES:

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba



A Câmara Municipal de João Pessoa-PB realizou sessão especial, 1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba, com a participação do Presidente do SINDTECNO/SE (Sindicato dos Tecnólogos de Sergipe) e Diretor Jurídico e Institucional da Federação Nacional dos Tecnólogos, José Gomes de Andrade Filho; A   ideia da sessão, proposta para debater os principais desafios desses profissionais.

sábado, 11 de novembro de 2017

Curso de formação de técnico de segurança do trabalho



Curso de formação de técnico de segurança do trabalho PRONATEC do governo do estado da Paraíba.

Nesta sexta feira (10) foi ministrada palestra sobre noções básicas de escalada, resgate e uso correto de equipamentos de proteção individual.

Novos procedimentos quanto à escalada, movimentação e resgate dos trabalhadores.

Alunos do colégio estadual Osvaldo Pessoa.


Aula prática e teórica.
Instrutor com proficiência André Luiz.

Fotos e informações sobre a NR 35 Laercio Silva e Nivaldo Barbosa.

Câmara discute regulamentação e valorização dos profissionais tecnólogos



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quarta-feira (8), uma sessão especial em “alusão ao primeiro encontro dos tecnólogos do estado da Paraíba”. Na ocasião, foram discutidas as dificuldades de inserção no mercado de trabalho dos tecnólogos, assim como a valorização e a regulamentação da profissão

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba




Profissionais discutiram desafios da carreira profissional.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (8) uma sessão especial do 1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba, com a participação de diversas entidades. A ideia da sessão, proposta pelo vereador Humberto Pontes (Avante) era debater os principais desafios desses profissionais.

A presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, destacou que os tecnólogos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e afirmou que a categoria precisa se organizar para que haja valorização da profissão.

Tecnólogos participam de sessão especial na CMJP



Profissionais discutiram desafios da carreira profissional.

Por Bárbara Wanderley

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (8) uma sessão especial do 1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba, com a participação de diversas entidades. A ideia da sessão, proposta pelo vereador Humberto Pontes (Avante) era debater os principais desafios desses profissionais.
Participaram da sessão o presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos e do Sindicato dos Tecnólogos do Distrito Federal, Efraim Geraldo Leite; presidente do Sindicato dos Tecnólogos de Sergipe, José Gomes de Andrade Filho; presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba, Kátia de Luna Freire; presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Giucélia Figueiredo, Vereador Marcos Henriques, o presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Geraldo Rosa e  representante do Conselho Regional de Química da Paraíba (CRQ-PB), Severino Oliveira.

O presidente da Associação dos Técnico de Segurança do Trabalho da Paraíba, Laercio Silva, explicou que, embora o encontro reunisse tecnólogos de todas as áreas, o foco estava mais concentrado nos problemas enfrentados pelos tecnólogos de segurança do trabalho, que lutam para serem aceitos pelos Conselhos Regionais e Federal de Engenharia e Agronomia (Crea/Confea).

Segundo ele, outra questão importante diz respeito à Portaria 3.214, do Ministério do Trabalho, que traz a composição da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho e cita engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho, mas não faz menção ao tecnólogo. “Nós lutamos pela inclusão nessa lista”, disse Laercio.

A presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, destacou que os tecnólogos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e afirmou que a categoria precisa se organizar para que haja valorização da profissão.

Já o presidente do CRA-PB, Geraldo Rosa, afirmou que o Conselho registra diversos tecnólogos da área administrativa, sendo que recentemente, registrou seu primeiro tecnólogo em turismo.

Nivaldo Barbosa, entregou certificados de apreciação relacionado à motivação e à mobilização de Tecnólogos e acadêmicos para delineamento de estratégias para valorização no mercado do trabalho a Presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos, em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba Kátia de Luna Freire e Laercio Silva, ao Presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos e do Sindicato dos Tecnólogos do Distrito Federal, Efraim Geraldo Leite.

Revista Edificar

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lançamento do livro Manual do Supervisor de Trabalho em Altura- Campina Grande PB







Engenheiro Edvaldo Nunes, fez saudação aos presentes “Boa noite aos trabalhadores paraibanos e brasileiros, o lançamento do livro tem como objetivo principal a prevenção de acidentes do trabalho, se o livro não conseguir esse alvo ele não merece existir”!

Palestrando fez citações ao poema musicado   de Chico Buarque de Holanda, “Construção”, Chico foi fantástico ao compor a música elaborada no ritmo da construção civil, apresentando a cadência do trabalho de um pedreiro. Tal como suas edificações, a vida do trabalhador da construção civil está segundo a poesia de Chico Buarque, vista pela sociedade como um transtorno por atrapalhar o fluxo de automóveis e não como um ato trágico que contempla o valor da vida.
Formação da mesa por representantes do Conselho Regional de Engenharia da Paraíba, Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba e Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba.  

Julio Torres, Lúcio Flávio e Nivaldo Barbosa. 

Voz e violão, Lucas Gouveia e Natália Gouveia, Técnico(a) de Segurança, interpretaram o poema musicado “Construção”.  
Cerimônialista Johan Barbosa, “O Engenheiro Edvaldo Nunes, é autor de mais duas obras literárias, Em Torno de Uma Rosa e Eu Com Minhas Armas, o lançamento de hoje trata-se de um Manual que visa contribuir com a preparação de profissionais para o gerenciamento das atividades de trabalho em altura, favorecendo uma condução segura no trabalho”.  
Dedicatórias

Entrevista em vídeo com Nivaldo Barbosa, Presidente do SINTEST PB. 
Participantes 
Mais fotos facebook Laercio Silva

Lançamento do livro Supervisor de Trabalho em Altura - João Pessoa PB



Nivaldo Barbosa, entrevista Emília Pimenta, Enfermeira do Trabalho especialista em APH, Gestora universitária, coordenadora de cursos Técnico e Tecnólogo de Segurança do Trabalho, instrutora de treinamento.












LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...