sexta-feira, 30 de setembro de 2016

FISP 2016: feira de tecnologias para saúde e segurança e do trabalhador acontece em São Paulo

São Paulo volta a sediar a FISP Feira Internacional de Segurança e Proteção, maior evento voltado para o setor de saúde e segurança no trabalho da América Latina que acontece de 05 a 07 de outubro de 2016, no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua 21ª edição, a feira apresenta o potencial do setor, através de 700 expositores com soluções voltadas à prevenção de acidentes e doenças no trabalho como risco de queda, risco elétrico, risco de corte e em local confinado.

Ainda, vestimentas de segurança, protetores auditivos e faciais, capacetes e óculos de segurança, proteção respiratória, calçados de segurança, creme de proteção, luva de segurança, extintores; sistemas fixos de detecção e combate a incêndio; alarmes e identificação.

A feira promove a qualificação e a capacitação profissional através de ampla grade de palestras e cursos ministrados por especialistas de diversas áreas, durante o Show de Qualificação Profissional em SST, que visa à disseminação da cultura prevencionista com abordagens atuais de maior interesse e amplitude profissional através de cursos e seminários como o NR 33 voltado para a atualização dos profissionais que trabalham em espaços confinados e o seminário e-social, que irá preparar as empresas para a correta transição dos sistemas atuais para a nova ferramenta, eliminando ou reduzindo passivos trabalhistas e fiscais. Ainda, com programação gratuita de palestras, ministradas pelos expositores, o TECHSHOW promove a troca de informações e tecnologias.

Os eventos são voltados aos profissionais do setor de saúde e segurança do trabalho, como bombeiros, gerentes, engenheiros, médicos do trabalho, inspetores de riscos, RH, cipeiros, empresários, compradores e técnicos.

A FISP é uma iniciativa da Cipa Fiera Milano com realização da Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho (ABRASEG), Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG) e o Sindicato da Indústria de Material de Segurança (SINDISEG).


O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho/ano

Segundo o último Anuário Estatístico da Previdência Social (referência ano base 2014), foram registrados 704.136 acidentes de trabalho no Brasil, que resultaram em 2.783 mortes. Ou seja, a cada dia, mais de sete trabalhadores brasileiros perdem a vida executando sua atividade profissional, por falta de segurança, manutenção no ambiente de trabalho ou não uso de equipamentos de proteção individual.

A região Sudeste é responsável por 53,9% dos acidentes registrados com 379.425 casos e 1.303 óbitos. Os dados revelam uma média de 1.000 acidentes por dia e três trabalhadores mortos diariamente. Além disso, 5.968 trabalhadores da região passaram a sofrer de incapacidade permanente em 2014, devido a acidentes ou doenças laborais. São Paulo registrou 239.280 acidentes do trabalho e 690 óbitos.


MERCADO NACIONAL DE EPI´S

O mercado nacional de EPI representou R$ 4,64 bilhões em 2015, segundo dados do último levantamento realizado pela Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG).

Os segmentos de maior destaque são os calçados (33%); seguido das luvas (27%) e vestimentas de segurança (20%). No mercado global, com faturamento de US$29 bilhões, o Brasil teve participação de 5%.

Mais informações: www.fispvirtual.com.br

Serviço
21ª FISP | Feira Internacional de Segurança e Proteção

Evento Simultâneo: 12ª FIRE SHOW | International Fire Fair

Data: 05 a 07 de outubro de 2016, das 13h às 21h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara.
* Evento gratuito para profissionais do setor

Sobre a Cipa Fiera Milano

terça-feira, 27 de setembro de 2016

SEMINÁRIO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - 20 ANOS DO CPR-PB


Participem apresentando trabalhos.

- Normas para submissão de trabalhos –

EVENTO DE 20 ANOS DO CPR-PB - SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados poderão enviar trabalhos e experiências sobre segurança e saúde na construção civil para apresentação no evento de celebração dos 20 anos do CPR-PB.
As normas para submissão dos trabalhos seguem em anexo.

Período para submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016
Endereço para envio: cprpb20anos@gmail.com

O evento ocorrerá no dia 29 de novembro de 2016, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.
O CPR-PB é um fórum interinstitucional que desenvolve ações voltadas para o trabalho seguro e saudável nos canteiros de obra.


TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO

[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito]

(linha sem texto, tamanho 12)

Nome Completo do Autor 1; Nome Completo do Autor 2

[centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]
[linha sem texto, tamanho 12]

1Estudante do Curso de ........- sigla do centro – sigla da Universidade; E-mail: estudante@provedor, 2Docente/pesquisador do Depto. de ..... – sigla do centro – sigla da Universidade. E-mail: docente@provedor.

[centralizados, fonte times, tamanho 10]

[2 linhas sem texto, tamanho 12]

Sumário: Este artigo descreve o estilo, normas e sugestões a serem usados na elaboração dos resumos expandidos para apresentação no Seminário Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção – 20 anos do CPR-PB, a ser realizado no dia 29/11/2016. O resumo expandido deverá ser preparado com no mínimo duas e no máximo quatro páginas (formato A4), margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração, sem tabulação nas páginas e corpo de texto justificado em ambos os lados. Todo o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas. A organização do conteúdo do Resumo Expandido deve ser similar à seguinte: Título, Autores, Afiliações, Sumário, Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos (ou equivalente), Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão), Conclusões, Agradecimentos e Referências. Deve ser adotado o Sistema Internacional de Unidades. Evitar o uso de abreviaturas, utilizando somente aquelas de uso mais convencional. As palavras em outro idioma devem ser apresentadas em itálico. As referências bibliográficas citadas no texto deverão ser listadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT. As ilustrações (imagens, figuras e gráficos) devem ser inseridas no texto como figuras (copiar, colar especial, figura), centralizadas com legenda colocada acima destas e numeradas sequencialmente. As tabelas e quadros devem ser editados no próprio Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos (tais como Excel), não ultrapassar as margens do texto, possuir título colocado acima destes e serem numeradas sequencialmente. Todas as ilustrações, tabelas e quadros devem ser citados, obrigatoriamente, pelo menos uma vez no texto. O arquivo deve ter no máximo 400 kb (quatrocentos kilobites). A forma de envio será por meio digital (ver observações no final do texto).
[linha sem texto, tamanho 12]
Palavras-chave: Registrar no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.
[linha sem texto, tamanho 12]

INTRODUÇÃO [centralizado, negrito]

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho/manuscrito, no qual os principais pontos cobertos no trabalho são destacados. Ele é dividido em seções, inclui referências, faz comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico. Portanto, o resumo expandido não é um longo resumo.
Na seção Sumário deve ser feito um resumo de todo o manuscrito, com o máximo de informações possível, escrito em um único parágrafo, de modo breve (100-200 palavras) e seguindo uma ordenação lógica. Logo na primeira sentença deve ser dita a sua hipótese (se aplicável) e principais objetivos. Descrever, muito brevemente, os materiais e métodos (ou equivalente) utilizados. Em seguida identificar os principais resultados, destacando o que é novo. Descrever as principais conclusões.
A seção Introdução tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. O objetivo da investigação deve ser explicitado (essa é a parte mais importante da introdução). Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo. A hipótese deve ser claramente exposta e, se for o caso, devem ser identificadas as questões deixadas sem respostas.
[linha sem texto, tamanho 12]

METODOLOGIA [centralizado, negrito]

Na seção Metodologia deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese testada, variáveis medidas, quantas réplicas foram feitas, controles, tratamentos etc.; identificar o tipo de estudo (desenho do estudo ou caminho metodológico); explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de descrever um procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos publicados); caso seja importante, identificar a fonte de qualquer equipamento específico, uma enzima específica, organismo, ou uma cultura de um fornecedor particular, os quais podem ser críticos para o sucesso do experimento; descrever em detalhe qualquer modificação no equipamento usado no estudo e, se for pertinente, ilustrar as modificações; quantificar as medidas (sistema métrico) e incluir erros de medidas; descrever as datas e local do estudo de campo, incluindo características físicas e biológicas do local, se pertinente aos objetivos do estudo; identificar tratamentos usando o nome da variável ou tratamento, em vez de nome ou número genérico, ambíguo (ex. usar “doadores saudáveis” em vez de “grupo”); se for pertinente, mencionar a aprovação do estudo pelo comitê de ética apropriado e número do processo; descrever testes estatísticos e as comparações feitas; métodos comuns (muito conhecidos) podem ser usados sem comentários, métodos incomuns ou mais avançados exigem citação de literatura; não misturar resultados com procedimentos.
[linha sem texto, tamanho 12]

RESULTADOS [centralizado, negrito]

A seção Resultados deve fazer uma apresentação dos resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com os métodos, ou na ordem decrescente de importância. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível (em forma de texto, figuras, gráficos, quadros ou tabelas). Não repetir no texto os resultados descritos em quadros, tabelas e gráficos, apenas destacar os resultados mais relevantes. Fornecer uma descrição clara da magnitude de um dado ou diferença. Se apropriado, usar percentagem da mudança em vez do dado exato. Exemplo: “houve decréscimo de 10%”. Usar o tempo passado quando se referir aos resultados. Numerar as figuras, quadros e tabelas consecutivamente na mesma sequência em que aparecem pela primeira vez no texto. Cada figura, quadro e tabela devem ter uma legenda autoexplicativa.
[linha sem texto, tamanho 12]

DISCUSSÃO [centralizado, negrito]

A Discussão tem como objetivo comentar suas interpretações, opiniões e as implicações de suas descobertas, bem como fazer sugestões para futuras pesquisas. Deverá responder às questões colocadas na introdução, explicar como os resultados apoiam as respostas e como as respostas se encaixam no conhecimento existente sobre o tópico (referencial teórico). Por isso deve-se organizar a discussão do mais específico para o mais geral: os dados do trabalho à luz da literatura, à teoria, à prática. Comentar todos os dados principais relacionados às questões, independentemente se foram estatisticamente significativos ou não. Discutir qualquer resultado não esperado. Usar os mesmos termos, o mesmo tempo de verbo (presente) e o mesmo ponto de vista usados nas questões da Introdução. Começar dizendo novamente a hipótese que está sendo testada e respondendo às questões colocadas na Introdução. Apoiar as respostas com seus resultados (evitar a simples transcrição numérica feita no item Resultados). Explicar como seus resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento previamente publicado sobre o tópico. Descrever os padrões, princípios e relações mostrados por cada resultado/descoberta principal. Se necessário, apontar ao leitor a figura, quadro ou tabela para enfatizar sua hipótese. Defender suas respostas, se necessário, explicando tanto por que sua resposta é satisfatória como por que as dos outros não (porque mostrando os dois lados do argumento você poderá fazer uma explanação convincente). Discutir e avaliar explicações conflitantes de seus resultados. Identificar limitações potenciais e pontos fracos, comentar sobre a importância relativa na sua interpretação e como afetam a validade dos resultados.
[linha sem texto, tamanho 12]

CONCLUSÕES [centralizado, negrito]

Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados. Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.
[linha sem texto, tamanho 12]

REFERÊNCIAS [centralizado, negrito]

Elaborar a lista de Referências conforme as normas da ANBT. Para elaborar a lista de Referências, consulte o portal MORE Mecanismo online de Referência http://more.rexlab.ufsc.br/

Quadro 1. Resumo das normas para a elaboração do resumo expandido a ser apresentado no evento comemorativo dos 20 anos do CPR-PB

Item
Descrição
Formato de página
De 2 a 4 páginas (com tudo: texto, tabelas, figuras etc) formato A4, margem superior e inferior com 2,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,5 cm, espaçamento simples e alinhamento justificado (os dois lados).
Unidades
Sistema Internacional
Fontes
Times New Roman, 12 pts (exceto o título: 14pts e informações sobre os autores: 10pts)
Tabelas e figuras
Inseridas no texto e com legendas segundo normas ABNT
Editor de texto
Word for Windows
Forma de envio
Referências
Normas ABNT (ver portal http://more.rexlab.ufsc.br)

OBSERVAÇÕES:

Endereço para envio dos trabalhos: cprpb20anos@gmail.com
Período de submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Semana Nacional de Trânsito - DETRAN PB

Iniciou domingo (18) e vai até o próximo dia 25, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) promoverá uma série de atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito 2016, que tem como tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. A abertura oficial foi presidida pelo superintendente Agamenon Vieira, na segunda-feira (19), às 8h30, na sede do órgão, no Conjunto Mangabeira VII. Na véspera, houve uma ação de impacto a partir das 8h, no Busto de Tamandaré, a fim de alertar a sociedade sobre o elevado número de acidentes nas vias públicas da Paraíba.

De acordo com a programação desenvolvida pela Divisão de Educação de Trânsito (DET) e pela Escola Pública de Trânsito (EPTran) do Detran da Paraíba, diariamente serão realizadas várias atividades, com a finalidade de sensibilizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance  de um ambiente favorável que garanta a segurança viária.

Curso, simpósio e seminário farão parte da programação durante a semana, além de eventos educativos, caminhada e carreata pela paz no trânsito. Um dos principais enfoques será a campanha “Pior que desrespeitar a lei é desrespeitar a vida”, desenvolvida pelo Detran-PB com a finalidade de estimular o uso de capacete entre os motociclistas.

Lei Seca – As comemorações também celebrarão os 4 anos da Operação Lei Seca no Estado, no próximo dia 21, sob a coordenação da Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-PB. Assim como os setores da educação, a unidade também tem sido responsável pela preservação de vidas.

Segundo o superintendente Agamenon Vieira, as ações da SNT têm como foco todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores), no esforço para a redução de acidentes. “Por isso, a campanha convoca a sociedade a refletir sobre a necessidade de um comportamento mais responsável, com foco na educação”, enfatizou.

Registro fotográfico 




terça-feira, 20 de setembro de 2016

SIPAT Meio Ambiente

Atividade simulando uma SIPAT, turma 01/2016 manhã de Segurança do Trabalho da UNEPI.
Germinando o saber, certamente os frutos serão os melhores.



IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde



Atividades de encerramento do IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde, ocorrido de 22 a 26 de agosto de 2016, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba recebe homenagem

Nivaldo Barbosa, recebendo homenagem como ex-aluno destaque na magnífica cerimônia comemorativa dos 107 anos do IFPB (antiga ETFPB) Escola Técnica Federal da Paraíba.
“Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, a minha família, aos professores, amigos, servidores e todos àqueles que direta ou indiretamente contribuíram para com a minha trajetória de vida pessoal e profissional" .Nivaldo Barbosa. 
Felicidade, honra e gratidão, tributo concedido por essa importante instituição fruto da passagem de 107 anos de fundação. 




terça-feira, 13 de setembro de 2016

XXII Congresso SST - Recife PE

NR 37 - Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho


Texto ainda não publicado oficialmente, apenas disponível para consulta pública.

Texto Proposto - Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

37.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece princípios e requisitos para gestão da segurança e saúde no trabalho.

37.2 A gestão da segurança e saúde no trabalho deve ser desenvolvida por parte de todas as empresas, observando que:

a) as empresas obrigadas a constituir SESMT, de acordo com a NR 4, devem desenvolver um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, incluindo a implementação das ações de avaliação e controle de riscos;

b) as empresas não obrigadas a constituir SESMT devem implementar ações de avaliação e controle de riscos e elaborar um planejamento anual do qual conste pelo menos as metas, ações e cronograma para controle dos riscos avaliados.

37.3 A gestão da segurança e saúde no trabalho constitui um conjunto amplo de iniciativas da empresa com os seguintes objetivos:

a) aprimorar o desempenho no cumprimento articulado das disposições legais e regulamentares em segurança e saúde no trabalho;

b) integrar as ações preventivas a todas as atividades da empresa para aperfeiçoar de maneira contínua os níveis de proteção e desempenho no campo da segurança e saúde no trabalho.

37.4 Para fins desta NR considera-se risco a possibilidade ou chance de ocorrerem danos à saúde ou integridade física dos trabalhadores, devendo ser identificado em relação aos eventos ou exposições possíveis e suas consequências potenciais.

sábado, 10 de setembro de 2016

Simulando uma SIPAT na Primavera

Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho foi o tema que floresceu na atividade: Simulando uma SIPAT na Primavera realizada nesta sexta-feira (9) pela turma 01/2016 noite do curso de formação de Técnico de Segurança do Trabalho da UNEPI.
“SIPAT conscientizar os trabalhadores da importância da segurança no trabalho.

É uma obrigação da empresa e dos responsáveis, é regulamentada na legislação trabalhista. Para tanto, foi criada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que tem o objetivo de realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). As atividades informativas da SIPAT são as gincanas, parodias, palestras, sorteios, atividades motivacionais, entre outras”. Professora Sidcleia Sousa.

“Afloraram o melhor de si e quem prestigiou ganhou uma noite incrivelmente motivacional e enriquecedora de conhecimento e muitas gargalhadas. Parabéns queridos, foi tudo perfeito, como era de se esperar de vocês”. Professora Erika Chianca.
Momentos emocionante com surpresas, felicitações pela passagem de aniversário: Salientando que a data do meu nascimento foi em 31 de agosto.

Recebi cartão assinado por todos alunos da turma.

“Laercio, que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos. Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que a sua luz seja compartilhada.

Conte seu jardim pelas as flores, nunca pela as folhas caídas. Viva a cada minuto de sua vida como se fosse viver eternamente. E cada hora que passar não conte pelos ponteiros romanos de relógio e sim pelo pulsar do seu coração. A através de toda a sua existência conte sua idade pelos amigos que conquista e nunca pelos anos que vive. Isso é o que desejamos de coração. Que Deus abençoe, proteja, te dê muita paz saúde e muita felicidades! São os sinceros votos de feliz aniversário de todos os alunos da turma de Segurança do Trabalho 01/2016 da UNEPI”.   

Fotografias do evento






terça-feira, 6 de setembro de 2016

"Day One de Empreendedorismo da FUNEPI"


"Day One de Empreendedorismo da FUNEPI" 1º Evento da Turma de Tecnologia em Negócios Imobiliários da FUNEPI... Parabéns pelo capricho no evento!!! 

Atendimento FUNEPI
Fones: (83) 3507-3705 / 9 9988-6640
R. Hidelbrando Tourinho, 177, Miramar, J.Pessoa-PB
site: www.funepi.edu.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Reunião do CPR-PB


Ata da 220ª Reunião Ordinária

Data: 16 de agosto de 2016
Horário:     14h20 às 16h40
Local:        Sinduscon- João Pessoa
 
1.      ABERTURA
1.1.
         Hélio (coordenador) abriu os trabalhos e deu boas-vindas aos presentes. A seguir, fez a leitura da ata da 219ª reunião ordinária, a qual foi aprovada sem ressalvas. As pessoas presentes pela primeira vez no CPR-PB tiveram oportunidade de se apresentar.
        
2.      ART COMO CONDICIONANTE PARA EMISSÃO DO ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO

2.1.   Com a presença de Fábio Sinval Ferreira e Thália Seixas Caldas - representantes da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa - foram discutidas alternativas visando combater os riscos de acidente na fase de demolição da obra. A preocupação aumentou a partir do falecimento de um trabalhador durante serviço de demolição numa obra em João Pessoa. Houve consenso sobre a necessidade de se acrescentar a ART do profissional responsável aos documentos exigidos pela Prefeitura para emissão do alvará de demolição. Assim, foi pactuado que a Prefeitura de João Pessoa só vai emitir este alvará quando anexada ao pedido de demolição a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável pelo serviço, conforme estabelece o item 18.5.3 da NR-18: “Toda demolição deve ser programada e dirigida por profissional legalmente habilitado”. O CPR-PB vai encaminhar correspondência à Secretaria de Planejamento oficializando essa deliberação.

3.      PALESTRA: MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

3.1.   O engenheiro mecânico Francisco de Assis Medeiros discorreu sobre o tema, exibindo vídeos e destacando os seguintes tópicos:

- Principais causas de acidentes: falta de projeto de instalação dos andaimes suspensos e fachadeiros; falta de dispositivos elétricos de proteção nas máquinas; partes móveis das máquinas desprotegidas; improvisação e falta de treinamento dos operadores; ausência de supervisão do responsável técnico durante a instalação das máquinas e equipamentos; corrosão; falta de manutenção preventiva e de verificações diárias (check-list);

- Fatores envolvidos na análise técnica dos acidentes: tipo do acidente; causas que contribuíram para que o mesmo ocorresse; medidas preventivas para evitar novos acidentes;

- Causas de acidentes envolvendo andaimes suspensos: falta de contra-pesos nos cabos de aço para garantir estabilidade do equipamento; falta de projeto de instalação; uso inadequado do equipamento com fixação de arame no trava-queda, eliminando a ação do mesmo; corrosão causada pela massa de concreto acumulada na estrutura ao longo do tempo; utilização de cabo de aço com avarias (amassaduras, fios partidos, etc);
Registro fotográfico 






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...