Participem apresentando trabalhos.
- Normas para submissão de trabalhos –
EVENTO
DE 20 ANOS DO CPR-PB - SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados
poderão enviar trabalhos e
experiências sobre segurança e saúde na construção civil para apresentação no evento de celebração dos 20 anos do
CPR-PB.
As normas para submissão dos trabalhos
seguem em anexo.
Período para submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016
O evento ocorrerá no dia 29 de novembro de 2016, no
auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.
O CPR-PB é um fórum interinstitucional que desenvolve ações voltadas
para o trabalho seguro e saudável nos canteiros de obra.
TÍTULO
DO RESUMO EXPANDIDO
[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New
Roman, tamanho 14, negrito]
(linha sem texto,
tamanho 12)
Nome Completo do Autor
1; Nome Completo do Autor 2
[centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]
[linha sem texto, tamanho 12]
1Estudante do Curso de ........- sigla do
centro – sigla da Universidade; E-mail: estudante@provedor, 2Docente/pesquisador
do Depto. de ..... – sigla do centro – sigla da Universidade. E-mail:
docente@provedor.
[centralizados, fonte
times, tamanho 10]
[2 linhas sem texto,
tamanho 12]
Sumário: Este artigo descreve
o estilo, normas e sugestões a serem usados na elaboração dos resumos
expandidos para apresentação no Seminário
Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção – 20 anos do CPR-PB,
a ser realizado no dia 29/11/2016. O resumo expandido deverá ser preparado com no mínimo duas e no máximo quatro
páginas (formato A4), margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0
cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração,
sem tabulação nas páginas e corpo de texto justificado em ambos os lados. Todo
o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas. A organização do
conteúdo do Resumo Expandido deve ser similar à seguinte: Título, Autores, Afiliações, Sumário, Palavras-chave, Introdução,
Materiais e Métodos (ou equivalente), Resultados, Discussão (ou Resultados e
Discussão), Conclusões, Agradecimentos e Referências. Deve ser adotado o
Sistema Internacional de Unidades. Evitar o uso de abreviaturas, utilizando
somente aquelas de uso mais convencional. As palavras em outro idioma devem ser
apresentadas em itálico. As referências bibliográficas citadas no texto deverão
ser listadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT. As ilustrações
(imagens, figuras e gráficos) devem ser inseridas no texto como figuras
(copiar, colar especial, figura), centralizadas com legenda colocada acima
destas e numeradas sequencialmente. As tabelas e quadros devem ser editados no
próprio Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos (tais como
Excel), não ultrapassar as margens do texto, possuir título colocado acima destes
e serem numeradas sequencialmente. Todas as ilustrações, tabelas e quadros devem
ser citados, obrigatoriamente, pelo menos uma vez no texto. O arquivo deve ter
no máximo 400 kb (quatrocentos kilobites). A forma de envio será por meio
digital (ver observações no final do texto).
[linha sem texto,
tamanho 12]
Palavras-chave: Registrar no mínimo
três e no máximo cinco, em letras minúsculas (a menos que não se aplique) e
separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com
alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.
[linha sem texto,
tamanho 12]
INTRODUÇÃO [centralizado,
negrito]
O
Resumo Expandido é uma versão
condensada de um trabalho/manuscrito, no qual os principais pontos cobertos no
trabalho são destacados. Ele é dividido em seções, inclui referências, faz
comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um
documento científico. Portanto, o resumo expandido não é um longo resumo.
Na
seção Sumário deve ser feito um resumo de todo o manuscrito, com o
máximo de informações possível, escrito em um único parágrafo, de modo breve
(100-200 palavras) e seguindo uma ordenação lógica. Logo na primeira sentença
deve ser dita a sua hipótese (se aplicável) e principais objetivos. Descrever,
muito brevemente, os materiais e métodos (ou equivalente) utilizados. Em
seguida identificar os principais resultados, destacando o que é novo.
Descrever as principais conclusões.
A
seção Introdução tem como
objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas
pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco
teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica
atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema
estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando
trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo
uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. O
objetivo da investigação deve ser explicitado (essa é a parte mais importante
da introdução). Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a
razão de conduzir o estudo. A hipótese deve ser claramente exposta e, se for o
caso, devem ser identificadas as questões deixadas sem respostas.
[linha sem texto,
tamanho 12]
METODOLOGIA
[centralizado, negrito]
Na
seção Metodologia deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido
para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros
possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por
tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o
que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese
testada, variáveis medidas, quantas réplicas foram feitas, controles,
tratamentos etc.; identificar o tipo de estudo (desenho do estudo ou caminho
metodológico); explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de
descrever um procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos
publicados); caso seja importante, identificar a fonte de qualquer equipamento
específico, uma enzima específica, organismo, ou uma cultura de um fornecedor
particular, os quais podem ser críticos para o sucesso do experimento;
descrever em detalhe qualquer modificação no equipamento usado no estudo e, se
for pertinente, ilustrar as modificações; quantificar as medidas (sistema
métrico) e incluir erros de medidas; descrever as datas e local do estudo de
campo, incluindo características físicas e biológicas do local, se pertinente
aos objetivos do estudo; identificar tratamentos usando o nome da variável ou
tratamento, em vez de nome ou número genérico, ambíguo (ex. usar “doadores
saudáveis” em vez de “grupo”); se for pertinente, mencionar a aprovação do
estudo pelo comitê de ética apropriado e número do processo; descrever testes
estatísticos e as comparações feitas; métodos comuns (muito conhecidos) podem
ser usados sem comentários, métodos incomuns ou mais avançados exigem citação
de literatura; não misturar resultados com procedimentos.
[linha sem texto,
tamanho 12]
RESULTADOS [centralizado,
negrito]
A
seção Resultados deve fazer uma apresentação dos resultados
relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o
significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com
os métodos, ou na ordem decrescente de importância. Os dados devem ser
apresentados da maneira mais clara possível (em forma de texto, figuras,
gráficos, quadros ou tabelas). Não repetir no texto os resultados descritos em quadros,
tabelas e gráficos, apenas destacar os resultados mais relevantes. Fornecer uma
descrição clara da magnitude de um dado ou diferença. Se apropriado, usar
percentagem da mudança em vez do dado exato. Exemplo: “houve decréscimo de
10%”. Usar o tempo passado quando se referir aos resultados. Numerar as figuras,
quadros e tabelas consecutivamente na mesma sequência em que aparecem pela
primeira vez no texto. Cada figura, quadro e tabela devem ter uma legenda
autoexplicativa.
[linha sem texto,
tamanho 12]
DISCUSSÃO
[centralizado, negrito]
A
Discussão
tem como objetivo comentar suas interpretações, opiniões e as implicações de
suas descobertas, bem como fazer sugestões para futuras pesquisas. Deverá
responder às questões colocadas na introdução, explicar como os resultados
apoiam as respostas e como as respostas se encaixam no conhecimento existente
sobre o tópico (referencial teórico). Por isso deve-se organizar a discussão do
mais específico para o mais geral: os dados do trabalho à luz da literatura, à
teoria, à prática. Comentar todos os dados principais relacionados às questões,
independentemente se foram estatisticamente significativos ou não. Discutir
qualquer resultado não esperado. Usar os mesmos termos, o mesmo tempo de verbo
(presente) e o mesmo ponto de vista usados nas questões da Introdução. Começar
dizendo novamente a hipótese que está sendo testada e respondendo às questões
colocadas na Introdução. Apoiar as respostas com seus resultados (evitar a
simples transcrição numérica feita no item Resultados). Explicar como seus
resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são
aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento
previamente publicado sobre o tópico. Descrever os padrões, princípios e
relações mostrados por cada resultado/descoberta principal. Se necessário,
apontar ao leitor a figura, quadro ou tabela para enfatizar sua hipótese.
Defender suas respostas, se necessário, explicando tanto por que sua resposta é
satisfatória como por que as dos outros não (porque mostrando os dois lados do
argumento você poderá fazer uma explanação convincente). Discutir e avaliar
explicações conflitantes de seus resultados. Identificar limitações potenciais
e pontos fracos, comentar sobre a importância relativa na sua interpretação e
como afetam a validade dos resultados.
[linha sem texto,
tamanho 12]
CONCLUSÕES [centralizado, negrito]
Enfatizar
as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados. Sumarizar as
implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que
duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu
estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.
[linha sem texto,
tamanho 12]
REFERÊNCIAS
[centralizado, negrito]
Elaborar
a lista de Referências conforme as normas da ANBT. Para elaborar a lista
de Referências, consulte o portal MORE Mecanismo online de Referência http://more.rexlab.ufsc.br/
Quadro 1. Resumo das normas
para a elaboração do resumo expandido a ser apresentado no evento comemorativo
dos 20 anos do CPR-PB
Item
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Descrição
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Formato
de página
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De
2 a 4 páginas (com tudo: texto, tabelas, figuras etc) formato A4, margem
superior e inferior com 2,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,5 cm,
espaçamento simples e alinhamento justificado (os dois lados).
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Unidades
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Sistema
Internacional
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Fontes
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Times
New Roman, 12 pts (exceto o título: 14pts e informações sobre os autores:
10pts)
|
Tabelas
e figuras
|
Inseridas
no texto e com legendas segundo normas ABNT
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Editor
de texto
|
Word
for Windows
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Forma
de envio
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Referências
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OBSERVAÇÕES:
Período de submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016