terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Curso Bombeiro Civil - CEFABOM


É chegada a hora de investir numa nova carreira.

Estão abertas as inscrições para a primeira turma de Bombeiros Civis de 2017.

Não fique de fora! Faça já a sua matricula.

Queremos estar com você na conquista desse novo sonho!

Maiores informações pelos telefones (83) 3576-2831 ou 98830-7098

Seja Bombeiro Civil CEFABOM.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FM Líder 100.5 Santa Rita PB

Dia 06 de fevereiro estréia nosso novo Programa de rádio "Jornal das Cidades" convido a todos a estarem ligadinhos de segunda a sexta das 8h às 9h, vamos tratar sobre Política, Cultura, Esportes, Saúde, Segurança do Trabalho e muito mais. E desde já nos seguir através das redes sociais: https://www.instagram.com/jornaldascidades/



Vem aí um programa de rádio onde a estrela será o ouvinte.

Convite para palestra SST

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Espaço de formação e lazer Antonio Fernandes Gabriel - SINTRICOM-JP



Neste sábado (21), em sua área de formação e lazer o SINTRICOM - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de João Pessoa-PB, através de seus dirigentes recepcionaram amigos e parceiros em companhia de familiares para um almoço de confraternização e momento de descontração. Área equipada com piscinas, quadra esportiva, salão de festa, amplo estacionamento, churrasqueira, campo de futebol, apartamentos, rio com água cristalina e natureza exuberante. O local oferece opções de lazer, atividades físicas e centro de formação, ainda contempla área hóspedes para quem faz parte da comunidade associada que pode usufruir dos serviços ofertados.
Mais uma vez a diretoria confirma seu propósito social ao ofertar espaço de entretenimento que leva beleza e alegria às pessoas.

Espaço de qualidade reservado para os associados usufruírem de serviços de educação, profissionalização e lazer harmonizado ao bem estar e a saúde.


 Dinâmica de grupo
Participaram do evento.

“Criamos o espaço de divertimento para a felicidade de todos e daqueles que não sabem pensar no futuro; Construção essa com uma história arquitetada sobe muita luta”.



Paulo Marcelo 
Sintricom JP

Curso de Higiene Ocupacional Integrado com atuação em perícias Trabalhista e Civis

Eletricista morre após choque em Subestação e acidente provoca apagão em JP

Eletricista morre após choque em Subestação e acidente provoca apagão em João Pessoa-PB.

De acordo com a Energisa, o eletricista José Leonídio Melo Santos, de 37 anos, trabalhava na Subestação Distrito quando foi vítima de um choque elétrico.

Um acidente que acabou resultando na morte de um trabalhador da Energisa provocou um apagão na Região Metropolitana de João Pessoa na manhã desta segunda-feira (23). O caso aconteceu na Subestação Distrito, que fica localizada no Distrito Industrial de João Pessoa. 

De acordo com a empresa de distribuição de energia, Energisa, o eletricista José Leonídio Melo Santos, de 37 anos, trabalhava na Subestação Distrito quando foi vítima de um choque elétrico. O eletricista tinha 16 anos de experiência, de acordo com a Energisa.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela Energisa. O acidente provocou a suspensão do abastecimento de energia em vários pontos da Região Metropolitana de João Pessoa na manhã de hoje.

A queda de energia afetou principalmente o trânsito, deixando semáforos e radares sem funcionar. Foram registradas quedas de energia em bairros de João Pessoa e Santa Rita.

O apagão aconteceu por volta das 11h, mas o abastecimento já foi normalizado.


https://www.clickpb.com.br/…/eletricista-morre-apos-choque-…

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Desabamento de prédio em Teerã mata 30 bombeiros



Um alto edifício da capital do Irã pegou fogo e desabou nesta quinta-feira, matando ao menos 30 bombeiros e ferindo outras 75 pessoas, informou a mídia estatal Press TV. O desastre se abateu sobre o edifício Plasco, uma estrutura icônica de 17 andares no centro de Teerã e ao norte do principal mercado. A razão do incêndio ainda não foi descoberta.

Os bombeiros lutaram durante horas para apaziguar o fogo, enquanto a polícia tentou conter comerciantes que tentavam voltar para salvar suas mercadorias.

O edifício, no entanto, ruiu em questão de segundos. O desabamento foi mostrado ao vivo pela televisão. Jalal Maleki, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que dez postos dos bombeiros atenderam o chamado do Plasco, que surgiu perto das 8h, horário local.

O edifício foi construído no início da década de 1960 pelo empresário judeu iraniano Habib Elghanian, e foi o mais alto de seu tempo. Elghanian foi acusado de espionagem e executado após a Revolução Islâmica de 1979, um movimento que fez boa parte da comunidade judaica do país emigrar.


Bombeiros emocionados choram após o desmoronamento de um prédio em chamas em Teerã, no Irã. Informações iniciais apontavam que diversos bombeiros ainda estavam no interior do edifício no momento em que ele desabou.  

Quando acho que já vi tudo....

 “Quando acho que já vi tudo na minha vida, surge uma novidade. No mínimo acham que somos pistoleiros. Com a quantidade de raiva que passamos arma seria um perigo”.

Cosmo Palasio de Moraes


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Personalidades 2016 na zona sul João Pessoa- PB

Na noite de sábado (14), personalidades que mais se destacaram em ao longo de 2016 em vários segmentos na grande João Pessoa receberam medalhas de honra ao mérito após uma avaliação criteriosa analisada na comunidade, na coletividade e nos meios das redes sociais na ótica dos organizadores: Professor Santiago, Valdemir e equipe.

O evento realizado no restaurante Rainha no bairro de Valentina de Figueiredo na Zona Sul de João Pessoa, contou com a presença de jornalistas, radialistas, presidentes de associações, professores, articuladora gestão pública e artistas.

A festa premiou destaques na televisão, esporte, teatro, gestão, comunicação, música e cultura.

E com um time de vencedores no sentido de contribuirem para que as comunidades sejam lugares mais justo e feliz de se viver o evento culminou com um jantar de confraternização.

Evento divulgado nas redes sociais, Portal Folha do Valentina Notícias, Jornal Jampa Notícias, TV Jampa e Blog do Laercio Silva.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CNI elogia mudanças na fiscalização de normas de segurança do trabalho

Agência Estado

Brasília - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivas as mudanças feitas na fiscalização de normas de segurança do trabalho pelo Ministério do Trabalho. Atendendo a um pedido das empresas, o governo flexibilizou a fiscalização e foi adotado procedimento especial que dará prazo de até um ano para empregadores corrigirem problemas identificados na fiscalização antes da multa. Até agora, empresas poderiam ser multadas já na primeira visita. Agora, empresários em dificuldade financeira terão uma janela ainda maior para se adequarem.

Em nota, a entidade defendeu outras mudanças na Norma Regulatória 12 (NR-12), que define medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos. A CNI defende que as regras valham apenas para novas máquinas. "A indústria defende regras que, de forma equilibrada, assegurem a necessária proteção ao trabalhador com um ambiente de negócios favorável à competitividade das empresas", afirmou a entidade.

A secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Maria Tereza Jensen, explica que a flexibilização na fiscalização foi feita depois de reclamações das empresas. "As empresas relatavam que não tinham recursos para cumprir as normas e não havia uma regulamentação expressa em relação ao prazo. Cada fiscalização era feita de uma forma, agora será padronizado", explica.

De acordo com Maria Teresa, o prazo só será dado em casos em que a irregularidade não represente um risco iminente de acidente de trabalho. Ela nega que isso prejudicará o trabalhador. "É uma forma de facilitar o cumprimento de legislação trabalhista sem comprometer a segurança do trabalhador".

Instrução normativa publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 11, criou o procedimento especial de fiscalização, fixando prazo de até 12 meses para correção do que contraria a NR-12. Empresas que comprovarem inviabilidade técnica ou financeira poderão apresentar plano de trabalho com cronograma de adequação escalonado por períodos ainda maiores, sem prazo máximo. Os planos de trabalho deverão ser aprovados pela equipe que emitiu a notificação e pela chefia imediata dos fiscais.

O procedimento especial de fiscalização valerá por 36 meses, prazo em que as empresas deverão se adequar finalmente às normas.

A NR-12 foi instituída em 2010 e foi muito criticada por entidades patronais, que alegam que muitas exigências são exageradas e a adequação às regras traz custos elevados para as indústrias. Para pequenas e médias empresas, já havia a previsão de que o auditor não poderia aplicar a multa na primeira visita, concedendo prazo para a adequação.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

FUNEPI - Faculdades e Pós-Graduações

Empresa parceira

A FUNEPI - Faculdade da União de Ensino e Pesquisa Integrada, é uma instituição de ensino superior credenciada pela Portaria do Ministério da Educação nº 663 de 1º julho de 2015, que tem como objetivo ministrar cursos presenciais e a distância nas diversas áreas de conhecimentos. Tem como missão formar profissionais diferenciados, que atuem de forma autônoma, capazes de atender a demanda do mercado, com ética e espírito empreendedor, absorvendo as inovações tecnológicas.

A FUNEPI oferece os cursos Superiores em pós-graduação nas áreas de Saúde, Engenharia, Educação e Gestão.

Oferecendo cursos Superiores:
Tecnologia em Segurança do Trabalho
Tecnologia em Gestão Imobiliária

Nas áreas de Saúde:
Enfermagem em Nefrologia (432 horas)
Enfermagem em Oncologia (432 horas)
Enfermagem em Urgência e Emergência (432 horas)
Dermoestética e Cosmetologia (432 horas)
Saúde Pública (432 horas)
Saúde da Família (432 horas)

Na área de Engenharia:
Engenharia em Segurança do Trabalho (682 horas)

Meio Ambiente:
Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho. (432 horas)

Gestão e Negócios:
MBA em Gestão Imobiliária (432 horas)

Educação:
Educação Inclusiva (480 horas)
Gestão e Supervisão Escolar (420 horas)

Telefones: (83) 3507-3705   99988-6640



Facebook da FUNEPI




domingo, 8 de janeiro de 2017

Acidente de trabalho em frigorífica



Quem trabalha em um frigorífico convive com uma série de riscos. Esses profissionais estão em contato com substâncias insalubres, lidam com facas e diversos tipos de máquinas. Na reportagem de hoje da série Acidente de Trabalho você vai quais tipos de incidentes são mais frequentes no setor.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Dados de Acidentes do trabalho em 2015

Fonte: Rede Brasil Atual

04/01/17

Em 2015, país teve 613 mil acidentes de trabalho, com 2.502 mortes.

Setor de serviços respondeu por quase 56% dos acidentes com registro e a indústria, por 41%.

São Paulo – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou 612.632 acidentes de trabalho em 2015, número 14% menor que o do ano anterior (712.302), segundo o anuário da Previdência Social. O número de mortes foi de 2.502, ante 2.819 em 2014, queda de 11%.

Trabalhadores do sexo masculino responderam por 70,32% do total dos acidentes e as mulheres, por 29,67%. Dos quase 503 mil com registro de CAT (comunicados de acidentes do trabalho, 11% a menos em relação a 2014), os chamados acidentes típicos, decorrentes da atividade profissional, representaram 76,28%, os de trajeto foram 21,08% e os por doença, 2,63%. Onze mil acidentes resultaram em incapacidade permanente.

Entre as profissões, a maior quantidade de acidentes típicos se concentrou nos grupos "trabalhadores dos serviços", que abrange atividades domésticas, de hotelaria, alimentação, beleza e segurança, entre outras, conforme o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), com 15,93% do total, e "trabalhadores de funções transversais (15,84%). Esse setor inclui, entre outras funções, supervisores em embalagem e etiquetagem, operadores de robôs, condutores de veículos, operadores de movimentação de cargas e alimentadores de produção. 

Por setor de atividade, a indústria respondeu por 41,09% dos acidentes registrados com CAT e os serviços, por 55,69%. A agropecuária concentrou 3,23%. Nas doenças de trabalho, o subsetor "atividades financeiras" teve participação de 19,38% e o segmento comércio/reparação de veículos automotores, de 9,21%.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cobradora de ônibus obtém adicional de insalubridade por causa de vibração

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu sentença que condenou a Rodopass Transporte Coletivo de Passageiros Ltda. a pagar adicional de insalubridade a uma cobradora por causa de vibração nos ônibus. Apesar de perícia ter constatado o risco à saúde, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG) havia retirado a condenação com base em portaria ministerial que elevou o limite permitido de vibração. Os ministros, no entanto, não aplicaram a nova norma, porque foi editada após o término da relação de emprego, e destacaram a falta de elementos capazes de invalidar a prova técnica.

A cobradora trabalhou para a empresa até junho de 2013, e, na reclamação trabalhista, pediu a realização de perícia para provar que teria direito ao pagamento do adicional em razão dos tremores em seu assento decorrentes dos desníveis no asfalto. Por outro lado, a Rodopass argumentou que a natureza, as condições e os métodos de trabalho nunca expuseram a ex-empregada a agentes nocivos à saúde.

O juízo da 18ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG) julgou procedente o pedido e deferiu adicional de 20% sobre o salário mínimo, conforme o artigo 192 da CLT. A decisão teve fundamento em prova pericial que demonstrou a exposição da cobradora, por mais de seis horas diárias, a vibrações com velocidade de 0,54 m/s2, valor que indica potencial risco à saúde e caracteriza insalubridade, nos termos da ISO 2631-1 – norma sobre a avaliação da exposição humana à vibração de corpo inteiro.

O Tribunal Regional Trabalho da 3ª Região (MG) reformou a sentença, com base na Portaria 1.297/2014 do Ministério do Trabalho, que fixou a velocidade de 1,1 m/s2 como limite para a vibração não ser insalubre. Para o TRT, é inválida a aplicação de parâmetros estabelecidos em norma diversa da portaria mencionada, pois compete ao ministério definir o grau de tolerância sobre as atividades insalubres (artigo 190 da CLT). Segundo o Regional, a norma de 2014 deve ser aplicada independentemente do período de vigência do contrato de emprego. Quanto à perícia, o acórdão destacou que o artigo 436 do Código de Processo Civil de 1973 permite ao juiz divergir da prova técnica.

TST

Embora reconheça essa faculdade, o relator do recurso da cobradora ao TST, ministro Barros Levenhagen, destacou que não há nos autos elementos capazes de invalidar a perícia – meio hábil para a caracterização e a classificação da insalubridade, conforme o artigo 195, caput e parágrafo 2º, da CLT. "Saliente-se, ainda, ser incontroverso que o vínculo de emprego terminou antes da edição da Portaria 1.297/2014, que ampliou os limites de tolerância do agente vibração. Dessa forma, a nova regra não produz efeitos na presente hipótese", concluiu.

(Guilherme Santos)


Processo: RR-855-62.2013.5.03.0018

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Programa Mangabeira em Foco

Participamos do programa “Mangabeira em Foco” no especial de final de ano.

Programa diário que vai ao ar de 18 às 19 horas de segunda a sexta feira, tendo como ancoras Radialistas José Gonçalves e Neto Fernandes.

Pela importância do programa de rádio que ostenta no meio social, levando notícias do cotidiano das comunidades com foco para zona sul, entrevistas, informações do trânsito, sorteio de brindes, interação com os ouvintes pelas redes sociais, transmissão ao vivo pelo facebook, site da rádio, aplicativo rádios net, portal mangabeira.com.br e @mangabeirafm, www.radiomangabeirafm.com.br

Participantes da bancada Professor Mendes, Pedro do Caminhão, Neto Fernandes, Upiraktan Santos, Laercio Silva, Françoa, José Gonçalves, Inaldo Maranhão, Jonildo Cavalcanti, Jamil Richene e Ranieri Botelho. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...