quinta-feira, 27 de abril de 2023

Auditores-Fiscais do Trabalho participam da posse do novo Superintendente do Trabalho da Paraíba

Publicada em: 25/04/2023

O gestor se comprometeu a cobrar a realização de concurso para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho

Por Alamara Barros, Ascom DS/PB

Nesta segunda-feira, 24 de abril, o novo superintendente Regional do Trabalho na Paraíba, Paulo Marcelo de Lima, assinou o termo de posse durante uma solenidade realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, em João Pessoa. O evento contou com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, e com lideranças sindicais, amigos e familiares.

Na oportunidade, o novo superintendente comprometeu-se a cobrar um novo concurso para Auditores-Fiscais do Trabalho. “É necessário e urgente um novo concurso que traga mais pessoas comprometidas com as questões trabalhistas, que atue em defesa da vida e dignidade dos trabalhadores brasileiros”, declarou.

Natural de Caruaru, Pernambuco, Paulo Marcelo de Lima é o primeiro ex-pedreiro a se tornar superintendente do trabalho. Ele tem mais de duas décadas de luta sindical e é um dos líderes do movimento na Paraíba, foi presidente da Central Unica de Trabalhadores (CUT) na Paraíba e, atualmente, é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

Durante a cerimônia, Paulo Marcelo Lima falou sobre os desafios que deve enfrentar em sua gestão. “Iniciar uma reconstrução, edificar novamente sonhos, projetos e ações, com compromisso, vontade e disposição, para fortalecer o mundo do trabalho e valorizar os trabalhadores na nossa região”, completou.

MPT participa da cerimônia de posse do novo Superintendente Regional do Trabalho na Paraíba

26/04/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na tarde da última segunda-feira (24), da cerimônia de posse do novo superintendente Regional do Trabalho na Paraíba, Paulo Marcelo de Lima. A solenidade aconteceu no Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-PB), em João Pessoa.

“O superintendente Paulo Marcelo tem larga experiência no movimento sindical, é conhecedor do mundo do trabalho, vivencia as relações de emprego diuturnamente, de forma que tem muito a contribuir e construir estando à frente da Superintendência Regional do Trabalho”, afirmou a vice-procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Marcela de Almeida Maia Asfóra, que representou a Instituição na solenidade. “Desejamos sucesso ao superintendente Paulo Marcelo nesta missão de conduzir a Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba, órgão de extrema relevância para o desenvolvimento decente das relações de emprego”, concluiu.

O procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima também participou da solenidade de posse, tendo destacado a relevante parceria entre o MPT e a Fiscalização do Trabalho na defesa e na promoção dos direitos sociais, ressaltando que “o fato de termos um superintendente à frente da representação do Ministério do Trabalho na Paraíba que conhece muito de perto, como experiente representante de categoria profissional, as demandas, as dificuldades e as necessidades cotidianas dos trabalhadores e das trabalhadoras, em muito contribuirá, seguramente, para que possamos avançar cada vez mais na pauta conjunta de reafirmação e de consolidação de condições dignas de trabalho em nosso Estado”.


Servidores da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba, auditores fiscais do Trabalho, representantes de sindicatos, associações, lideranças sindicais de vários municípios da Paraíba e de Estados vizinhos prestigiaram a posse e lotaram o Auditório da Fetag, que leva o nome da líder sindical Margarida Maria Alves, símbolo da luta pela igualdade de direitos para as mulheres do campo. Participou também da solenidade o perito em Engenharia de Segurança do Trabalho do MPT, Aristarcho Pessoa de Aquino.

Sindicalista com mais de 35 anos de atuação nos movimentos sindicais, Paulo Marcelo de Lima foi presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), dirigente do Sindicato da Construção Civil (Sintricom-JP) e tem em seu currículo uma trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores. Em seu discurso, ele cumprimentou lideranças, trabalhadores e empregadores. Relembrou o início de sua trajetória. Agradeceu às centrais sindicais e ao Ministério Público do Trabalho.

“A missão é muito grande porque faltam servidores, auditores fiscais, mas vamos lutar para reconstruir o Ministério do Trabalho e Emprego. Então, entro com esse sentimento de que a missão é muito árdua, mas tem um corpo de pessoas muito boas na Superintendência. Tem o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e sei que não estou sozinho. Tem muita coisa boa para ser feita sem precisar gastar dinheiro porque empodera as pessoas. Vim do chão do trabalho e quero continuar dialogando com todas as categorias”, afirmou Paulo Marcelo de Lima.

“Quando entrei no movimento sindical, fui expulso daquele sindicato. Fui participar de uma assembleia e pedir botas pra gente não furar os pés nos pregos espalhados nas obras e um ‘chapéu de plástico’, pois não sabia que se chamava capacete. Não desistimos. Três anos depois, já participava da negociação coletiva para negociar o salário das pessoas. Fomos no Ministério do Trabalho e também fui expulso. Era um total abandono dos trabalhadores nas obras. Não tinha uma bota, um capacete, uma luva, um cinto de segurança, não tinha onde cozinhar o feijão, porque às vezes não tinha nem o feijão. Era assim o mundo do trabalho naquela época e a gente queria transformar isso”, relembrou Paulo Marcelo.

“A luta foi grande! E, há 10 dias, quando entrei na sala da Superintendência, fiquei emocionado! Foi duro demais meu trabalho na construção civil, mas tinha que trabalhar pra dar comida aos irmãos. Então, acho que é por essa razão, por essa teimosia toda, que estou aqui”, concluiu o superintendente.


 Texto e fotos: Ascom MPT-PB.

Abril Verde: Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho participam de Seminário na FIEP

 

Publicado 26 de abril de 2023

Evento realizado pelo SESI encerrou programação voltada a prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Durante todo o mês de abril, o SESI Paraíba levou conscientização para estudantes, trabalhadores e a sociedade em geral, através de palestras educativas que integraram a programação do Abril Verde realizada pela instituição nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa. E na noite desta quarta-feira, 26/04, foi realizada a culminância da Campanha, o SESI reuniu no auditório da FIEP, em Campina Grande, especialistas da área de Saúde e Segurança do Trabalho -  SST durante o Seminário Abril Verde que abordou sobre o tema “ Saúde e Segurança - Contribuindo para o Bem-Estar dos Trabalhadores”.

A programação foi aberta pela superintendente do SESI PB, Geisa Brito, que ressaltou o compromisso da instituição com a prevenção.  “O papel do SESI é exatamente fazer essa conscientização prevencionista para apoiar os profissionais da área de SST, além de prestar assessoria para as empresas, buscando oferecer uma qualidade de vida melhor para o trabalhador, para que ele tenha mais atenção com a sua saúde, e um ambiente de trabalho seguro, porque com isso elevamos a produtividade nas empresas e na indústria de uma forma geral”, ressaltou.

O seminário reuniu no centro das discussões prevencionistas, o médico do trabalho e auditor fiscal do trabalho, Dr. Ribamar Gomes, O pós-doutor, engenheiro de ST e auditor fiscal da Receita Federal, Dr. Paulo Rogério de Oliveira e o mestre em Engenharia de Produção, engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, perito judicial e escritor, Edvaldo Nunes que abordaram sobre o tema central para uma plateia de estudantes e profissionais das mais diversas áreas.

“É fundamental esse evento realizado pelo SESI, uma vez que esse mês que tem a cor verde por conta do Dia Mundial da Saúde, e também em Homenagem ao acidentado tem que entrar na pauta da conscientização, e o Sistema S, através do SESI é sempre muito parceiro não podia ficar de fora”, afirmou o médico Ribamar Gomes.

Durante apresentação, ele destacou a importância da conscientização para evitar acidentes.

“Conscientizar e prevenir é fundamental, porque o acidente é a falência desse processo, que exige empenho de toda a sociedade, do próprio trabalhador, da empresa, dos órgãos de proteção e fiscalização, como o próprio ministério do trabalho, o CREA, o MP, ou seja, é um processo contínuo que ganha força neste mês de abril”, finalizou.

Já o auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Rogério de Oliveira chamou a atenção para a importância de uma mudança de cultura.

“As empresas não percebem a saúde do trabalhador como valor agregado, e por conta disso ocorrem vários problemas, como os acidentes no ambiente laboral, e daí a importância das empresas terem um estado que compareça de forma a produzir um resultante positivo, e só então o empregador vai poder enxergar o trabalhador como valor agregado. Eu como auditor fiscal da Receita Federal, digo que estamos introduzindo elementos tributários que dão esse ar de valor agregado, como por exemplo, se você adoece menos, você paga menos tributos, ou seja, você passa a ter uma preocupação efetiva com resultados, não apenas cumprir normas trabalhistas. Por isso o estado precisa comparecer com elementos de estímulos efetivos econômicos tributários para que efetivamente consigamos reduzir os acidentes de trabalho, e ai ganha todo mundo, o estado que vai pagar menos aposentadorias, tem menos cirurgias no SUS, reabilitação, e isso vai gerar um aumento da produtividade do país como um todo”, explicou Paulo Rogério.

Já o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Edvaldo Nunes falou da necessidade de se mudar comportamentos para ter um ambiente de trabalho seguro, e destacou os avanços alcançados.

“Segurança do trabalho passa eminentemente por mudança de comportamento, no sentido amplo, da direção da empresa, da gerencia, dos supervisores, dos trabalhadores, da sociedade de uma forma geral, e o mês de abril veio a calhar para colaborar com essa conscientização, e o SESI é forte porque trabalha com o Social, e com a indústria, então a instituição não poderia ficar de fora da campanha Abril Verde. Hoje estamos trocando ideia no sentido de avançar na questão prevencionista, que ainda choca pelo alarmante número de acidentes, que ainda ocorrem, e isso é resultado de um somatório, que envolve trabalhadores negligentes, empregador que entende a segurança como custo, enfim, precisamos avançar ainda mais para mudar essa realidade”, concluiu.

A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. É neste mês, no dia 28 de abril, que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. 

 Palestrantes

Cerimônia de posse do novo Superintendente Regional do Trabalho na Paraíba

Nesta segunda-feira, 24 de abril, o novo superintendente Regional do Trabalho na Paraíba o ex Pedreiro Paulo Marcelo de Lima, em momento gratificante e histórico esperados por todos assina o termo de posse durante uma solenidade realizada no auditório da FETAG - Federação dos Trabalhadores na Agricultura, que leva o nome da líder sindical Margarida Maria Alves, símbolo de resistência pela equidade de direitos para homens e mulheres trabalhadores (as) do campo, Paulo Marcelo de Lima, formado Pedagogia pela UFPB tem mais de 35 anos de atuação nos movimentos sindicais é dirigente do Sindicato dos Empregados da Construção Civil (SINTRICOM-JP) e também foi presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), com experiência sempre representou categorias profissionais.

O evento contou com a participação de Auditores Fiscais do Trabalho, autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário, associações, lideranças sindicais, caravanas de vários municípios da Paraíba e estados vizinhos, amigos e familiares prestigiaram a posse.

A Superintendência Regional do Trabalho é um importantíssimo órgão do Ministério do Trabalho responsável por fiscalizar o cumprimento das Leis do Trabalho, na defesa e na promoção dos direitos sociais, com poder de orientar e aplicar multas aos que descumprem as cláusulas contidas nas Normas Regulamentadoras e Leis Trabalhistas.


Pronunciamento do novo Superintendente. 













Por Laercio Silva

Jornalista DRT 0003919

TST

Lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho - CANPAT 2023

 *Data:* 27/04/2023, quinta-feira

*Hora:* 14h

*Local:* Auditório do Ministério do Trabalho - Brasília (DF)

*Programação:*

*13h30:* Recepção

*14h00:* Abertura e fala de autoridades

*14h30:* Programação CANPAT 2023 e Resultados do Concurso Cultural do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas 2022/23.

*14h50:* Palestra "Segurança e Saúde no Trabalho como princípio e direito fundamental"

*15h10:* Palestra "Riscos psicossociais relacionados ao trabalho"

*15h30:* Encerramento

Evento presencial e remoto.

*Será transmitido a partir das 14h do dia 27/04 no Canal da ENIT no YouTube*.


PROGRAMAÇÃO CANPAT 2023

Mês

Dia

Evento

Abril

27

Lançamento Canpat 2023  

Maio

01

Corrida do Trabalhador

Maio

24

Evento Técnico

Junho

19 a 23

5ª Semana CapacitaSIT

Julho

27

Evento Técnico

Agosto

17

Evento Técnico

Setembro

13 a 15

6ª Semana CapacitaSIT  

Outubro

10

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas  

Outubro

25

Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Conpat  

Novembro

27

Evento Técnico  

Dezembro

07

Encerramento Canpat 2023

Abril Verde Pós-UNIFIP - João Pessoa


Abril Verde Pós-UNIFIP - JOÃO PESSOA

 Dia 29 abril

Hora 13:00 às 17:00

Abril Verde PÓS-UNIFIP: Informação para prevenção

Abril Verde – mês de conscientização para prevenção de acidentes e adoecimentos ocupacionais.

O evento ocorrerá na UNIFIP João Pessoa (Rua José Liberato, 437, Miramar João Pessoa - PB) no dia 29 de Abril às 13h00

A inscrição é gratuita, mas requer a entrega de 2Kg de alimento não perecível (para doação) no dia do evento.

Confira a programação do Evento

13h - Abertura e credenciamento

13h15 - Palestra Inicial - Nivaldo Barbosa – Técnico de Segurança, Idealizador do Abril Verde e Professor:  “O Abril Verde e sua importância para Segurança do Trabalho”

13h45 - Leandro Arruda – Professor Pós-UNIFIP: “Estratégias de prevenção e fundamentos da nova NR-01”

14h45 - Coffee Break

15h15- João Neto - Professor PÓS UNIFIP “Economia com Segurança no Atendimento da NR12”

16h15 - Dúvidas e participação do público

16h45 - Considerações finais e encerramento

Conheça os palestrantes

NIVALDO BARBOSA

Técnico de Segurança do Trabalho

Idealizador do Abril Verde

Professor e Palestrante

Host do Podcast Abril Verde cast todos os sábado das 09h às 11h na 100.5 FM LÍDER e nas Redes Sociais.

JOÃO NETO

Engenheiro Mecânico

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Professor Universitário

Especialista em Segurança de Máquinas e Equipamentos

Diretor Técnico e Comercial da Sonóris Engenharia

LEANDRO ARRUDA

Engenheiro de Produção pela UFCG

Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE

Engenheiro de Segurança do Trabalho pela FIP

Diretor da empresa LUARMEDSEG

Vice diretor técnico AEST - associação dos engenheiros de segurança do trabalho da PB

Professor Universitário

Consultor de Segurança do Trabalho

Assistente técnico em perícias trabalhistas (insalubridade, periculosidade e acidente de trabalho)

REALIZAÇÃO

Pós-Graduação UNIFIP

APOIO

AEST – associação dos engenheiros de segurança do trabalho da Paraíba

ABEMEC – associação dos engenheiros mecânicos da paraíba

LUARMEDSEG serviços de saúde e segurança do trabalho

Abril Verde podcast

SONÓRIS engenharia e soluções industriais

WEG

Evento presencial faça sua inscrição gratuita no link abaixo

https://www.sympla.com.br/evento/abril-verde-pos-unifip-joao-pessoa/1927128?fbclid=PAAaZvrdUMocrJN4weYM6QqwstBO8MoEHpo_IqwOuRQfgH-tCcfy7Tw0OQSlE

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Saúde e Segurança contribuindo para o bem estar dos trabalhadores

Evento presencial ' Abri Verde Paraíba 2023

Dia 26 de abril 

18 horas

Auditório da FIEP

Campina Grande PB

SENAR FAEPA destaca a importância do trabalho seguro em encontro sobre o ‘Abril Verde Paraíba’

Por Laercio Silva

Jornalista DRT 0003919

TST

SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou palestras e dinâmicas de grupo em encontros voltados para a Campanha do ‘Abril Verde Paraíba 2023’. A iniciativa buscou conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde e segurança no trabalho no setor agropecuário, agrícola e orientação aos funcionários da administração da instituição, destacando a preocupação maior com os trabalhadores do campo que estão expostos a diversos riscos durante suas atividades laborais.

O encontro serviu para destacar a relevância do tema e buscar promover ações que garantam a integridade física e psicológica dos trabalhadores, tornando o ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

O Senar vem promovendo ações diretas de saúde e segurança, através de treinamentos com profissionais especializados em Segurança e Saúde no Trabalho. Além disso, promovendo instruções voltadas para o uso correto de EPIs, a melhor utilização dos maquinários e ações mais específicas voltadas para essas atividades.

Representando a FAEPA e SENAR PB o superintendente Sérgio Martins, falou sobre a importância das ações promovidas pela entidade durante a semana, treinamentos e capacitações que aconteceram nas palestras abordando a segurança do trabalho para proteger principalmente os trabalhadores rurais.

“Nós do SENAR valorizamos a segurança dos trabalhadores e a qualidade da educação no campo. Pensando na seriedade da Campanha Abril Verde iluminamos a fachada do nosso prédio de verde para destacar a importância do mês de abril”, finalizou Sérgio Martins.

O Técnico de Segurança do Trabalho Nivaldo Barbosa, ministrou palestra sobre a idealização da Campanha Abril Verde, Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural e as relevantes ações concedidas por entidades no Estado da Paraíba, abordando para grupo participante normas regulamentadoras e procedimentos exigidos para melhorar as condições do meio ambiente de trabalho, higiene ocupacional, relações humanas, avaliações de riscos e gestão da segurança em situações de trabalho no campo para prevenir doenças, acidentes de trabalho e protegendo a integridade física dos empregados, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

Registro fotográfico e vídeos 

 

Cresce número de mortes no trabalho e acidentes batem recorde

No Brasil, em 10 anos foram registrados 6,7 milhões acidentes e 25,5 mil mortes no emprego; 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS por doenças e acidentes de trabalho; e R$ 136 bilhões pagos em benefícios

Em 2022, com 612,9 mil acidentes e 2.538 mortes registradas no trabalho com carteira, cresce a taxa de mortalidade e bate recorde na década


De 2012 a 2022, foram comunicados no Brasil 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada; 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes de trabalho; e R$ 136 bilhões gastos com benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente relacionados ao trabalho.

 

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

 

Os dados foram atualizados no dia 29 de março, durante apresentação do projeto na sede do MPT, em Brasília. As informações se baseiam em comunicações de acidentes de trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e notificações em unidades de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. A  ferramenta pode ser acessada para consulta das informações por Estado e Município.

 

Apenas em 2022, com 612,9 mil acidentes estimados e 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, a mortalidade no mercado de trabalho formal brasileiro voltou a apresentar a maior taxa dos últimos dez anos: 7 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, em média. Os acidentes de trabalho registrados no Sistema Único de Saúde (SUS) já atingem recorde histórico de 392 mil notificações, um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

 

No Rio Grande do Sul, apenas em 2022, foram 50,5 mil acidentes de trabalho, o que representa 8,23% dos acidentes no País e um aumento de 16,21% comparativamente ao número de acidentes de trabalho ocorridos em 2021. Já no SUS, por meio do SINAN – Sistema de Notificação de Agravos de Notificação, em 2022 ocorreram 57.526 notificações de agravos à saúde do trabalhador, sendo 68% decorrentes de acidentes de trabalho graves. No Estado, a incidência de acidentes de trabalho é de 21,4 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, atrás apenas de Santa Catarina (24,5 a cada 100 mil).

 

Além disso, no Estado, ocorreram 139 óbitos decorrentes de acidentes de trabalho, o que representa uma redução de 13,12% em relação aos dados de 2021. Observa-se, ainda, que 424 pessoas ficaram definitivamente incapacitadas para o trabalho em decorrência de acidentes de trabalho, tendo sido aposentadas por invalidez.

 

As maiores incidências de notificações de acidentes de trabalho no Estado, comparativamente à população trabalhadora de cada Município, estão em: Marau, São Marcos, Sananduva, São Sebastião do Caí, Não-Me-Toque e São Gabriel. Já em número absolutos, a maior ocorrência de acidentes de trabalho ocorreu nos Municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Canoas, Gravataí e São Leopoldo. Os dados demonstram, ainda, que as atividades econômicas com maior incidência de acidentes de trabalho no RS são: 1) atendimento hospitalar; 2) abate de aves e suínos; e 3) hipermercados e supermercados.

 

A procuradora do MPT Priscila Dibi Schvarcz, coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), refere: “Não se trata apenas de números, mas de vidas de pessoas que foram atingidas, lesadas, incapacitadas ou ceifadas exclusivamente pelo fato de estarem trabalhando. São, ainda, círculos familiares e sociais atingidos e, além disso, fatos que oneram toda a sociedade, uma vez que, apenas no Estado, no ano de 2021, foram gastos R$192,5 milhões em auxílios por incapacidade temporária decorrentes de acidentes de trabalho (antigo auxílio doença), R$391,4 milhões em aposentadorias por invalidez acidentárias, R$ 147,1 milhões em pensões por morte por acidente de trabalho e R$ 249,4 milhões em auxílio acidente acidentário, pago quando o acidente de trabalho gera sequelas ao trabalhador”.

Fonte https://www.extraclasse.org.br/geral/2023/03/cresce-numero-de-mortes-no-trabalho-e-acidentes-batem-recorde/ 

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Delegada Sindical da Paraíba participa do Abril Verde e é homenageada por apoiar as causas da Campanha

 Por Alamara Barros, da Ascom DS/PB

Nesta quarta-feira, 19, a delegada sindical do SINAIT na Paraíba, Tânia Tavares, participou do Seminário – Avaliação de Riscos e Controles Ocupacionais. O evento aconteceu na Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar - ASPLAN e faz parte da programação da Campanha Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho.

Foram apresentados temas como o panorama do cumprimento das empresas à Norma Regulamentadora nas Fiscalizações da Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba – SRTb-PB, bem como o cenário atual das empresas no atendimento ao Plano de Gerenciamento de Riscos pelo Ministério Público do Trabalho – MPT, e por fim, prática ESG - práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais e gestão de SST- prevenção de lesões e doenças relacionadas ao trabalho para os trabalhadores, pelo grupo Ambipar.

Na ocasião, ao final das palestras, a engenheira de segurança do trabalho, Ana Pinho prestou uma homenagem à Auditora-Fiscal Tânia Tavares, em agradecimento ao apoio dado à Campanha. “Dra. Tânia carrega uma história de peso na Auditoria-Fiscal do Trabalho, acumulando mais de quatro décadas de dedicação em prol dos trabalhadores brasileiros e de atuação nas lutas por melhorias para sua categoria. Agora na função de Delegada Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT ela tem sido uma grande parceira da Campanha Abril Verde, vestindo a camisa conosco e bastante comprometida com as causas da campanha”, declarou Ana Pinho.

“Gostaríamos de agradecer imensamente e enfatizar a importância do apoio e atuação da Auditora Fiscal do Trabalho, Dra Tânia Tavares, que carrega uma história de peso na auditoria fiscal. Acumulando mais de quatro décadas de dedicação em prol dos trabalhadores brasileiros, bem como atuante nas lutas por melhorias para sua categoria. Atualmente ela exerce a função de Delegada Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – SINAIT que também tem sido um grande parceiro nosso e bastante comprometido com as questões trabalhistas.

A Dra Tânia, mesmo já aposentada, sempre fez e faz questão de apoiar e participar dos nossos eventos, de vestir a camisa da Campanha Abril Verde e por isso somos muito gratos e queremos externar essa gratidão e importância de termos a sua presença em mais uma edição aqui conosco”.

Participaram do seminário as Auditoras-Fiscais do Trabalho Ana Mércia e Tânia Tavares, os Auditores-Fiscais do Trabalho Carlos Emmanuel e Ribamar Rodrigues. Também Marco Antônio Travassos, agente de Higiene e Segurança do Trabalho, Natanael Leal, técnico em Segurança do Trabalho, Ana Pinho, engenheira em Segurança do Trabalho, Artur César - chefe de Perícias do MPT-PB e Ana Luiza Nascimento - coordenadora de SST regional Grupo AMBIPAR, especializado em gestão ambiental, entre outros.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...