quinta-feira, 27 de abril de 2017

Iluminado de verde, Cristo Redentor lembra vítimas de acidente de trabalho

Rio de Janeiro - RJ

Agência Brasil

O Cristo Redentor ficará iluminado de verde nesta quinta-feira (27) das 18h às 19h para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Segundo dados da Previdência Social, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados por ano no país, desde 2012.

Com apoio da Justiça do Trabalho por meio do Programa Trabalho Seguro, a iniciativa tem a finalidade de conscientizar sobre as questões de segurança e saúde do trabalhador, além de alertar sobre a importância da prevenção.

De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, Juliane Mombelli, eventos como esse são muito importantes para chamar a atenção da sociedade para a questão dos acidentes de trabalho, que são um problema de saúde pública.

“Estudos demonstram que os acidentes potencialmente fatais ou incapacitantes acometem, em especial, trabalhadores jovens em idade produtiva, gerando graves consequências sociais e econômicas para o país”, disse a procuradora.

Para o gestor do Programa Trabalho Seguro e desembargador Leonardo Dias Borges, muitos dos processos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho que chegam diariamente ao Judiciário trabalhista poderiam ser evitados com uma sólida política de prevenção que agregue esforços da sociedade civil, empresas, governo e trabalhadores.

Cristo Redentor é iluminado de verde para notabilizar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

 “Atrás de cada processo estão vidas, que muitas vezes precisam arcar com consequências irreversíveis de acidentes. Nossa preocupação vai além dos números, para alcançar o ser humano e a necessidade de desenvolver plenamente sua capacidade laboral, com segurança e integridade física e mental”, afirmou o magistrado.

O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, disse que é preciso lembrar também que cada acidente e doença sofridos por alguém tem sérios reflexos não só para a sociedade e a economia do país, mas principalmente, para aquele indivíduo e seu núcleo familiar.

“É necessária a prevenção, para defendermos a integridade da vida e buscarmos condições ideais para o bom desempenho de todas as profissões”, destacou o padre Omar.

Além da iluminação do Cristo, será realizada uma oração em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, no Santuário do Cristo Redentor.

Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de João Pessoa PB

Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de João Pessoa PB debate o tema Abril Verde e Proporciona homenagem a Engenheira de Segurança no Trabalho Maria Aparecida Estrela.




Registro fotográfico 






quarta-feira, 26 de abril de 2017

Seminário "A importância do Cipeiro dentro da empresa"


Realização SINECOM - Sindicato dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa.


Palestras

Acidente de Trabalho no Comércio e Serviços, Ministrada por Clóvis Silveira, Médico e Auditor Fiscal do Trabalho.

Assédio Moral no Comércio e Serviços, Ministrada por Andressa Coutinho, Procuradora do Ministério Público do Trabalho Campina Grande.
A importância do CIPEIRO Dentro das Empresas, Ministrada por Kleber José, Diretor do CEREST Regional.   

 Registro fotográfico



MPT-PB promove exposição fotográfica “Trabalhadores”

Abril Verde: Pela Saúde e Segurança no Trabalho.
MPT promove exposição fotográfica “Trabalhadores”, em João Pessoa-PB.

Abertura aconteceu às 17h desta terça-feira (25) na sede do Ministério Público do Trabalho na Capital, as 24 fotos ficarão expostas até 12 de maio das 8h às 16h30; Após esse período, percorrerá órgãos em várias cidades da Paraíba.

A partir desta terça-feira (25/4), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) promove a exposição fotográfica “Trabalhadores”. A mostra está sendo realizada em vários Estados do País em alusão ao Movimento Abril Verde e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de medidas preventivas que garantam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

A abertura da Mostra acontecerá às 17h, na sede do MPT (na Avenida Almirante Barroso, 234), no Centro da Capital, onde ficará exposta até o dia 12 de maio. Após esse período, percorrerá várias cidades da Paraíba. As fotografias estão expostas no Hall de entrada do edifício sede do MPT-PB. “A exposição será itinerante, vai percorrer diversos órgãos no Estado, para conscientizar a sociedade sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro. Em junho, ela estará aberta em Campina Grande, durante o ‘Maior São João do Mundo’”, informou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, uma das organizadoras do Movimento Abril Verde na Paraíba.

Sobre a exposição

A exposição apresenta as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas ao meio ambiente laboral. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso. As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT.

A exposição é realizada, simultaneamente, nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

Números

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a 15 dias.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS):

A cada hora - 3 trabalhadores na Paraíba são afastados das suas atividades por doenças e acidentes de trabalho.

Por dia - São 74 afastamentos, em média.

Só em 2015 - Foram concedidos cerca de 27 mil benefícios na PB (auxílio doença e auxílio doença por acidente do trabalho), média de 2 mil trabalhadores doentes por mês, segundo o INSS.

Gastos de R$ 280 milhões - Foram gerados aos cofres públicos e parte disso poderia ser evitado com prevenção.

(Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social INSS)

NA PARAÍBA – Acidentes de trabalho

Mais de 5 mil acidentes de trabalho são registrados todos os anos.

Mais de 70% - das vítimas são do sexo masculino com idade entre 20 e 44 anos.

Portanto, trabalhadores jovens, que estão em plena idade produtiva, o que gera grande prejuízo econômico e social aos cofres públicos e a toda sociedade.

(Fonte: Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho 2013).

Por: Henriqueta Santiago
Giovana Ferreira – estagiária
Ascom / MPT


Registro fotográfico 

terça-feira, 25 de abril de 2017

ABRIL VERDE CAMPINA GRANDE-PB 2017

PROGRAMAÇÃO

DATA: 24/04/2017
EVENTO: Encontro de Cipeiros
PÚBLICO ALVO: Presidentes e vice-presidentes de CIPA’s
HORÁRIO: 14:00 horas
LOCAL: Auditório da ENERGISA
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, UEPB, Sindicato dos Profissionais de ST, ENERGISA

DATA: 25/04/2017
EVENTO: Panfletagem
PÚBLICO ALVO: Trabalhadores em geral
HORÁRIO: manhã/tarde
LOCAL: Avenida Floriano Peixoto - Centro
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: CEAS, Sindicato dos Profissionais de ST da Paraíba - SINDPST-PB, CEREST-CG

DATA: 25/04/2017
EVENTO: Curso NR 35 - Teoria
PÚBLICO ALVO: Peritos e Técnicos em Perícia do IPC-PB
HORÁRIO: Manhã e tarde
LOCAL: Instituto de Perícia Criminal de Campina Grande-PB
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros Militar da PB e Associação de Bombeiros Civis

DATA: 26/04/2017
EVENTO: 2ª CAMINHADA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DO TRABALHO
PÚBLICO ALVO: Toda a sociedade
HORÁRIO: 07:30 horas
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO: Praça do Trabalho
LOCAL DE DESTINO: Praça da Bandeira
ATIVIDADES: Caminhada pelo Centro da Cidade de Campina grande-PB e soltura de balões verdes na chegada à Praça da Bandeira; mobilização: Serviços de saúde; plantão fiscal do Ministério do Trabalho; demonstração de trabalho em altura; caminhão da ENERGISA-PB; exibição de vídeos; stands de instituições de ensino; stand de exposição de EPI; ginástica laboral e de eventos
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Campina Grande, CEREST, CERAST, UEPB, FIEP, SESI, CEAS, Sindicato dos Profissionais de ST da Paraíba - SINDPST-PB, FTI, STICC, ENERGISA

DATA: 26/04/2017
EVENTO: Curso NR 35 - Prática
PÚBLICO ALVO: Peritos e Técnicos em Perícia do IPC-PB
HORÁRIO: Manhã e tarde
LOCAL: Parque Estadual da Pedra da Boca - Araruna-PB
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros Militar da PB e Associação de Bombeiros Civis.

DATA: 27/04/2017
EVENTO: SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
PÚBLICO ALVO: Trabalhadores, Profissionais de SST, Sindicalistas, Peritos, Auditores, Procuradores, Magistrados do Trabalho, estudantes
HORÁRIO: Manhã e tarde
LOCAL: Auditório da FIEP
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES: Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, TRT, CEREST-CG, CERAST, UEPB, FIEP, SESI, SENAI, CEAS, Sindicato dos Profissionais de ST da Paraíba - SINDPST-PB, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Paraíba - FTI-PB, SINDUSCON-PB, STICC, CEREST-PB, CAGEPA, CUT, SINTRICOM-JP

ORGANIZAÇÃO: Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região - CPR-CGR


APOIO: SINAIT, Grupo Guaraves, Cachaça Serra Limpa, RN Confecções, SINTEST-PB, ASTEST-PB, Blog do Laércio Silva, ST é Notícia, Frango Bom Todo e Ribamar SRTE:

Convite exposição de fotografias MPT-PB

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Programação do ABRIL VERDE



PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA 
ABRIL VERDE 
Todos unidos pela saúde 
e segurança no trabalho
- 2017 -

Quer conhecer como e quando vão ser as ações do ABRIL VERDE ? 
Baixe o arquivo nesse link:
 https://www.dropbox.com/s/2miqfb27uesgwwa/Abril%20verde.docx?dl=0

Audiência pública CMJP sobre responsável técnico nos serviços de demolições de edificações

Audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa, dentro das atividades do "Abril Verde", para tratar sobre projeto de lei, que altera o código de obras do município de João Pessoa-PB, passando a exigir a presença de responsável técnico habilitado nos serviços de demolição de obra, para a emissão de alvará de demolição. Intermediado pelo CPR-PB.
Fala da Vereadora Helena Holanda, esta sessão de hoje foi proposta com o intuito de garantir cada vez mais a segurança dos trabalhadores que atuam em procedimento de demolição de edificações.

Para lembrar 28 de abril dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho e dia 07 a celebração do dia mundial da saúde, instituído pela organização mundial da saúde, que define: A saúde um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, a prevenção é sempre a melhor opção quando falamos de segurança do trabalho.

Por isso propomos neste projeto de Lei a obrigatoriedade de ART elaborada pelo engenheiro devidamente habilitado, durante qualquer ato de demolição predial, onde somente mediante a esta ART será concedido o alvará de demolição. A intenção nossa é que a prefeitura exija a ART do profissional habilitado dando assim sustentabilidade necessária para este tipo de ação sem ônus para os cofres públicos e principalmente para saúde do trabalhador.


Entrevista com Hélio Lopes, Coordenador do CPR- PB e Educador da FUNDACENTRO - PE.

Dra. Myllena Alencar, Procuradora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13).


Vereador Humberto Pontes.
 
Brilhante apresentação do Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE-PB Carlos Alberto, promovendo interlocução e objetivos da Lei como ferramenta de aprimoramento aos fundamentos da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção civil e cumprimento da NR 18 da Portaria Ministerial 3.214/78.
Registro fotográfico


Abril Verde faz alerta para a segurança do trabalho em Petrolina, PE

Neste mês é comemorado o Abril Verde. Um alerta para a segurança do trabalho. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foram registrados pela Secretária de Saúde, 132 casos de acidentes graves no trabalho. Na cidade, serão realizados seminários, reuniões em entidades e fóruns na região.

De acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Vanessa Patriota, a data foi estabelecida, porque no dia 28 de abril é o dia em memória às vítimas de acidentes de trabalho. "Tiramos o mês de abril para discutir com a sociedade, através de seminários, de reuniões, esse problema que ainda aflinge o país e alertar para a importância de prevenir os acidentes falando de medidas de saúde no trabalho", explica.
A procuradora ressalta que os índices de acidentes do trabalho são alarmantes. De acordo com o anuário da Previdência Social de 2015, naquele ano, houveram 600 mil acidentes de trabalho no Brasil. Para ela, existe um grande problema que é a não notificação dos acidentes. "O grande problema é ainda no comércio, construção civil e na área rural, com o uso indiscriminado de agrotóxico", conta.

A empresa é obrigada a emitir toda Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) em casos de acidentes típicos: quedas, choques elétricos, mutilação, perfuração. Além do caso das doenças de trabalho adquiridas por exposição de substâncias químicas, físicas, biológicas ou radioativas.
O trabalhador pode receber uma indenização por danos materiais e morais. Basta mover uma ação na Justiça do Trabalho. Neste caso, é importante procurar o sindicato da categoria.

Campeonato paraibano de futebol

As duas equipes de futebol profissional de Campina Grande/PB, Treze Futebol Clube e o Campinense Clube apoiam o Movimento Abril.


Na partida das semifinais do Campeonato Paraibano, domingo, 24/04, no estádio "O Amigão" os clubes entram em campo exibindo faixas em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. (Fotos: Jornalista João da Paz).

Passeio ciclístico “Abril Verde” 2017 pela saúde segurança do trabalhador

O tema todos juntos pela saúde e segurança no trabalho!

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT13), a Associação Paraibana de Engenheiros Ambientais (APEAMB), em parceria com mais de 30 entidades e grupos de pedal organizaram, neste domingo (23), o 1º Passeio Ciclístico, Pedalada em prol do Abril Verde, em João Pessoa-PB.

A concentração ocorreu às 7h30, na Praça da Independência, no centro da Capital, plantou-se uma muda de ipê roxo na praça, doações de mudas de várias espécies com os participantes e distribuição de camisas fator UV personalizadas do passeio para os ciclistas. Evento aberto a trabalhadores e a toda a sociedade, que se inscreveu doando dois quilos de alimentos não perecíveis que será entregue a entidades filantrópicas.
Abrilhantou o evento com a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros da Paraíba.
Stand Facene, serviço de saúde com profissionais aferindo a pressão arterial e realizando exame de glicemia.

Instalação de Blackdrop.

A largada do passeio acompanhada de trio elétrico aconteceu às 8h00, de lá os participantes seguiram com destino ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Na chegada, oferecido água mineral e uma farta mesa de frutas, durante o evento realizou-se sorteio de 05 bicicletas entre os inscritos presentes.

De acordo com a organização do evento participaram como apoiadores: Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Sindicatos dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa,  indicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil de João Pessoa e Região, Guaraves Guarabira Aves Ltda, Prev saúde, Chatô Bike Ciclismo, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, Associação dos Engenheiro de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, Blog do Laercio Silva, Federação Paraibana de Ciclismo, Pedal 83, Pedal Jampa, Corpo de Bombeiros Militar, Assembleia Legislativa, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias no Estado da Paraíba, Cagepa, Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba, Construir Sites, Shop das Bicicletas, Center Bike, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Ministério do Trabalho, SL Transportes, Trabalho Seguro, Ministério Publico Federal, Governo da Paraíba, Câmara dos Vereadores, Armazém Paraíba, Associação dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Facene, Duarte Estamparia e Sinalização, Josa Publicidade, Associação dos Servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba.
   


Registro fotográfico 













quinta-feira, 20 de abril de 2017

Acessos ao nosso BLOG

Diretoria do Sindicato dos Profissionais de Segurança do Trabalho da Paraíba.

Em Campina Grande-PB, posse da nova diretoria.
Em evento que contou com a participação de sindicalistas ligados a diversas centrais sindicais do país, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba(SRTE/PB) e de técnicos de segurança do trabalho, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Profissionais de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba.

A cerimônia aconteceu na tarde desta quarta-feira,19/04, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Campina Grande/PB.

No inicio das atividades, a técnica de segurança do trabalho e palestrante, Lívia Farias apresentou uma palestra musical incluindo temas como: EPI e Prevenção de Acidentes.
Em seguida o presidente José Cavalcante fez um breve histórico da trajetória da entidade em defesa dos profissionais técnicos de segurança. O presidente apresentou a carta-proposta que será implantadas nos próximos anos a frente da direção do Sindicato.

O presidente do Sindicato dos Frentista de Postos Combustíveis, Ivanilson parabenizou os diretores empossados e disse que o trabalho dos profissionais da área de segurança é de fundamental na prevenção de acidentes dos trabalhadores.

O sindicalista José Nascimento Coelho, presidente do Sindicato dos Comerciários destacou a importância da atividade do técnico de segurança para os funcionários do setor comerciário de Campina Grande.

Rostand Lucena, presidente do Sindicato dos Bancários, enalteceu o trabalho preventivo dos técnicos de segurança do trabalho para garantir ambientes saudáveis no segmento bancário.


O auditor-fiscal do trabalho e coordenador do CPR - CGR Comitê Permanente Regional da Construção de Campina Grande e Região, José Ribamar Rodrigues, lembrou das atividades do técnico de segurança e da parceria destes profissionais com os auditores-fiscais na defesa de ambientes seguros.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...