quarta-feira, 29 de setembro de 2021

STF diz que “taxa de bombeiro” é ilegal e estado deve devolver dinheiro



Por Laercio Silva

O jornalista Antônio Magalhães, publicou matéria com uma informação valiosa para o pagamento pelo contribuinte de “Taxa de Bombeiro”, desde agosto de 2020   foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o estado deverá devolver aos pagantes os valores cobrados nos últimos 5 anos.

 

STF considerou que o combate a incêndios é um serviço público e não pode ser exigido o pagamento de uma taxa com esta finalidade, a segurança pública é dever do Estado, e é disponibilizada de forma geral e indivisível para a garantia da ordem pública e para preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

 

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal está fazendo valer a Lei Maior diante das Constituições Estaduais que dão a permissão para cobrar esse imposto.

Crea-PB está fiscalizando hospitais públicos e privados de todo o estado da paraíba


O Crea-PB está fiscalizando hospitais públicos e privados de todo o estado. Nesta semana, o foco são os hospitais da Grande João Pessoa, que começaram a ser visitados nessa segunda-feira (27). A ação deve se estender até a sexta-feira (1º).

 

Os fiscais estão observando principalmente as ARTs relativas a equipamentos de hemodiálise, ressonância magnética, ultrassonografia, incubadoras, desfibriladores, autoclaves, grupos geradores, usinas de fornecimento de oxigênio, entre outros itens.

 

A instalação e manutenção corretas desses equipamentos é de extrema importância para minimizar o risco de acidentes e falhas de funcionamento que podem colocar em risco os pacientes, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando tem havido uma demanda maior do uso dessas máquinas.

Paraíba alcança 1º lugar de índice de ensino à distância no Brasil durante a pandemia


A Paraíba tem a melhor oferta de ensino remoto do Brasil durante a pandemia em 2021 alunos tiveram a oportunidade de acompanharem as aulas em casa com a garantia do acesso ao conteúdo para alunos de todas as séries. A avaliação é dos pesquisadores da Rede de Pesquisa Solidária que avaliaram o desempenho das secretarias de Educação de todos os estados da federação.

 

O estado paraibano recebeu a nota 8,9, de acordo com parâmetros do Índice de Educação à Distância, com notas que vão de zero a 10.

 

Outros estados que receberam as maiores notas têm suas secretarias de Educação de maior orçamento governamental: Distrito Federal (8,3), Minas Gerais (7,8), Paraná (7,8) e São Paulo (7,7). A média brasileira neste ano ficou em 5,1, quase o dobro da de 2020, quando o Brasil recebeu apenas 2,7 na mesma avaliação.

v

Vítima de importunação sexual ciclista sofre acidente no trajeto

 Vídeo: Mulher cai de bicicleta após homem em carro passar a mão nela.

A jovem Andressa Lustosa, de 25 anos, caiu da bicicleta após ser vítima de importunação sexual enquanto pedalava, em Palmas (PR), na segunda-feira (27). 

Imagens de câmeras de segurança instalada na via mostram o momento que um carro se aproxima da jovem e um passageiro  passa a mão na ciclista.  

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Bombeiro Civil evita acidente com criança na escada rolante do Mangabeira Shopping

Um bombeiro evitou que uma criança sofresse um acidente na escada rolante do Mangabeira Shopping, em João Pessoa. O caso aconteceu no último dia 15 de setembro, quando uma menina correu desacompanhada em direção a uma das escadas rolantes.

Uma câmera de segurança do estabelecimento, flagrou o momento do quase acidente.

A criança corre em direção a escada e tenta subir a mesma no sentido contrário. O bombeiro corre e consegue conter a menina antes que um acidente acontecesse.

O Mangabeira Shopping possui uma brigada com 18 bombeiros civis que atuam em todas as dependências do empreendimento. O shopping os mantém posicionados, estrategicamente, nas escadas rolantes. Durante todo o funcionamento do shopping, um bombeiro civil fica nos equipamentos o tempo todo.

A presença dos profissionais é muito importante, pois estão sempre ajudando na prevenção de acidentes e verificando possíveis pontos de risco para neutralizá-los. Essa conduta, que preza pela segurança de todos, evitou o acidente de uma criança.

O Mangabeira, assim como o Manaíra Shopping, são os únicos shoppings do país que possuem bombeiros posicionados nas escadas rolantes. O Mangabeira e o Manaíra consideram que a segurança do cliente é a prioridade dos shoppings.

Telha de concreto capaz de transformar a luz solar em energia elétrica

 

Por Lígia Nogueira

 

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

 

A primeira telha de concreto capaz de transformar a luz solar em energia elétrica do Brasil começou a ser comercializada pela empresa do setor de construção civil Eternit. Inéditas no país até então, as telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10 são resultado de três anos de testes e adaptações para que as células fotovoltaicas pudessem ser integradas no material. "No caso da Tégula Solar, elas são aplicadas diretamente no concreto respeitando o formato em curvas das telhas", diz a marca.

 

Quem instalar as telhas em sua residência poderá captar a luz solar para a produção de energia elétrica sem a necessidade de painéis adicionais. "O que existe hoje em larga escala são placas fotovoltaicas cujos modelos precisam ser instalados em cima dos telhados", explica Luiz Antonio Lopes, responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios da Eternit.

 

As primeiras unidades foram vendidas para clientes selecionados no Estado de São Paulo e na região de sua unidade fabril, em Atibaia, e nos próximos meses devem ser disponibilizadas para o público em geral, segundo a companhia. A seleção foi feita pela equipe técnica e comercial da empresa com base na capacidade inicial de produção e na formação de um portfólio de projetos de referência para diversas condições climáticas, padrões construtivos e possibilidades de aplicação.

 

"Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de três a cinco anos", destaca o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa.

 

A telha Tégula Solar mede 36,5 cm por 47,5 cm e é composta de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície. Sua potência é de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos.

 

"É um produto de fácil instalação e que não interfere na arquitetura das construções, com peso e estrutura semelhantes ao das telhas convencionais, mas que agrega valor ao telhado, além de oferecer proteção, conforto térmico e acústico", acrescenta Lopes.

Cursos Instituto Michelle Sales

O Instituto Michelle Sales quer oferecer o melhor para você em cursos de pós-graduação e capacitações, dessa forma, estamos realizando uma pesquisa para saber quais cursos na Área de Educação e Gestão você tem interesse em realizar.

Se possível responda e compartilhe com seus contatos este formulário.

Apresenta formulário tem como objetivo identificar as necessidades de especializações a nível de pós-graduação (lato sensu) procuradas por profissionais para que assim, o INSTITUTO MICHELLE SALES possa formatar cursos de que atendam as expectativas dos profissionais, tendo em seu quadro docente, os melhores professores e as melhores metodologias.

Acesso ao formulário

https://forms.gle/uJWohQ773Y9gLasz9


Instagram: @institutomichellesales

Fábio Barbosa

Coordenador Educacional 

 







NOVA NR 18 - Andaimes e plataformas de trabalho

 


quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Programa Justiça no SESMT

Sábado, 25 de setembro, às 11h00, na rádio Mangabeira FM terei a honra de debater um pouco sobre a NR 10 - segurança em instalações e serviços em eletricidade.

 

Traremos à pauta, assuntos de rotina do SESMT, frente a gestão da segurança do trabalhador e a operacionalização dos serviços.

 

A NR 10 foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, sob o título “Instalações e Serviços de Eletricidade”, de maneira a regulamentar os artigos 179 a 181 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da CLT.

 

Caracterizada como Norma Especial pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação original da NR-10 estabelecia as condições exigíveis para garantir a segurança do pessoal envolvido com o trabalho em instalações elétricas, em seu projeto, execução, reforma, ampliação, operação e manutenção, bem como segurança de usuários e terceiros.

 

Desde a sua publicação, a NR-10 passou por quatro processos revisionais, sendo duas amplas revisões e duas alterações pontuais.

Acesso a rádio  

https://radiomangabeirafm.com.br/site/

Participe 3213-1336

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho

Profissionais de Engenharia e Arquitetura, o que acham de fazer uma especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho?


Hoje o @institutomichellesales teve a satisfação de ter recebido para uma reunião estratégica, dois dos mais conceituados prevencionistas do Estado da Paraíba, os Srs. Laércio Silva e Leandro Neto, da C3 Engenharia.
Na ocasião eles estiveram reunidos com a equipe educacional do Instituto prospectando a implantação do curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Aguardem!

Um novo ciclo da SST no Brasil


Gestão de segurança e saúde do trabalho de A a Z

 


Acesso a live

Especialistas dão dicas para evitar acidentes de moto; na PB quase dez mil acidente ocorreram nos últimos oito meses


O Brasil é o segundo país no mundo no ranking de acidentes de moto com vítimas fatais — são sete mortes para cada 100 mil habitantes. Do total de pessoas envolvidas em acidentes de moto, 42% delas estavam sob influência de bebidas alcoólicas.  Na Paraíba essa realidade, não é diferente, pois o número de atendimentos envolvendo condutores de motocicletas registrado nos Hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e de Campina Grande soma 9.630, de janeiro a agosto deste ano. Para falar sobre esse tema foram ouvidos o coordenador de tráfego, João Moacir da Silva e a coordenadora da Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB), Ana Paula Buzetto, que dão dicas para se evitar acidentes.

 

A frota brasileira de motocicletas praticamente dobrou em uma década, passando de 14.695.247 em 2009 para 28.179.083 motos em 2019. Ou seja, o número de motos nas estradas e ruas do Brasil cresceu 92%, de acordo com os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Muitos desses condutores são motociclistas novatos com pouca experiência e não recebem orientação para andar de moto em estradas e rodovias. Por isso, muitas vezes, se colocam em situações de risco ao executar manobras perigosas nas rodovias, afirma Moacir.

 

Na Paraíba o volume deste tipo de acidente chega a mais de dez vezes a quantidade de atendimento com carros (906) e mais de nove vezes os registros de acidentes com bicicletas (1.012) nas unidades de saúde.

 

“Muitos desses erros e imprudências acontecem porque pilotar uma moto na estrada não é a mesma coisa que conduzir em uma via urbana. Pelo contrário. Há diferenças fundamentais entre a estrada e as ruas e avenidas. Alguns fatores, como velocidade maior em relação ao ambiente urbano e o tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas, requerem que o motociclista adote o comportamento seguro e antecipe eventuais situações de risco e, assim, possa evitar acidentes”, diz João Moacir.

 

Segundo, Ana Paula Buzetto, cerca de 80% das internações causadas por acidentes de trânsito no Estado envolvem motocicletas. “Cabe lembrar que o número de motocicletas em circulação é muito superior ao número de veículos e bicicletas, e isso faz com que a probabilidade de acidentes com esses condutores seja maior”, disse.

 

> Dicas para se evitar acidentes de motos:

 

Use o equipamento adequado

 

Você deve estar sempre equipado de acordo com a legislação em vigor. O seu capacete deve ter o tamanho correto e possuir nele as faixas reflexivas. Para as mãos, não esqueça das luvas com aderência! E, para os pés, utilize um calçado com fechamento acima dos tornozelos. Calça jeans ou de cordura e jaqueta finalizam o vestuário mais adequado para andar de moto com segurança.

 

Pense em menos velocidade, mais segurança

 

O excesso de velocidade, independente do meio de transporte, coloca a todos em situações de risco — tanto você, quanto os motoristas e passageiros dos demais veículos e, também, os pedestres.

 

Previna-se de acidentes de moto, obedecendo às velocidades regulamentadas nas vias por onde circula. E, quando estiver parado no semáforo, cuidado antes de partir! Alguns pedestres atravessam correndo nos últimos segundos de passagem, e isso pode resultar em atropelamentos.

 

Faça as curvas sempre com cuidado

 

Para evitar os acidentes nas curvas, diminua inicialmente a velocidade ao fazê-las, e mantenha-a constante enquanto a motocicleta estiver inclinada. Quando finalizar a curva, você pode aumentar, aos poucos, a velocidade da moto. É muito importante evitar frear enquanto a motocicleta estiver inclinada!

 

Não freie bruscamente

 

Não use os freios da sua moto de maneira brusca — isso fará com que o peso se desloque para a parte frontal e, assim, você perderá o equilíbrio. Não esqueça de manter o bom estado dos pneus da moto, assim como calibrá-los de acordo com as recomendações da fabricante.

 

Seja atencioso e previna-se

 

Atenção com todas as informações que podem sinalizar que uma situação de perigo possa ocorrer! Previna-se dos perigos e tome uma decisão para evitá-los. Após isso, execute a sua decisão de maneira calma e tranquila.

 

Mantenha uma distância segura dos demais veículos

 

Principalmente nas rodovias, onde a velocidade é superior à das vias comuns da cidade, mantenha uma distância segura dos veículos para evitar desequilíbrio e colisões. A distância segura deve valer para todos os sentidos — frente, atrás e lados.

 

Tenha atenção redobrada nos cruzamentos

 

Por mais que a preferencial seja sua, nunca acelere nos cruzamentos! Opte sempre por reduzir a velocidade e checar se nenhum veículo desgovernado vem em sua direção. Leve em consideração que os outros motoristas podem faltar com a atenção e colocar você em uma situação perigosa.

 

Tenha muito cuidado com as condições do piso

 

Pisos irregulares e de baixa aderência são muito perigosos para as motos. Aqui, evite qualquer atitude brusca — tanto a aceleração quanto o freio. Esses tipos de piso podem provocar situações onde você vai derrapar ou perder o equilíbrio.

 

Da Redação

com pbagora


 


terça-feira, 21 de setembro de 2021

Governo do Estado PB anuncia que Corpo de Bombeiros em João Pessoa ganhará novo prédio e novas viaturas

 Secretário de Estado do Governo do Estado visitou a sede do Corpo de Bombeiros em João Pessoa e anunciou construção de novo prédio e entrega de novas viaturas

Paulino visita Corpo de Bombeiros (Foto: Divulgação).

 

João Pessoa (PB) - Na manhã desta quarta-feira  o secretário de Estado do Governo, Roberto Paulino, fez uma visita de cortesia à sede do Corpo de Bombeiro Militar do Estado da Paraíba. Na ocasião, foi recebido pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo. De acordo com o secretário, o governador João Azevêdo vem realizando diversos investimentos para a corporação, além de desenvolver melhores condições de trabalho.

 

“Estou aqui, fazendo essa visita e aproveitando a oportunidade para informar que existem muitos investimentos para o setor por parte do Governo do Estado, no que se refere à segurança pública”. Ele ressaltou ainda que: “A corporação vai ganhar um moderno prédio, que trará melhores condições de trabalho”.


Roberto Paulino agradeceu a todos os presentes e acrescentou que várias viaturas também serão entregues brevemente pelo governo. “Portanto, muitas ações do Governo do Estado na área de segurança e principalmente na abrangência dos bombeiros, serão executadas em breve”, finalizou.

 

Por Mônica Nóbrega e Giovanni Meireles

Previdência gasta R$ 130 mi com acidentes e doenças do trabalho na PB

 Previdência gasta R$ 130 mi com acidentes e doenças do trabalho na PBNa Paraíba, pelo menos seis trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho por dia.

 

Os gastos previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), só em 2020, com acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho chegaram a R$ 130 milhões na Paraíba, valor que poderia ser investido em saúde preventiva. Os gastos provocados por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres são altos e poderiam ser evitados com prevenção, pelo menos em grande parte dos casos, além das perdas humanas, estas irreparáveis.

 

Na Paraíba, pelo menos seis trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho por dia. Foram 2,3 mil acidentes de trabalho registrados no Estado, no ano passado, mas os números são maiores, pois essa estatística considera somente trabalhadores com carteira assinada.

 

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles foram apresentados pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

 

Segundo o procurador, o dinheiro gasto na Paraíba, em apenas um ano, com auxílio-doença por acidente de trabalho (R$ 12 milhões), aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho (R$ 55 milhões), pensão por morte por acidente de trabalho (R$ 28,3 milhões) e auxílio-acidente por acidente de trabalho (R$ 35,3 milhões), totaliza R$ 130 milhões, um montante alto.

Previdência gasta R$ 130 mi com acidentes e doenças do trabalho na PBNa Paraíba, pelo menos seis trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho por dia.

 

Os gastos previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), só em 2020, com acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho chegaram a R$ 130 milhões na Paraíba, valor que poderia ser investido em saúde preventiva. Os gastos provocados por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres são altos e poderiam ser evitados com prevenção, pelo menos em grande parte dos casos, além das perdas humanas, estas irreparáveis.

 

Na Paraíba, pelo menos seis trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho por dia. Foram 2,3 mil acidentes de trabalho registrados no Estado, no ano passado, mas os números são maiores, pois essa estatística considera somente trabalhadores com carteira assinada.

 

Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles foram apresentados pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

 

Segundo o procurador, o dinheiro gasto na Paraíba, em apenas um ano, com auxílio-doença por acidente de trabalho (R$ 12 milhões), aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho (R$ 55 milhões), pensão por morte por acidente de trabalho (R$ 28,3 milhões) e auxílio-acidente por acidente de trabalho (R$ 35,3 milhões), totaliza R$ 130 milhões, um montante alto.

Fonte https://www.politicajp.com.br/noticia/4309/previdencia-gasta-r-130-mi-com-acidentes-e-doencas-do-trabalho-na-pb

UV Energia Solar - empresa parceira



Consciência ambiental

Trabalhamos para gerar energia limpa e renovável

Contribuindo com a saúde do nosso planeta

 

Invista na economia de energia instalando seu sistema de energia solar e veja os retornos do seu investimento na prática. Acesse whatsapp 83 99620-7331 faça seu orçamento agora mesmo!

 

Acesso ao site

https://uvenergiasolar.com.br/v

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Espaço Confinado

 

Vamos falar sobre Segurança do Trabalho?

Você sabe o que é Espaço Confinado?

 

De acordo com a NR 33, Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

 

Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

 

As parcerias do @institutomichellesales não param!

Em breve teremos conosco @aldrincesarf

da @emergency_ect

 

Estaremos oferecendo este e outros cursos voltados à Saúde e Segurança do Trabalhador.

 

Instituto Michelle Sales

Conhecimento é poder!

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Sucesso automatização em frigorifico

 
Por Laercio Silva 


A automação de frigoríficos podem reduzidos os acidentes e doenças ocupacionais, com a introdução de tecnologias, os gestores pode imaginar o início de um planejamento com fases de implementação das mudanças da linha de produção observando os custos.

 

Antes de iniciar o investimento para planejamento da automatização do frigorífico, é importante que o gestor responsável saiba que seu sucesso está diretamente ligado com o comprometimento de todos os outros setores da empresa.

 

Auditar levantamento dos pontos críticos no âmbito tecnológico da produção, tanto do ponto de vista financeiro quanto de qualidade do produto final.

 

É preciso treinar os funcionários para extrair o melhor da automação,  empregados sem conhecimento técnico ou comprometimento na linha de produção do frigorífico pode comprometer todo o planejamento/ investimento da automação.

 

Na prática é preciso que os frigoríficos desenvolvam estruturas para aplicar conhecimentos implícito aos seus funcionários, para que não se restrinjam apenas a operar o equipamento, e sim a entender todo processo do mecanismo e a importância da automação.

Semana Nacional de Trânsito 2021

 

Abertura dia 17/09 10h00 no Canal do Minfra no YouTube e Facebook do DENATRAN

Acesso

https://www.youtube.com/results?search_query=Minfra

 

“NO TRÂNSITO, SUA RESPONSABILIDADE SALVA VIDAS"

 

1. O QUE É A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

 

A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

 

A SNT 2021 traz o tema das Campanhas Educativas para este ano: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

 

Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações devem contemplar a discussão questões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

 

2. OBJETIVOS

 

Realizar eventos e ações que marquem a Semana Nacional de Trânsito 2021, com temática “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, conforme o tema proposto pelo CONTRAN, a fim de propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

 

Democratizar o acesso à sociedade todos os avanços trazidos pela era digital no âmbito do DENATRAN e seus parceiros.

 

3. ORGANIZAÇÃO

 

O evento é organizado pelo Departamento Nacional de Trânsito, por intermédio da Coordenação-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, com o apoio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres e seu Gabinete, e da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Informação, da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura.

 

A Assessoria Especial de Comunicação atua conjuntamente com o DENATRAN na organização de toda a parte relativa à comunicação dos eventos.

 

4. DESTAQUE DOS EVENTOS PRESENCIAIS

 

4.1 Cerimônia de Abertura

 

A Abertura da SNT21 será presencial para convidados e transmitida pelo Canal do Youtube do Minfra e Facebook do Denatran, a ocorrer no Auditório do Ministério da Infraestrutura, no dia 17/09 (sexta-feira) das 10h às 12h.

 

Na cerimônia de Abertura teremos a presença na Mesa de Honra do Secretário Executivo, Marcelo Sampaio e do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa, representado pelo seu Chefe de Gabinete Péricles Tadeu da Costa Bezerra, além do Secretário Nacional de Trânsito.

 

Os convidados ficarão dispostas nas fileiras mais próximas da Mesa de Honra.

 

Na ocasião, o novo Secretário Nacional de Trânsito fará uma breve prestação de contas sobre as entregas do DENATRAN desde a última SNT e abordará a revisão do PNATRANS. Será dada um breve fala à WRI BRASIL em razão da sua colaboração na construção dessa revisão.

 

O Secretário Executivo, representando o Presidente do CONTRAN, o Sr. Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, fará, simbolicamente, a assinatura da Resolução que aprova o novo PNATRANS. Em seguida será passado um vídeo sobre o PNATRANS organizado pela WRI BRASIL.

 

Será feita uma breve homenagem ao Detran-RS em razão de sua sede ter sofrido um incêndio recentemente.

 

Serão assinados os Acordos de Cooperação com o Ministério do Desenvolvimento Regional, um Plano de Trabalho com o DNIT, no âmbito do ACT com as Vinculadas do Minfra, com foco na educação para o trânsito. Também será feita a assinatura de um Acordo de Cooperação com a Fundação Mapfre na área de Educação para o Trânsito.

 

Durante a assinatura do Plano de Trabalho, o DNIT irá distribuir alguns exemplares do seu programa CONEXÃO DNIT.

 

Por fim, a palavra será aberta para as autoridades presentes seguindo-se para o encerramento ao final destas.

 

Espera-se que o auditório esteja completo (75 lugares). Os servidores e colaboradores do DENATRAN (SENATRAN), estarão presentes.

 

4.2 Cerimônia de Encerramento

 

A Cerimônia de Encerramento da SNT21 também será presencial para convidados e transmitida pelo Canal do Youtube do Minfra e Facebook do Denatran, a ocorrer no Auditório do Ministério da Infraestrutura, no dia 27/09 (segunda-feira) das 15h às 17h.

 

5. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DA SNT21

 

ABERTURA

 

· 17/09 (Sexta-Feira) – 10h às 12h - Abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 - Auditório Minfra. PRESENCIAL PARA CONVIDADOS com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN.

 

LIVES TÉCNICAS

 

· 20/09 (Segunda Feira) – CGPLAN - O NOVO PNATRAN - 10h às 12h - (Via Microsoft Teams). ON LINE

 

· 21/09 (Terça Feira) - CGSIE - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TRÂNSITO - 10h às 12h - (Via Microsoft Teams). ON LINE

 

· 22/09 (Quarta Feira) – CGEST- FORMAÇÃO DO CIDADÃO PARA A DÉCADA -10h às 12h - (Via Microsoft Teams). ON LINE

 

· 23/09 (Quinta Feira) - CGST - INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS -10h às 12h - (Via Microsoft Teams). ON LINE

 

· 24/09 (Sexta Feira) - CGNF FISCALIZAÇÃO DE EXCESSO DE PESO - 10h às 12h - (Via Microsoft Teams). ON LINE

  

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

 

· 27/09 (Segunda Feira) - Encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2021 - 15h às 17h - "Cerimônia de Premiação dos Vencedores do Prêmio Denatran 2021 " . Auditório Minfra. PRESENCIAL PARA CONVIDADOS com transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN.

  

6. INFORMAÇÕES GERAIS E PEÇAS GRÁFICAS.

 

No portal do DENATRAN.GOV.BR, na aba EDUCAÇÃO, encontram-se outras informações para o público em geral.

 

Além disso, a AESCOM produziu peças digitais para divulgação nas redes sociais e portal institucional do DENATRAN, Ministério da Infraestrutura e dos parceiros.


João Pessoa PB faz abertura da Semana Nacional de Trânsito dia 15/09 com Sessão Especial na câmara dos vereadores por meio do gabinete do vereador Coronel Sobreira.

 

A presente Sessão tem o propósito de discutir com autoridades da área médica e especialistas, o tema: “A organização do sistema de atendimento aos traumatizados vítimas do trânsito” e “Atendimento pré-hospitalar: o que precisamos melhorar nas nossas rodovias?”

 

Obrigada especial ao vereador Coronel Sobreira, José Aurélio Ramalho, presidente do @ONSV e Dr. Frederico Carneiro, diretor geral do @DENATRAN

 

Apoio

@onsvoficial

 @denatran

Abimadabe Vieira,   observadora certificada do observatório nacional

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Pós-Graduação em Enfermagem em Obstetrícia


Público-alvo: Enfermeiros graduados que estejam buscando conhecimento ou atualização na área.

A pós também é perfeita para recém formados que estejam buscando colocação no mercado de trabalho por meio de diferenciação de currículo.

 

Carga Horária: 600 horas

 

Duração do curso: 17 meses (aulas aos sábados, uma vez ao Mês).

 

Início: 25 de Setembro

 

 Investimento:

● Matrícula: R$ 100.00 +

● 17 parcelas de 150,00 R$ no boleto ou cartão de crédito.

 

Pré-Matrículas

● Vaneska Alves Consultora Comercial

Whats (83) 98623-7831

 

 Matrículas:

● Giane Karla: Secretária

Whats (83) 2177-8332

                    2177-8331

 

● Fábio Barbosa

Coordenador  Educacional

Whats (83) 98841-2473

 @institutomichellesales

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Site do Ministério do Trabalho e Previdência

 Acesso ao site

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas 2021

Acesso a matéria

https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/canpat-2/canpat-2021/dnsse_2021

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência promove anualmente a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), prevista no Art. 155 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo que um dos seus eixos de atuação é a conscientização dos estudantes brasileiros, futuros empreendedores e trabalhadores.

Assim, em conformidade com a Lei n° 12.645/2012, que institui o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a SIT promove, desde 2018, o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE) em conjunto com instituições parceiras.

O DNSSE consiste em uma aula voltada a um tema de segurança e saúde para os estudantes. Para 2021, está sendo preparado um grande evento no dia 08 de outubro (sexta-feira), com a participação de várias instituições parceiras. A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência promove anualmente a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), prevista no Art. 155 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo que um dos seus eixos de atuação é a conscientização dos estudantes brasileiros, futuros empreendedores e trabalhadores.


Perguntas e respostas sobre CIPA

A LIVE realizada nas dependências da Escola Técnica Estadual do município de Palmares/PE, com a coordenação do Professor John Weslley, LIVE direto da sala de aula com perguntas e respostas sobre CIPA.

Participação dos Professores Cleber Santos e Thiago Machado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...