quarta-feira, 29 de junho de 2022

Cabedelo ganha selo Destaque pelas ações realizadas no município durante o dia “D” do Maio Amarelo

 

Cabedelo foi reconhecida por suas ações em prol de um trânsito mais responsável e seguro. Nesta segunda-feira (27), a cidade recebeu o Selo Digital Oficial do Projeto Piloto Educa, pela atuação durante a campanha do Maio Amarelo.

O Selo tem o principal objetivo de homenagear os municípios por meio das escolas destaques nas ações do dia “D” Maio Amarelo , que aconteceu simultaneamente no dia 19 de maio  em 11 municípios do país que fazem parte do Programa Observatório EDUCA.

Os municípios certificados pelo Selo passarão a fazer parte de um grupo  reconhecido nacionalmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), por seus avanços em favor da vida da família escolar e toda sociedade brasileira.

A entrega oficial do selo digital contou com a participação da coordenadora nacional de suporte técnico pedagógico do Educa, Edira Soares; dos coordenadores gerais do Programa Educa, Francisco Garonce e General Jamil Megid; além do secretário-adjunto de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo, Thiago Dias; e da coordenadora de educação para o trânsito da Semob de Cabedelo, Abimadabe Vieira.

Durante o encontro, foi discutido sobre a ampliação do projeto para outros municípios, como também a programação do Mobi Educa.

Cabedelo foi um dos municípios premiados em relação ao desempenho e promoção de ações desenvolvidas no Dia “D” do Educa, evento realizado no Centro Integrado Imaculada Conceição sob a supervisão e organização da diretora da instituição de ensino, Virgínia Leite, e que contou com atividades, a exemplos de apresentação e resultados de pesquisa de campo, realizada pelos alunos, ações de sensibilização, entrevistas, apresentações de artes e literatura com temas do programa Educa.

Cresce o número de novos empregos na construção civil, segundo Novo Caged


A construção civil gerou  35.445 novos postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil no último mês de maio, conforme dados do Novo Caged, divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Este foi o melhor desempenho registrado pelo mercado de trabalho formal do setor desde fevereiro de 2022, quando foram criados 39.200 novos empregos.

Segundo a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, nos primeiros cinco meses do ano o setor da construção já gerou 155.507 novos postos de trabalho. “Somente em 2022, o número de trabalhadores no setor já registrou incremento de 6,74%. Isso significa que, enquanto em dezembro/2021 o setor possuía 2,308 milhões de trabalhadores, em maio esse número passou para 2,464 milhões”, destacou.

Vasconcelos reforça que esses resultados confirmam o bom desempenho do mercado de trabalho do setor, que desde junho/2020 vem registrando desempenho positivo, com exceção dos meses de dezembro/2020 e dezembro/2021 (sazonais).

O saldo de novas vagas geradas pelo setor em maio foi o maior desde fevereiro/2022 (39.200). Ainda de acordo com a economista da CBIC, vale ressaltar que, apesar de a construção responder por 5,9% do total de trabalhadores formais no País, ela foi responsável pela criação de 12,8% das novas vagas criadas em maio/2022.

No setor, a criação de novas vagas continua sendo impulsionada pelos segmentos de Construção de Edifícios e Serviços Especializados para a Construção, que, em maio, foram responsáveis por 15.908 e 10.975 novos empregos, respectivamente.

O segmento de obras de infraestrutura também registrou resultado positivo, mas em menor patamar: 8.562 novas vagas.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

SENAI reabre processo seletivo para instrutor em Segurança do Trabalho em Paraíso do Tocantins

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) reabriu processo seletivo n° 21/2022 para Instrutor 3 – Segurança do Trabalho para a unidade de Paraíso do Tocantins. As inscrições podem ser realizadas até 26/06.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter ensino superior completo em qualquer área, com curso técnico e/ou especialização em Segurança do Trabalho com registro junto ao Ministério do Trabalho (Registro Profissional de Classe).

É desejável possuir no mínimo seis meses na condução de treinamentos na área de Saúde e Segurança do Trabalho com ênfase em consultoria e assessoria em treinamentos (NR’s). Também é importante ter experiência de, no mínimo, seis meses na função de técnico em Segurança do Trabalho na Indústria e observar todos os requisitos e informações do edital do processo seletivo disponível no site www.senai-to.com.br.

Como se inscrever

Os interessados em participar deste Processo Seletivo devem acessar o site do SENAI/TO , clicar em Trabalhe Conosco e candidatar-se no link https://senai-to.empregare.com/pt-br/vagas. 

Profissionais SST no Brasil com carteiras assinadas

 




Site com informações valiosas sobre gestão de SST, eBooks gratuitos.

Acesso ao site

https://sstdescomplicada.com.br/

Empresas se mobilizam para promover ambientes emocionalmente sustentáveis

 Por Julia Moióli

O conceito de sustentabilidade ganhou tanta força no mundo dos negócios nos últimos anos que agora também funciona como referência quando o assunto é saúde mental dos trabalhadores. Trata-se da chamada sustentabilidade emocional: as empresas perceberam que, assim como investem na gestão consciente e responsável dos recursos naturais, precisam promover o equilíbrio emocional de suas equipes sob o risco de perder capital humano no futuro.

 

Os dados nacionais sobre saúde mental reforçam a importância da criação de ambienteis de trabalho mais sustentáveis emocionalmente. Uma pesquisa de 2019 da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), por exemplo, estima que 32% da população economicamente ativa sofra de sintomas de burnout ("estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso", de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)). Esse número coloca o Brasil na primeira posição em uma lista de oito países, incluindo alguns em que a cultura de dedicação ao trabalho é robusta, como Estados Unidos, Índia e Singapura.

 

Já a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (órgão do governo federal), contabilizou no ano de 2020 quase 600 mil afastamentos por transtornos mentais e comportamentais no país - 26% a mais do que no ano anterior.

 

Para Mariana Kartalian, head de recursos humanos da 3M, "Não existe negócio se não tivermos pessoas. Se elas não estiverem bem, não darão seu melhor no dia a dia."

 

"O fato é que não existe negócio se não tivermos pessoas", diz Mariana Kartalian, head de recursos humanos da 3M. "Se elas não estiverem bem, não darão seu melhor no dia a dia, e, mesmo que em um primeiro momento a companhia não se sinta afetada, uma hora a casa vai ruir porque isso não é sustentável."

 

Por isso, empresas que enxergam a importância do tema abrem cada vez mais espaço à criação de programas que abordem o tema de ponta a ponta, ou seja, da prevenção ao tratamento. De acordo com a pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), entre as empresas consideradas lugares incríveis para trabalhar no país, 79% organizam palestras sobre saúde mental, 42% oferecem apoio de psicólogos pertencentes ao quadro da empresa, 46% contratam empresas especializadas na área de psicologia, 58% fazem atendimento pela equipe de RH, 34% treinam os líderes para identificar problemas em suas equipes e 39% realizam monitoramento periódico ativo dos funcionários. Entre as empresas não classificadas, esses números caem para 36%, 38%, 16%, 35%, 11% e 10% respectivamente.

 

Ações concretas

 

No final de 2018, quando o grupo de segurança Prosegur passou a mapear e a desenhar a jornada de seus colaboradores no mundo inteiro, uma questão apareceu de forma recorrente nos levantamentos da filial brasileira: o estresse de se trabalhar com segurança (especialmente em um país com alta taxa de criminalidade).

 

Para contribuir com a saúde mental dos funcionários, a empresa criou por aqui um programa para abordar o tema junto com aspectos físicos, financeiros e sociais - e veio a calhar durante a pandemia de covid-19, que tornou o problema ainda mais evidente.

 

As lideranças foram orientadas a dar alertas quando observassem questões de saúde mental, e um profissional de psicologia convidava o funcionário a aderir de maneira voluntária às ações. No final de 2021, o programa foi ampliado e se tornou global (a Prosegur está presente em 26 países e conta com 150 mil colaboradores). É o Pro360, que inclui ainda o pilar da nutrição e promove de atendimento psicológico a clubes de corrida e atividades culturais e voluntárias.

 

Para Marcelo Rucker, diretor de RH da Prosegur no Brasil, "precisamos fugir da falácia de que 'ser profissional' é esquecer qualquer outro problema ao entrar na empresa para trabalhar."

 

"A adesão foi excepcional porque as pessoas de fato precisavam desse apoio e não tinham a quem recorrer", conta Marcelo Rucker, diretor de RH da Prosegur no Brasil. O gestor acredita que a pandemia demarcou um novo posicionamento da área de recursos humanos sobre o assunto. "Precisamos fugir da falácia de que 'ser profissional' é esquecer qualquer outro problema ao entrar na empresa para trabalhar, porque isso não existe."

 

"Vivenciamos uma mudança na imagem do profissional: ninguém é 'inquebrável', somos todos vulneráveis", concorda a head de RH da 3M Mariana Kartalian. "Está tudo bem não estar tudo bem, e nós, como empresa, temos o papel de dar o suporte necessário para que os funcionários lidem com problemas de saúde mental."

 

Na empresa, o programa de saúde mental se chama Juntos e reúne ações como atendimento psicológico online e suporte para funcionários e dependentes, assistentes sociais alocadas nas quatro fábricas e rodas de conversa semanais. Nesses encontros, os colaboradores compartilham problemas domésticos e profissionais e também trazem ideias de como solucioná-los.

 

Outras apostas da 3M são ações e prevenção a assédio e compliance, grupos de afinidade que pensam em estratégias de equidade, diversidade e inclusão e o programa global "Work your Way" (em português, "trabalhe do seu jeito"), pelo qual funcionários administrativos tomam a própria decisão sobre seu modo de trabalho (remoto, híbrido ou presencial) de acordo com sua descrição de cargo, responsabilidades e a maneira como se sentem mais produtivo.

 

Além de desenvolver programas específicos para promover a saúde mental, os profissionais entrevistados para esta matéria também destacaram a importância de se estimular uma cultura interna de respeito e de preparar a liderança para incentivar isso (além de identificar problemas relacionados). É nisso que apostam a fabricante de embalagens de aço Brasilata e a empresa de saneamento General Water.

 

Na Brasilata, que no ano passado foi considerada um Lugar Incrível para Trabalhar entre empresas de médio porte pela FEEx, os funcionários confirmam por pesquisas internas que o respeito pela jornada diária, sem sobrecarga de trabalho, e a cultura horizontalizada da empresa, com acesso a profissionais de qualquer nível hierárquico, são fatores importantes para evitar estresse. Por isso, a Brasilata investe em treinamentos de soft skills para a liderança. "Buscamos sempre gestores mais empáticos, que saibam ouvir e responder e estejam mais atentos às questões emocionais dos liderados", diz Juliana Cordeiro, coordenadora de RH.

 

Na General Water, que atua em um setor majoritariamente masculino, a escolhida para liderar a área de recursos humanos foi uma mulher (e mãe). Desde que assumiu o cargo, a diretora Nataska Schincariol centra esforços na formação de uma rede de apoio interna.

 

A General Water, da diretora de RH Nataska Schincariol a formação de uma rede de apoio interna tem um enorme peso no equilíbrio emocional dos funcionários.

 

Para ela, agir em problemas sociais com ações práticas, como política de empréstimo a juros zero, subsídio e financiamento de cursos técnicos e superiores, possibilidade de jornada reduzida para mães no primeiro ano de vida dos filhos e amparo para mulheres vítimas de violência doméstica, também tem um enorme peso no equilíbrio emocional dos funcionários.

Fonte https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/06/21/empresas-se-mobilizam-para-promover-ambientes-emocionalmente-sustentaveis.htm

Ato contra o fechamento do ambulatório Interno dos Correios e Telégrafos de João Pessoa PB

Na manhã desta terça-feira o SINTECT-PB realizou um ato de protesto contra o do Ambulatório no COA (Complexo Operacional Administrativo dos Correios). Diretores junto com os trabalhadores estiveram com carro de som e faixas cobrando o fim da negligência com os funcionários dos Correios.

Também estiveram presentes representantes da ARTEC, CUT, Sindicato dos Ferroviários, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Coletivo Nossa Voz, Mandato da Deputada Estadual Estela Bezerra e o Vereador Marcos Henriques.

O encerramento do Ambulatório está marcado para o dia 01 de julho. Serão aproximadamente 400 trabalhadores, entre funcionários dos Correios e terceirizados que prestam serviço no prédio, que ficarão desassistidos com o fim desse serviço. O Sindicato entrará com ação para impedir o fechamento do ambulatório.

Registro fotográfico 

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Aumento no número de casos de Covid-19 na capital paraibana


Presidente da Unimed-JP relata aumento no número de casos de Covid-19 na Capital; 36 pessoas foram internadas e nove estão na UTI.

O presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho, divulgou um relatório de atendimento das últimas 24 horas e destacou dados alarmantes: 36 pacientes estão internados com Covid-19, sendo que nove deles estão na UTI.

O médico e presidente da Unimed-JP, Gualter Ramalho, chamou atenção para o fato de que aos domingos, os atendimentos são mais reduzidos, quando comparados aos do meio da semana. Isso significa que esse número deve aumentar ao longo dos próximos dias.

"Preocupa-nos o impacto das festividades juninas. Ontem, observamos, pela TV, o Parque do Povo, lotadíssimo. Quinze dias depois, observaremos o impacto destas aglomerações", alertou o médico.

O médico lembra ainda que o sistema de saúde já vem sofrendo bastante pressão nos últimos dois anos e que um novo surto tensionaria ainda mais o sistema. "Estamos abarrotados de pacientes crônicos Covid, com reinternações e tratamento de reabilitação recorrentes pacientes agudos Covid com altíssimo custo assistencial e pressão nas unidades de saúde. De fato, precisamos da colaboração de todos e de um maior nível de consciência geral para superarmos mais uma batalha".

Proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas. Siga os conselhos da autoridade de saúde.

Fale com a autoridade de saúde local se quiser informações sobre as orientações mais relevantes para sua região.


Para evitar a propagação da COVID-19, siga estas orientações.

Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro), mesmo que elas não pareçam estar doentes.

Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.

 

Prefira locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados. Abra uma janela se estiver em um local fechado.

Limpe as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

Tome a vacina quando chegar a sua vez.

Siga as orientações locais para isso.

Cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.

Fique em casa se você sentir indisposição.

Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Ligue com antecedência para o órgão prestador de cuidados de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras bem ajustadas ao rosto podem prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, elas não oferecem proteção contra a COVID-19, por isso o uso deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos.

Reencontro memorável

Por

Laercio Silva

Jornalista DRT 003919

Um grupo de ex-funcionários da fábrica da Coca-Cola do distrito Industrial de João Pessoa (PB) se reencontrou após mais de 20 anos. A confraternização no sábado (18), na churrascaria A Gauchinha um memorável evento, grande festa para relembrar o tempo que trabalhavam juntos. Emocionante reencontro, onde foram revividos belos momentos gravados em nossas memórias, e relembrar os velhos tempos, muitas histórias, risadas com causos, os apelidos tão antigos que nem lembrávamos mais, as manias e os micos que vivenciamos, e matamos um pouco as saudades de uma turma que era muito unida, que acabou se afastando com o passar do tempo.

Momento feliz, encontro presencial marcante, suprimimos o carinho e a nostalgia com as pessoas que gostamos, acreditando na força da verdadeira amizade que levamos pro resto da vida. 

Registros fotográficos e vídeos 

























 

sábado, 18 de junho de 2022

Live Inspeção do Trabalho anuncia 3ª. Semana CAPACITA SIT

 

 

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) promoverá, por meio da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT), a 3ª Semana CAPACITA SIT, no âmbito das ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2022.

 

O evento já entrou para o calendário da SIT e acontece de 27 de junho a 1° de julho, de forma gratuita e sempre a partir das 9 horas.

 

A 3ª. Semana CAPACITA SIT é intitulada “Identificando os principais perigos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)” e destina-se a profissionais de segurança e saúde no trabalho, trabalhadores, empregadores, estudantes e todos aqueles interessados em ambientes de trabalho seguros e saudáveis e desejam aprofundar seus conhecimentos.

 

“Nesta edição buscamos trazer ainda mais conteúdo e novidades aos participantes. Teremos, por exemplo, dois temas por data e a participação de convidados externos, com a realização de uma mesa redonda diária, para complementar o conteúdo ofertado, sempre com foco em questões práticas”, explica o Auditor-Fiscal do Trabalho José Almeida Júnior, gestor da CANPAT 2022 e da Semana CAPACITA SIT.

 

As lives são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes.

 

Confira a programação:

 

3ª. SEMANA CAPACITA SIT – Identificando os principais perigos no PGR

 

- Dia 27/06 – Temas: “PGR aplicado à eletricidade” (AFT Maurício Franchi) e “PGR aplicado à Ergonomia” (AFT Mauro Muller) - Link https://youtu.be/IejYIvuY8q8

 

- Dia 28/06 – Temas: “PGR aplicado à Segurança de Máquinas” (AFT Ricardo Rosa) e “PGR aplicado ao Trabalho em Altura (quedas)” (AFT aposentado Gianfranco Pampalon) – Link https://youtu.be/Ut4MhFmyiuE

 

- Dia 29/06 – Temas: “Análise de Acidentes do Trabalho” (AFT Viviane Forte) e “Procedimento de Emergência” (AFT aposentado Roque Puiatti) – Link https://youtu.be/Phub4bN5eqI

 

- Dia 30/06 – Temas: “PGR aplicado a Agentes Químicos” (Gilmar Trivelatto e José Tarcísio Bushinelli, Pesquisadores) e “PGR aplicado a Agentes Físicos” (AFT Airton Marinho) – Link https://youtu.be/J3K3bTyVscA

 

- Dia 01/07 – Temas: “Inventário de Riscos no PGR” (AFT Ana Luiza Horcades) e “Desenvolvimento do PGR” (AFT Rodrigo Vieira Vaz) – Link https://youtu.be/ehVN-BZ5QiQ

Programa Justiça no SESMT

 


Programa Tambaú Imóveis & Negócios

 

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Livro Gerenciamento de riscos ocupacionais GRO/PGR

 

Tenho exemplares para o envio pelo Correios autografado via Correio.

O valor do livro é R$ 85,00 (valor definido pela Editora) + despesa de Correio (PAC ou Sedex). Me envie o seu CEP e opção de envio para calcular. Formas de pagamento: PIX ou TED, que após o aceite informarei.

Livro autografado pelo Correio: Se interessar, poderei enviar pelo mesmo valor da Editora, acrescido das despesas de Correio. O pagamento poderá ser feito através do Pix ou transferência bancária. Para cálculo, o interessado deverá informar o CEP de destino. Muito obrigado!

 

LANÇAMENTO - Editora LTr Ltda!

 

Aprenda tudo sobre o GRO / PGR. O que eu previa em 2003 aconteceu, hoje é LEI.

 

Esse conhecimento está disponível para você, não perca tempo, pois são poucas unidades.

 

Segurança do Trabalho:

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO / PGR, autoria de: José Augusto da Silva Filho.

 

Opções para compra e versões disponíveis:

 

 E-mail: vendas@ltr.com.br

 

Portal LTr (físico - papel):

 https://bit.ly/3esyOr0

 

Google Play (e-book): 

https://bit.ly/3esyOr0

 

Fone: (11) 2167-1101

Contato José Augusto

Whatsapp 11 99320-8637

Vejam matéria sobre Percepção de Riscos Ocupacionais do GRO

Acesso  

https://greenlegis.com.br/noticia/percepcao-de-riscos-ocupacionais-item-1-5-3-3-do-gro/

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Terceirização do SESMT descartada na reunião da CTPP em Brasília

 

 

Atualizado 20/05/2022

 

Por José Augusto da Silva Filho / Jornalista

 

Em todas as reuniões do GTT NR 4 (SESMT) que participei nas dependências da Fundacentro/SP, inúmeras, na qualidade de Assessor Técnico pela CSB, nunca houve consenso para terceirizar o SESMT, inclusive nas reuniões da CTPP ocorridas anteriormente em Brasília/DF.

 

Portanto, de forma surpreendente na reunião de ontem (19/05/2022), a Bancada dos Empregadores decidiu e se manifestou oficialmente, pela não inclusão do item da terceirização (item 4.7) Prestação de serviço por empresa especializada, pois segundo esta Bancada, a Lei Nº 13.429/2017, que altera dispositivos da Lei nº 6.019/1974 sobre a prestação de serviços terceirizados, pois afirmam que garante quem pretende terceirizar, apostando nisso, declararam. Acompanhando, portanto, a Bancada dos Trabalhadores pela exclusão deste item.

 

A Bancada dos Empregadores também se posicionou, decidindo não constar no texto da NR 4, nada sobre terceirização, inclusive a proposta do SESMT Especial (constituir sempre que as taxas de acidentalidade do estabelecimento estiverem acima das taxas do respectivo setor econômico).

 

Será constituído um Grupo de Trabalho para discutir o SESMT Especial, com o objetivo de alcançar as empresas que possuem uma alta incidência de acidentes possa ser obrigadas a contratar profissionais especializados até que sua condição de prevenção seja controlada, gerenciando e gerando um ambiente de trabalho isento de riscos ocupacionais.

 

Apesar de ser uma estratégia da Bancada dos Empregadores, isso provocará insegurança jurídica para as empresas, caso pretendam terceirizar, pois a Lei Nº 13.429/2017 trata-se de terceirização de atividades produtivas em âmbito empresarial privado, conforme voto do Relator Roberto Barroso, Relator da ADPF 324/DF; ação esta que julgou atividade-fim e atividade meio.

 

Explicado melhor este equívoco, para quem aposta na terceirização do SESMT, baseando-se nesta Lei, o Supremo Tribunal Federal não abordou nenhuma dessas questões, que não foram objeto da Arguição de Descumprimento de preceito fundamental, tampouco de precedente vinculante resultante do julgamento de recurso extraordinário com repercussão geral.

 

Portanto, os julgamentos versaram especificamente sobre terceirização de atividades produtivas em âmbito empresarial privado e não afastaram legislação específica sobre o tema. A dicotomia atividade-fim e atividade-meio foi analisada e superada sob a ótica da dinâmica da atividade produtiva das empresas.

 

Além do Artigo 162 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) garantir que as empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho, a Convenção N° 161 da OIT relativa aos Serviços de Saúde do Trabalho, Anexo XLIII, Decreto 10.088, de 5 de novembro de 2019, que o governo brasileiro já havia ratificado e promulgada em 22 de maio de 1991, estabelece que é responsabilidade de cada empregador em relação à segurança e saúde dos seus trabalhadores, devendo definir, pôr em prática e reexaminar periodicamente uma política coerente com relação aos serviços de segurança e saúde no trabalho.

 

Enfim, deve-se criar um modelo que não impeça a rotatividade dos profissionais do setor, evitando a descontinuidade de planejamentos e projetos de SST em andamento, principalmente com a vigência da NR 1, item 1.5 GRO neste ano.

 

Entendo, quando terceiriza tudo, todo o SESMT, se o terceiro não rezar na cartilha de quem contrata o serviço, ele é substituído e viram leilão e alta rotatividade, ou seja, um grande risco para a queda da autonomia do SESMT, para os trabalhadores e para os negócios da organização.

 

No item 4.4.2 desta revisão, determina os profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser empregados da empresa.

 

Outra proposta que gerou discussões, mas não foi incluída no novo texto, tratava que quando houvesse obrigatoriedade de contratação de mais de um profissional de cada categoria do Quadro II (médico do Trabalho, engenheiro de Segurança do Trabalho, técnico de Segurança do Trabalho, enfermeiro do Trabalho, auxiliar e técnico em Enfermagem do Trabalho), a organização poderia manter no mínimo 50% do quantitativo de cada categoria profissional, podendo substituir os demais por especialistas em nível de pós-graduação nas áreas de Ergonomia, Higiene Ocupacional ou Psicologia do Trabalho.

 

Vamos aguardar agora, a publicação do novo texto no Diário Oficial da União, que será publicado após ser analisada e examinada a juricidade e constitucionalidade e das boas práticas jurídicas, pela Consultoria Jurídica do Ministério do Trabalho e da Previdência. Após publicada a Portaria, 90 dias para vigência.

 

Destaques para algumas novidades na revisão

 

Houve alguns avanços na revisão sob a minha ótica:

 

- O SESMT terá a finalidade de pesquisar, planejar, implementar, controlar e executar governança em SST, integrado ao GRO / PGR, com a finalidade de proteger a integridade das pessoas e promover a saúde dos trabalhadores.

 

- Quadro II - Dimensionamento do SESMT: Será por número de trabalhadores e não de empregados. Foi uma sugestão inteligente e aprovada, principalmente pelo fato de o GRO ser para todos os trabalhadores, e não apenas para empregados da organização. Defendo esta tese há anos e a defendi nas reuniões do GT NR 4 (SESMT). O Quadro I, de Classificação dos Graus de Risco das atividades econômicas, será revisado em um prazo de dois anos e, posteriormente, será revisto a cada cinco anos, garantindo sempre uma atualização da norma. Além disso, o Quadro de Dimensionamento foi mantido com o mesmo número de profissionais previstos.

 

- Redução da jornada de trabalho para os Tecnicos de Segurança do Trabalho, Auxiliar e Tecnicos de Enfermagem do Trabalho para 36 horas semanais, com jornada não inferior a 4 horas por dia;

 

- Definição de competência do SESMT bem harmônica e ampla;

 

- Critérios bem definidos para os SESMT Regionalizado e Estadual;

 

- Garantia para os meios e recursos necessários para o cumprimento dos objetivos e atribuições do SESMT;

 

Há uma queixa, quanto a ampliação de cobertura do SESMT. Segundo se especula que menos de 2% possuem cobertura e 98% estão desobrigados de constituir o serviço, devemos buscar e propor soluções e não lamentar problemas, pois quanto a universalização do SESMT, ou seja, ampliação de cobertura para as empresas desobrigadas a constituir este Serviço, aconselho e lembro ao governo, arremeter para a alternativa de rever a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST e Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PLANSAT, onde prevê esta possibilidade, pois foi uma lição inacabada, pois o Decreto Nº 7.602 que aprovou como uma política de Estado e não de governo, é de 7/11/2011 Lá prevê o envolvimento e participação do BNDES, Sebrae e outras representações legais das Pequenas, Médias e Microempresas.


Segue o sumário do texto aprovado:

 

4.1 Objetivo

4.2 Campo de aplicação

4.3 Competência, composição e funcionamento

4.4 Modalidades

4.5 Dimensionamento (mantidos os Quadros I e II)

4.6 Registro

4.7 Prestação de serviço por empresa especializada (excluído)


Outras deliberações na CTPP - Normas Regulamentadoras

 

Além das deliberações em relação à NR 4, a CTPP também consensou a maioria dos itens da NR 6 (Equipamento de Proteção Individual) e NR 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento), além das propostas de atualização das NRs 8 (Segurança em Edificações) e NR 14 (Trabalho com Fornos). A deliberação da NR 25 (Resíduos Industriais), programada para esta reunião, ficou prevista para o próximo encontro da CTPP.

 

A Comissão ainda aprovou a prorrogação da suspensão, por mais seis meses, do início de vigência do item 31.7.4 da NR 31 (SST na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura), aprovada pela Portaria SEPRT nº 22.677, de 22 de outubro de 2020. O item determina que a aplicação de agrotóxicos com a utilização de atomizador mecanizado tracionado somente pode ser realizada por meio de máquina com cabine fechada, excetuando-se o caso das culturas em parreiras.

 

Agora, os textos seguem para verificação da redação final e procedimentos administrativos e preparação para publicação da norma, ainda sem prazo.

 

©José Augusto da Silva Filho

Jornalista Reg.Prof. 0089062/SP

Consultor Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho,

Consultor Técnico da Revista Proteção

Assessor Técnico no GTT NR 4 SESMT revisado

 

Contatos:

(11) 99320-8637 com whatsapp

augustomehana2@gmail.com

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