segunda-feira, 30 de abril de 2018

II Pedalada Ambiental Abril Verde Paraíba 2018

Transição do ABRIL VERDE para MAIO AMARELO Paraíba 2018




Este ano em especial a transição do ‘Abril Verde para o Maio Amarelo’ em João Pessoa na Paraíba.

Com a transição do ‘Abril Verde e Maio Amarelo’; Sendo o mês de abril dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e o “Maio Amarelo” voltado à prevenção de acidentes de trânsito, onde se enquadra o acidente de trajeto, que também é considerado acidente de trabalho.

A APEAMB Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais realizou neste domingo dia (29), o encerramento das ações da Campanha ABRIL VERDE na Paraíba, com a II Pedalada Ambiental concluindo com brilhantismo o ciclo de acontecimentos da programação deste ano, que teve início no dia 03 de abril. Registrando-se momento histórico no encerramento, a Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho Kátia Lemos, representando a Comissão Permanente Regional do Abril Verde na Paraíba, passou de forma simbólica para o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito Detran-PB Agamenon Vieira, ‘o Bastão da Prevenção’, encerrando o Abril Verde e dando início ao Maio Amarelo.
 
A pedala saiu da praça da Independência no bairro do Tambiá até o busto de Tamandaré na praia de Tambaú, na chegada os ciclistas foram recepcionados com variedade de frutas postas nas tendas de apoio, sorteios de 06 bicicletas, vários Kits para churrasco, entre outros brindes, mais de 500 ciclistas participaram desta pedalada em prol da prevenção dos acidentes de trabalho e no trânsito.

Nivaldo Barbosa, Técnico de Segurança do Trabalho, idealizador do ABRIL VERDE no Brasil, pronunciou: “as ações de prevenção e conscientização não param no mês de abril, durante o ano inteiro promovemos atos alusivos à saúde e segurança do trabalhador de forma preventiva para que possamos diariamente contribuir com a redução dos acidentes e doenças profissionais”.

Registro fotografico










quinta-feira, 26 de abril de 2018

Curso NR 33 no IPC/PB Instituto de Polícia Científica do Estado da Paraíba.



Curso de Trabalho em Espaço Confinado para Peritos do IPC/PB, também conhecido como Treinamento NR-33, de acordo com a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, que se refere à segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.

Espaço Confinado é definido pela NR-33 como uma área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possui meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde pode existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Alguns exemplos de espaços confinados são os serviços de gás, esgoto e eletricidade.

Para entrar em um espaço confinado, a empresa deve fornecer uma autorização para Permissão de Entrada e Trabalho – PET. Esta permissão é exigida por lei e é executada pelo supervisor de entrada. O curso é obrigatório para trabalhadores, vigias e supervisores que trabalhem em espaços confinados.
Sobre o curso

O perito criminal Robson Félix Mamede, fez a abertura do curso agradecendo a parceria do Instituto de Polícia Científica da Paraíba com a Campanha ‘Abril Verde’ no curso de ‘Espaço Confinado NR 33’, realizado no período de 24 a 25 de abril na Acadepol com aula no modelo de educação teórico-prático que abrangeu Peritos de várias áreas de ação da segurança pública e da defesa social.

O curso teve a coordenação de Hélio Melo, Bombeiro Civil, Operador de Resgate Industrial e em Espaço Confinado; ministrado por Uirapuru Florêncio, Sargento do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Ronilton Trajano, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Hélio Melo, Bombeiro Civil o evento contou com a presença do  idealizador da Campanha Nivaldo Barbosa; O objetivo foi preparar os peritos criminais para ações e procedimentos operacionais nos desastres e perícias em locais de difíceis acessos abrangendo também busca e recuperação de corpos em evento inesperado que cause morte e ferimentos as pessoas.



O presidente do Sindicato dos Peritos Herbet Boson, prestou homenagem ao amigo da Perícia Paraibana Hélio Melo.
A Academia de Ensino de Polícia é um local de referência com instalações e estrutura pedagógica disponibilizada em ambiente propício para promover o encontro dos policiais de todas as regiões do estado da Paraíba e assim facilitar o debate e a troca de experiências.

ABRIL VERDE 2018 na PB - Audiência na Câmara Municipal de Patos


ABRIL VERDE NA PB - Audiência na Câmara Municipal de Patos discute riscos do benzeno para saúde de trabalhadores
 
A audiência foi realizada dentro da programação do Abril Verde na Paraíba, justamente para discutir os riscos dessa substância para a saúde de trabalhadores e as ações preventivas que serão implementadas no município. A sessão contou com a presença do procurador do Trabalho Raulino Maracajá, da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Patos), Yara Dayane, e de várias autoridades do município do Sertão paraibano.

“No município de Patos, mais de R$ 1,4 milhão foram os gastos previdenciários, nos últimos seis anos, com aproximadamente 300 ‘auxílios-doença’ por acidentes de trabalho. Foram mais de 34 mil dias de trabalho perdidos”, afirmou Raulino Maracajá. “Os números são altos, mas ainda são subnotificados. Os números de trabalhadores que se acidentam, adoecem e ficam incapacitados é muito maior do que mostram os registros oficiais”, acrescentou o procurador, citando dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

A coordenadora do Cerest-Patos, Yara Dayane, disse que é necessário conclamar a população a discutir constantemente sobre a saúde dos trabalhadores. “Houve uma boa exposição dos perigos que o benzeno pode causar aos trabalhadores. O problema é realmente muito grave e a sociedade precisa abrir os olhos diante desse problema”, afirmou.

A audiência pública foi uma propositura de autoria da vereadora Edjane Araújo. De acordo com a parlamentar, será solicitado que todos os proprietários de postos de combustíveis de Patos façam exames periódicos para acompanhar a presença de benzeno na corrente sanguínea de seus funcionários.

“A partir desta audiência, vamos apresentar um Projeto de Lei para criar um Fórum Permanente de discussão sobre os cuidados da saúde do trabalhador”, informou a vereadora Edjane Araújo.

Participaram também da audiência pública a juíza Francisca Poliana, o secretário de Meio Ambiente de Patos, Natércio Alves; a professora do IFPB, Hanne Back, além de vários vereadores.

Benzeno. É uma substância contida na gasolina, e a exposição aguda por inalação (em curto prazo) pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como a irritação de olhos, pele e vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência. O não uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pode comprometer a saúde de frentistas e demais profissionais que manipulam diariamente este químico.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Paraíba na CANPAT 2018

Orgulho para os prevencionistas paraibanos representados por Edvaldo Nunes, autor do livro Manual do Supervisor de Trabalho em Altura, convidado do Ministério do Trabalho em Brasília DF para ministrar palestra sobre trabalho em altura no dia 26.04 na CANPAT - Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A Canpat faz parte do campanha Abril Verde, conjunto de ações realizadas pela sociedade para dar visibilidade ao tema da segurança e saúde no trabalho.

O foco é dar visibilidade à prevenção de acidentes e às doenças do trabalho, que atingem, diretamente ou indiretamente, a todo o conjunto da sociedade. A consolidação de uma cultura de prevenção depende de cada um de nós. É essencial que o cidadão brasileiro perceba que, quando acontece um acidente do trabalho, toda a sociedade é impactada.

Um conjunto de ações para todo o país, conduzidas pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), que integra a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, e pelas superintendências regionais e gerências do Ministério.

Sesc e o Núcleo de Saúde Ocupacional realizaram a palestra “Trabalho em Altura – NR 35” Abril Verde 2018


Abrindo a terceira semana da campanha Abril Verde, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Sesc e o Núcleo de Saúde Ocupacional (Nusoc) realizaram a palestra “Trabalho em Altura – NR 35”, na manhã da última segunda-feira (16/4), no Auditório do Sesc. Prestadores de serviços terceirizados e demais funcionários do Sesc estiveram presentes no evento, que tinha como objetivo a conscientização, prevenção e incentivo à realização de um trabalho seguro.





Cristo Redentor de braços abertos para a campanha Abril Verde.


Rio de Janeiro – Pelo segundo ano consecutivo o Cristo Redentor estará de braços abertos para a campanha Abril Verde. A pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (26), ele estará iluminado, das 19h30 até 21h, na cor alusiva ao movimento. A ação marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril.

Paralelo à iluminação do Cristo, será realizada uma benção pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho, às 18h30, no Santuário do Cristo Redentor, pelo cônego Manoel de Oliveira Manangão, vigário do local. O evento terá a presença do procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela; e da procuradora e coordenadora regional da coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) do MPT-RJ, Juliane Mombelli, além de outras autoridades.


Após visita realizada hoje (25) pelos procuradores ao cardeal Dom Orani João Tempesta, ele garantiu novamente e comprometeu-se pessoalmente a orientar todos os padres do Rio de Janeiro para que incluam na homilia das missas dos dias 28 e 29 deste mês uma benção especial pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho no país.

Amanhã acontece também, como parte das ações do Abril Verde no Rio de Janeiro, um seminário no TRT da 1ª Região, conforme notícia publicada no site da PRT da 1ª Região, que pode ser conferida aqui.

Estatísticas – De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Rio de Janeiro registra um acidente de trabalho a cada 13m9s, resultando em uma morte a cada 2 dias 8h22m49s. Com esses números, o estado ocupa o terceiro lugar do Brasil com mais registros de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), com 239.827 de 2012 a 2017. Os dois primeiros lugares ficam com São Paulo (1.129.260) e Minas Gerais (306.606).

Já o município do Rio de Janeiro é o segundo lugar em número da CATs no país com 133.232 registros. O primeiro lugar é o município de São Paulo 294.730. As atividades econômicas que possuem mais CATs são: atividades de atendimento hospitalar; atividades de Correio; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados; bancos múltiplos, com carteira comercial e construção de edifício.

Em relação as despesas do INSS com afastamento, o estado teve um custo de mais de R$ 1 bilhão entre 2012 e 2017. Os setores com mais afastamentos do INSS são:  bancos, comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados, transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal e em região metropolitana, e construção de edifícios.

Campanha – O Abril Verde é uma alusão ao Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, os gastos estimados com benefícios acidentários no país já ultrapassam R$ 1 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano. Nesse período, foram emitidas mais de 150 mil Comunicações de Acidentes de Trabalho, entre as quais estão notificadas 585 vítimas fatais.

A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho e por estar relacionada a diversas áreas da saúde.

Tema – Em 2018, a campanha do MPT tem o tema “Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho. São realizadas ações integradas de todo o MPT e instituições parceiras durante este mês, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que quanto “mais prevenção no trabalho, mais vida”.

Também foi lançada a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que este ano traz 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

As fotos também ficaram expostas no Senado (2 a 13 de abril), na Câmara dos Deputados, no Tribunal Superior do Trabalho, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de em outras unidades do MPT, shoppings e diversos órgãos públicos no território nacional.

Além disso, são exibidos vídeos da série “Não vire manchete!”. São cinco episódios, exibidos a cada segunda-feira do mês de abril na página oficial do MPT, que mostram histórias de acidentes reais com danos irreversíveis a trabalhadores, como forma de alertar para a importância da prevenção. Os vídeos podem ser disponibilizados para eventuais canais de TV interessados. Também foram produzidos spots (áudios) de rádio que podem ser baixados pelas emissoras cadastradas na agência Rádio Web e utilizados na programação.

Outras ações incluem emissão de ofícios para autoridades locais solicitando a iluminação de prédios públicos com a cor verde, palestras, distribuição de laços verdes e adesivos, inclusão da frase “Mais proteção no trabalho, mais vida! Por um Brasil sem doenças e acidentes do trabalho” nos documentos oficiais do MPT utilizados durante o mês, e a publicação de uma edição especial da revista MPT Em Quadrinhos sobre o Abril Verde.

Abril Verde e Faculdade Três Marias, Juntos pela vida!


A campanha do Abril Verde tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

Em virtude disso a Faculdade Três Marias veste o verde e apresenta o Encontro "Abril Verde & Três Marias, Juntos pela Vida" com a presença confirmada de grandes profissionais da área. 

O evento contou com a participação do Engenheiro de Segurança Renato Alvarenga, Aparecida Estrela, Médica do Trabalho Mônica Costa e o Tecnólogo em Segurança do Trabalho Nivaldo Barbosa dos alunos e público externo.

Registros fotográficos



Abril Verde Itinerante no Cariri 2018 - São João do Tigre PB



Workshop SESI sobre Segurança e Saúde no Trabalho




Abril Verde 2018 UFCG


Registro fotográfico
 Palestrante: Maria Aparecida Rodrigues Estrela


Professora Bethânia Gama

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...