terça-feira, 30 de abril de 2024

NOTA TÉCNICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DA PARAÍBA - Os profissionais habilitados para a formação e atualização da brigada de incêndio devem ter qualificações.

 

No item 4.4.6 da Nota Técnica os profissionais habilitados para a formação e atualização da brigada de incêndio deve ter uma das seguintes qualificações:

a) formação em Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho, devidamente registrado nos conselhos regionais competentes ou no Ministério do Trabalho, com diploma constante de carga horária mínima de 120 h/a de prevenção e combate a incêndio, e 80 h/a de atendimento pré-hospitalar;

Nota: Os profissionais com formação em Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho deverão possuir diploma constante da carga horária acima descrita para que possam atuar e certificar a Brigada de Incêndio na área específica de acordo com sua formação profissional.

b) o médico e o enfermeiro do trabalho, devidamente registrado no conselho regional competente, exclusivamente pelo treinamento de primeiros socorros;

c)Bacharelado em Engenharia, devidamente registrado no conselho regional competente, possuidor de pós graduação latu sensu segurança contra incêndio ou engenharia de segurança do trabalho;

d)Bacharelado em Arquitetura, devidamente registrado no conselho regional competente, possuidor de pós-graduação latu sensu em engenharia de segurança contra incêndio ou engenharia de segurança no trabalho;

e) Oficiais da Reserva Remunerada dos Corpos de Bombeiros Militares, possuidores do Curso de Formação de Oficiais – Bombeiro Militar, ou do Curso de Habilitação de Oficiais, com diploma constante de carga horária mínima de 120 h/a de prevenção e combate a incêndio, e 80 h/a de atendimento pré-hospitalar;

Nota: Fica vedado às praças bombeiros militares da ativa ministrar cursos de formação e atualização das brigadas de incêndio, exceto mediante designação do Comando da Corporação ou da Diretoria de Atividades Técnicas, as quais poderão ministrar o curso para fins de formação e atualização das brigadas de incêndio somente aos órgãos da Administração Pública.

f) Praças da Reserva Remunerada dos Corpos de Bombeiros Militares, com diploma constante de carga horária  mínima de 120 h/a de prevenção e combate a incêndio, e 80 h/a de atendimento pré-hospitalar.

Nota: As praças bombeiros militares da ativa, com a qualificação profissional acima descrita, mediante designação do Comando da Corporação ou da Diretoria de Atividades Técnicas, poderão ministrar o curso para fins de formação e atualização das brigadas de incêndios dos órgãos da Administração Pública.

4.4.7. O profissional habilitado deverá obrigatoriamente ser credenciado na Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo

NORMA TÉCNICA Nº 17 – CBMPB

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, mediante a apresentação da documentação de comprovação acadêmica exigida nesta NT e do pagamento da taxa correspondente, exceção feita ao previsto na Nota das alíneas “e” e “f” do item 4.4.6 desta  NT.

Nota: O credenciamento ocorrerá mediante protocolo de requerimento na DAT/CBMPB, endereçado ao Diretor de Atividades Técnicas do CBMPB, anexando a documentação da formação acadêmica exigida nesta NT.

4.4.9. Para fins de instrução prática e teórica, os grupos de alunos do curso de formação ou atualização da brigada de incêndio devem ser compostos de, no máximo, 30 (trinta) alunos.

Leiam na íntegra a Nota Técnica nos link abaixo

https://docs.google.com/document/d/11F1BNipjrcWaiS8jfQSbJp215dklELNPUSjitMzQ-PI/edit

https://bravo.bombeiros.pb.gov.br/portal/wp-content/uploads/2024/01/NT-17-2024-CBMPB-Brigada-de-Incendio.pdf

Dia do Trabalhador: o que comemorar?

 

O Dia do Trabalhador, celebrado neste 1º de maio, também é uma data para relembrar os desafios na promoção do trabalho, do emprego e da renda, com garantia de direitos e da dignidade da pessoa humana no Brasil.  Por trás de peças comemorativas que exibem rostos felizes, há dados preocupantes que apontam para precariedade, falta de segurança, informalidade e desrespeito às diretrizes estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), situações enfrentadas, dia a dia, por Auditores-Fiscais do Trabalho. 

Uma estatística que escancara essa realidade é o recorde de pessoas resgatadas do trabalho análogo à escravidão, registrado em 2023. No ano, 3.190 trabalhadores foram retirados pelos Auditores-Fiscais do Trabalho de jornadas exaustivas e extenuantes, de situação de servidão por dívida, trabalho forçado e condições degradantes. As cenas, constantemente veiculadas pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego e disseminadas pela imprensa, chocam, mas não dão conta daquilo verificado in loco nessas ações, onde os Fiscais se deparam, ainda, com a resistência dos empregadores e, por vezes, ameaças e violências. 

Outro dado também alarmante é o número de acidentes de trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil, em 2023 foram notificados junto ao INSS 612,9 mil acidentes de trabalho e 2,5 mil óbitos decorrentes das atividades exercidas. Casos recentes, como o do caminhoneiro encontrado morto dentro da cabine do veículo, após dirigir por, pelo menos, 16h ininterruptas, ou das empregadas domésticas do influencer Carlinhos Maia, submetidas a risco de queda em altura, ao serem obrigadas a limpar uma palmeira sem equipamentos de segurança, demonstram também a extensão do desafio da Inspeção do Trabalho. 

Atualmente, são apenas 1.907 Auditores-Fiscais do Trabalho na ativa. Ainda assim, mais de 40 mil autos de infração foram lavrados em 2023 por ausência de adoção de procedimentos de segurança estabelecidos em lei, a exemplo da recente interdição da área de passagem no aeroporto de Congonhas, onde uma trabalhadora perdeu a vida, meses atrás. No total, o ano registrou 160 mil autos de infração por desrespeito à legislação trabalhista. 

Enquanto buscam a garantia dos direitos sociais e dos direitos fundamentais, os Auditores-Fiscais do Trabalho sofrem com o gigantesco déficit de pessoal, que será parcialmente corrigido pelo concurso em andamento, com a falta de segurança, com péssimas condições de trabalho e com o desprestígio do governo, em face da quebra da isonomia salarial com os Auditores-Fiscais da Receita Federal.


segunda-feira, 29 de abril de 2024

Após estrutura colapsar durante festa, bombeiros interditam casa de shows de João Pessoa



Acidente foi durante o show Vibe do Sagaiz, na noite desse domingo 28 de abril. 

Pelo menos 46 pessoas feridas ficaram após a queda do teto de uma casa de show, em João Pessoa, nesse domingo. Segundo boletim médico do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado na capital paraibana, 35 já foram liberadas. Sete pessoas passaram por procedimentos médicos e seguem em observação e duas, uma de 20 e outra de 42 anos, estão com quadro clínico grave.

O acidente aconteceu durante uma festa chamada a Vibe do Sagaiz, promovida pelo cantor Gustavo Sagaiz, que se apresentava no momento no momento do desabamento. Após a queda da estrutura de madeira e telhas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiro foram acionadas para socorrer as vítimas, levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Por meio de suas redes sociais, Sagaiz disse que a situação só não foi mais grave porque a estrutura de palco escorou parte do teto.

“Agora vamos aguardas as investigações da polícia e do bombeiro! Só queria deixar claro que não foi a estrutura de palco que caiu”, destacou o cantor. “A estrutura de palco salvou as vidas que lá estavam. O que caiu foi o teto a casa de show. Todos nós queremos um posicionamento da casa de show”, disse ainda. “A gente contratou um dos locais mais caros de João Pessoa! Sem palavras! Meus amigos estão no hospital”, acrescentou Sagaiz.

A página da rede social do UP Garden, local do evento, foi apagada e ainda não houve nenhum posicionamento dos proprietários sobre o acidente.

Foi oficialmente interditada na manhã desta segunda-feira (29) uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa. A interdição acontece horas depois de um acidente em que a estrutura do local desabou e deixou 44 pessoas feridas.

De acordo com a nota, uma equipe de bombeiros foi até o local, mas não encontrou nenhum responsável pelo espaço. E como não foi apresentado alvará de funcionamento ou documento que comprovasse a vistoria que autorizava a realização do evento, o local vai permanecer fechado por tempo indeterminado.

Os responsáveis pelo estabelecimento UP Garden, onde o acidente aconteceu, foram procurados pelo g1 por várias vias de contatos, mas não responderam ou atenderam as ligações.

O acidente aconteceu na noite deste domingo (28), durante uma festa que contava com várias apresentações musicais. No momento em que o cantor Gustavo Sagaiz estava no palco, uma estrutura de madeira e telhas desabou por cima de artistas e público.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Sagaiz informou que era o responsável pela festa e que foi ele quem contratou a casa de eventos. Ele, contudo, diz que não é o responsável pela estrutura. Ninguém do espaço se pronunciou.

Na hora do acidente, cinco unidades de resgate dos Bombeiros e sete do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas mesmo assim o número foi insuficiente. Muitos, assim, precisaram ser levados ao hospital em carros particulares.

 
   Entrevista com o Presidente do CREA PB Renan Azevedo, diz que local não tinha habilitação técnica.

x

Momento de louvor e oração em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Ação do SESMT cidade portuária de Cabedelo-PB.

 

 

Convite para a Cerimônia de Encerramento da Campanha Abril Verde 2024 CAMPINA GRANDE-PB.

 Faça sua inscrição e confirmação de presença pelo QR Code.

Salário digno e alimentação, também é saúde e segurança para o trabalhador.

Programa Paraíba Agora 



Hospital Universitário Alcides Carneiro promove ações na campanha Abril Verde

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, promove uma série de atividades para conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Com palestras, jogos interativos e debates, a equipe de saúde e segurança do trabalho do hospital busca disseminar a importância da segurança no ambiente laboral.

 

Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) aderiu à Campanha “Abril Verde”.  Trata-se de uma campanha em que o mês é inteiramente dedicado à conscientização sobre questões relacionadas a acidentes de trabalho.

O objetivo das ações era conscientizar os colaboradores sobre os acidentes no ambiente laboral. Para isto, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho em parceria com a CIPA, CGM, SVSSP e Unidade de Reabilitação, desenvolveu nos dias 27 e 28 de abril, ações interativas, distribuição de panfletos, ações de saúde e realização de ginástica laboral nos setores, tendo como tema: "Mais prevenção, mais cuidado, mais vida”.

O evento contou com a presença de mais de 200 funcionários no Stand de Saúde e Segurança, que, além de transmitir conteúdos importantes, divertiram e engajaram todos os participantes.

De acordo com o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Gildo Veríssimo da Silva, apoiar o Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes. É preciso gerar a conscientização que somente com o envolvimento, com a troca de informações, é que se pode favorecer uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho. A saúde e a segurança do trabalho dependem da participação ativa de todos.

Abril foi escolhido por ter duas datas relevantes, o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O USOST é a sigla adotada pela EBSERH que significa Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, correspondente ao SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, regido pela norma regulamentadora n° 4 do MTE e que tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

No quadro 'Saúde em Dia', do programa Conexão Caturité, o assunto foi à campanha Abril Verde. O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, vai promover uma série de atividades para conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Fique por dentro no link abaixo mais informações ouvindo o podcast completo.

https://soundcloud.com/paraibaonline/saude-em-dia-huac-promove-programacao-em-alusao-ao-abril-verde?si=e220741a585746b4acd20970340c64ed&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing



Durante o evento Ubiratan Pereira de Oliveira, recebeu homenagens pela propositura da 1º Lei do Abril Verde no Brasil.  

sábado, 27 de abril de 2024

Especialistas debatem segurança, saúde e bem-estar durante Seminário Abril Verde na FIEPB

 

Na abertura do Seminário Abril Verde, na noite desta quinta-feira, 25, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, em Campina Grande, a presidente do Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Vidros em Geral do Estado da Paraíba – SINDVIDROS/PB, Nelma de Freitas Pires Cavalcanti, que na ocasião representou o presidente da Federação, Cassiano Pascoal Pereira Neto prestou homenagens a representantes do Sindicatos dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego.


Nelma Pires entregou certificados de Reconhecimento ao técnico em segurança do trabalho e idealizador da Campanha Abril Verde, Nivaldo Barbosa, ao médico José Ribamar Gomes, auditor fiscal do MTE, e ao presidente da AEST-PB, Fábio Fernandes, pela contribuição que deram para ambientes de trabalho mais seguro e saudáveis. E na ocasião, ela ressaltou a importância da Campanha Abril Verde.





“Essa iniciativa é de extrema importância, não é por acaso que a Campanha Abril Verde acontece a uma década, porque precisamos entender que a saúde e a segurança do trabalhador é o pilar de representatividade maior em qualquer empresa, de qualquer segmento. Ter um colaborador saudável e seguro, é sinônimo de uma empresa produtiva, e que colabora com o crescimento econômico e social”, disse.

Após a homenagem, foi realizado um debate sobre o tema: Segurança, Saúde e Bem-Estar: Os pilares da Qualidade de Vida”, contando com a participação de Migliane Mello, engenheira de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI Nacional, Marcos Antônio Ferreira, procurador do MPT e da psicóloga e Secretária Executiva de Saúde Mental do Município de Campina Grande.

“O SESI tem dedicado muito do seu tempo, em função da saúde e segurança do trabalhador, buscando soluções que sejam viáveis, sejam tecnológicas ou operacionais para que a gente possa fazer ambientes mais saudáveis e promover a saúde e segurança do trabalhador”, afirmou a representante do SESI Nacional.

Já o procurador do MPT, Marcos Antônio Ferreira reforçou a importância do diálogo entre as instituições para reforçar a cultura da prevenção.

“Para que nós possamos mudar, e consolidar essa cultura de prevenção, o dialogo interinstitucional é fundamental, por isso que o SESI está de parabéns, porque a partir de eventos como este, nós podemos juntar diversos órgãos e entidades da sociedade civil, para discutir e debater e refletir as alternativas para garantir cada vez mais ambientes de trabalho hígidos e seguros”, disse o procurador do MPT.

Para a psicóloga e secretária executiva de Saúde Mental do município de Campina Grande, inserir no debate do Abril Verde, o bem-estar emocional, é algo excepcional.

“Trazer a Saúde Mental para o Abril Verde, de fato é uma iniciativa extraordinária porque a gente não pode deixar de pensar nessa totalidade quando se fala de bem-estar, trazendo além do acidente de trabalho, a questão da prevenção em saúde mental. Então parabenizo essa sensibilidade, pois temos aqui um auditório com profissionais das mais diversas áreas para discutir esse assunto que é tão importante e sensibiliza muitas vidas e pessoas”, ressaltou.




sexta-feira, 26 de abril de 2024

Auditores-Fiscais do Trabalho da Paraíba promovem palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho no setor da Construção Civil

Ana Mércia Auditora Fiscal do Trabalho
Por Jornalista Alamara Barros 

Na manhã desta quarta-feira, 24, os Auditores-Fiscais do Trabalho da Paraíba promoveram no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado, uma reunião de Disseminação de Conhecimento entre integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPEIROS), do setor da Construção Civil.

O evento em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril, também faz parte das atividades da Campanha Abril Verde que completa 10 anos de existência e foi implantada pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba.

O encontro contou com a palestra da Auditora-Fiscal Ana Mércia, sobre a importância da atuação da CIPA na prevenção de acidentes e na busca de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

“É uma discussão de suma importância, afinal estamos lidando com vidas, com trabalhadores que buscam por trabalho para ter e dar uma qualidade de vida melhor para sua família, e não o contrário. Por isso precisamos enfatizar a importância do papel da CIPA em identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente de trabalho, promover ações preventivas, orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância das medidas de segurança e saúde, investigar acidentes e incidentes ocorridos na empresa, entre outras atribuições”, completou.

O Auditor-Fiscal do Trabalho e chefe do setor de Segurança e Saúde do Trabalho, Carlos Emanuel que a construção civil é um setor que merece uma fiscalização mais específica e que são feitas constantemente. “Temos uma equipe especializada que tem essa competência de fiscalizar esses ambientes de trabalho em específico, no intuito de verificar situações que possam gerar riscos de acidentes de trabalho a esses trabalhadores, e, se identificada alguma irregularidade, aplicamos as medidas cabíveis, como interdição ou até mesmo embargo da obra”, explicou.

A professora e psicóloga da Universidade Federal da Paraíba, Thaís Augusta também foi uma das palestrantes e falou sobre a contribuição da CIPA na prevenção dos riscos psicossociais, assédio moral e sexual. “O papel da CIPA vai muito além de identificar os riscos de acidentes físicos, mas tudo que ocorre dentro do ambiente de trabalho que possa fazer mal ao trabalhador, como assédio moral, sexual e qualquer outra atitude que venha alterar a saúde emocional e psicológica desses colaboradores, ela tem como função primordial identificar esses riscos e tentar encontrar soluções com o empregador”, explicou.

É importante ressaltar, que segundo dados da Fiscalização do Trabalho na Paraíba, a Construção Civil é o setor que mais causa acidentes de trabalho no estado. Desde o início deste ano já foram registrados 26 embargos e duas interdições só neste setor. Neste sentido, a Campanha Abril Verde em parceria com a SRTE/PB, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o grave problema das centenas de milhares de acidentes de trabalho que ceifam vidas no Brasil e no mundo.

*Dados de acidentes com morte na Paraíba*

Com base nas Comunicações de Acidentes do Trabalho - CAT, no período de 2012 a 2022, estão alguns números registrados de acidentes com morte no setor da construção civil.

Construção de edifícios- 8,74%

Transporte rodoviário de cargas- 5,34%

Comércio (Hipermercados e supermercados)- 2,91%

Atividade de vigilância e segurança privada- 2,43%

Administração pública em geral- 2,43% 

Registro fotográfico



SIPAT - SIPATR Usina São João 2024

 
Por Laercio Silva
Jornalista 
Especialista em SST

Um clima agradável, clorosa recepção, teve início a SIPAT – SIPATR Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho sobre o tema: “Prevenção segurança e qualidade de vida” na usina São João na terra dos canaviais Santa Rita PB, em área recém-construída ambiente aprazível arborizado foi inaugurada com grandioso evento, reuniram-se gerência, encarregados, trabalhadores (as) e componentes do SESMT para assistir um bate-papo sobre o tema: “Saúde e segurança no trabalho”, como ministrantes TSTs Nivaldo Barbosa e Laercio Silva, profissionais presidentes do sindicato e da associação dos técnicos de segurança do trabalho do Estado da Paraíba.

Os palestrantes discorreram assuntos relevantes de forma criativa e participativa, com diálogo de humanização no trabalho, para promover a prevenção de acidentes e do adoecimento, segurança e saúde no trabalho na indústria e no campo rural agrícola, também, estimular a vontade de praticar a segurança, desenvolver a consciência de como é importante eliminar ou tentar neutralizar as ocorrências de acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, além de resgatar nos funcionários autoestima, valores e cuidados esquecidos pela afobação do dia-a-dia ou muitas vezes pelo excesso de confiança e perda do medo dos riscos.

Seu João, funcionário prestando serviços há 41 anos na usina, compositor, cantor raiz proporcionou cântico alusivo a prevenção de acidentes. 

 Simpatia em pessoa 

A animação contagiante envolveu os colaboradores de todos os setores, participaram de palestras, momento cultural, gincana, sorteio de brindes, quiz com atividades abordando temas que envolvem segurança e saúde no trabalho, dinâmica, trabalho em equipe, prática de esporte, ginástica laboral, teste de glicemia e coffe break.

O evento teve encerramento com a ilustre participação do diretor presidente da companhia, o Dr. Eduardo Ribeiro Coutinho, que enalteceu a importância do SESMT na prevenção de acidentes de trabalho, em proporcionar aos funcionários as informações e treinamentos dando condições necessárias para que todos realizem suas atividades laborais com consciência para que possam ter uma qualidade de vida melhor, a empresa está nessa luta contra os acidentes, porque o nosso bem maior são os nossos colaboradores.

Ressaltou também que na SIPAT SIPATR do próximo ano será com mais novidades e investimos, todos podem contar com a Diretoria da companhia para que o nosso ambiente de trabalho seja mais seguro e saudável, com isso todos ganham.

Elogiou de forma calorosa os organizadores (as) do evento, agradecendo a todos que contribuíram para o grande sucesso.

 "Registro do encerramento da SIPAT" início da caminha para a próxima Semana Interna de Prevenção de Acidentes!  

Eduardo Ribeiro Coutinho

Diretor presidente

 Programação





  Wanderson Grande Campeão
 

  

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cinema Verde exibição de documentário com tema: Projetando a saúde do trabalhador

Por Laercio Silva

Jornalista especialista em SST 

A Prefeitura de Campina Grande PB, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou nesta quarta-feira (24) a brilhante exibição do documentário “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar”, documentário dirigido pelo cineasta Marcelo Gomes, professor da rede municipal de Toritama no agreste de Pernambuco o maior produtor de roupas jeans do Brasil, considerada um centro ativo do capitalismo local, com mais de 20 milhões de peças jeans produzidas anualmente em fábricas caseiras; Em projeção no cinema do SESC com o objetivo de sensibilização, conscientização para alunos matriculados nas escolas técnicas que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral provocando para despertarem sobre a importância do equilíbrio entre trabalho e bem-estar pessoal, ao discutir a dinâmica da indústria e seu impacto na saúde mental e física dos trabalhadores, ação educativa que integrou a programação do Abril Verde Paraíba 2024, que versa sobre a prevenção contra os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho, promovendo a cultura de prevenção e valorização da vida.


Nivaldo Barbosa, idealizador do abril Verde no Brasil, presidente do sindicato dos técnicos de segurança do trabalho do Estado da Paraíba e da FENATEST Federação dos técnicos de segurança do Brasil, recebeu a comenda amigo do trabalhador.

Entrevista Dunga Júnior, Secretário de Saúde de Campina Grande

Anna Karla Souto Maior, Gerente dos Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador Secretaria de saúde municipal.

Dr. Marcos Antônio, Procurador do Ministério Público do Trabalho da 13ª Região.

Atração cultural Poetisa e enfermeira especialista em saúde mental da prefeitura de Campina Grande

Assista na íntegra o valoroso documentário “Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar!

 Registro fotográfico




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...