segunda-feira, 31 de março de 2014

Cada vez mais, profissionais de saúde sofrem com transtornos mentais


Uso e abuso de drogas, seguidos por depressão, transtornos e, em casos extremos, suicídio. Essas consequências de uma mente conturbada, avassaladoras para a vida de qualquer ser humano, atingem profissionais que dedicam a vida a cuidar dos outros: os médicos homens e mulheres de branco se tornaram pacientes em estado grave e preocupação nacional. Estudos mostram que a prevalência de transtornos mentais é quatro vezes maior na classe médica do que na população em geral. Diante do cenário, acendeu-se o alerta máximo para a saúde dos “doutores” e também para universitários da medicina, que dão indícios de caminhar pelo mesmo trajeto.Por lidarem com a vida e a morte tão de perto, esses profissionais, na maioria das vezes, não procuram ajuda, o que torna o quadro mais ameaçador, para eles e os pacientes.

“Estamos quebrando um pacto de silêncio. Não se comenta o estado de saúde mental da categoria. Mas, ao expor esses problemas, temos a intenção de alertar tantos os pacientes quanto os médicos que passam por isso e não buscam ajuda”, diz o psiquiatra José Raimundo Lippi, professor das faculdades de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP).

Preocupado com o quadro, ele comenta que tanto os estudantes quanto os profissionais formados convivem com a “figura do machado”. “Nós queremos salvar a vida. Existe na classe o desejo universal da imortalidade. O que nos faz nos sentirmos idealizados, onipotentes. Ficamos frustrados quando a morte leva um paciente e somos endeusados quando o salvamos”, comenta Lippi, acrescentando que em volta de todo esse universo de sentimentos está uma profissão estressante. Para a realidade de muitos, a tarefa diária é lidar com dois, três empregos; encarar jornadas de longas horas e plantões; e suportar pressões diárias.



sábado, 29 de março de 2014

Saúde e segurança do trabalho na construção civil são temas de seminário em Foz do Iguaçu

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná promoveu nesta quinta-feira (27) um seminário no auditório da Tarobá Construções, em Foz do Iguaçu.

O evento reuniu engenheiros, técnicos e proprietários de empresas da região para discutir a saúde e a segurança do trabalho na construção civil.

Entre os temas debatidos esteve a prevenção e as causas de acidentes de trabalho, conforme explicou Joaquim Pereira Alves Junior, que atua na assessoria jurídica do Sinduscon-Oeste/PR.

Já Rubens Patruni Filho, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, comentou sobre a necessidade de uma fiscalização mais rígida no setor.

O seminário teve como objetivo discutir uma abordagem estratégica para sustentabilidade das empresa. O Sindicato foi criado em 1993 para buscar o fortalecimento do setor e a implantação de serviços e atividades que atendam às necessidades das empresas associadas na região.


quinta-feira, 27 de março de 2014

Operário cai de andaime e morre

Samu ainda foi até o local para socorrer a vítima, mas o trabalhador já estava morto; delegada disse que o proprietário da obra onde ocorreu o acidente será intimado a prestar depoimento.

Reprodução/Diário do Sertão

Um operário da construção civil de 64 anos morreu na manhã desta quinta-feira (27) no município de Cajazeiras-PB, no Sertão do estado, a 468 quilômetros da Capital, após cair de um andaime de madeira que não suportou o peso e rompeu, derrubando o trabalhador de uma altura de cinco metros.

Esta já é a segunda vez que uma pessoa morre por acidente no trabalho, em menos de uma semana na Paraíba.
De acordo com informações da delegada plantonista de Cajazeiras, Aman Oliveira, o acidente aconteceu por volta das 10h30, no momento em que o operário, um carpinteiro, utilizava um andaime de madeira, numa obra localizada no Bairro dos Remédios, na Zona Leste do município.
A delegada informou ainda que o operário não usava equipamentos de segurança no momento do acidente. 
Aman Oliveira contou que uma linha de madeira do andaime estaria velha, teria rompido e provocado a queda da vítima. O operário teve traumatismo craniano e morreu ainda no local do acidente.
A delegada disse que o Samu foi até lá para socorrer a vítima, mas o trabalhador já estava morto. Ela falou que o proprietário da obra onde ocorreu o acidente será intimado a prestar depoimento e dar explicações sobre as condições de trabalho no local.

Ações regressivas em acidentes de trânsito


Acesso

Manual Fundacentro de riscos químicos



Segurança no trabalho será tema de congresso em Novo Hamburgo

Sob o tema “Segurança no trabalho, meio ambiente e qualidade de vida”, o objetivo do evento é mostrar aos profissionais, sociedade, empresários e trabalhadores a importância de fortalecer a cultura da segurança no ambiente de trabalho.

O 16º Congresso de Engenharia de Segurança de Trabalho – Conest é organizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – Anest, juntamente com as entidades filiadas regionais.

Será realizado de 06 a 08 de agosto, paralelamente à 17ª Construsul – Feira Internacional da Construção, na Fenac, em Novo Hamburgo. Nesta segunda, dia 17, durante a realização do Encontro Estadual de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT foi feito o convite oficial ao Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que destacou o bom momento em termos de geração de empregos que vive o país.

“Nacionalmente devemos chegar a um milhão e meio de empregos até o final do ano. Os números do Ministério do Trabalho e Emprego são os melhores possíveis. Nosso modelo econômico se baseia no aumento real de salários e geração de empregos que tem injetado bilhões de reais na economia. Os desafios agora são na qualificação profissional e avançarmos nesse sentido,” afirmou.

O titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul – SRTE, Flávio Zacher, destacou que o diferencial gaúcho na preocupação com o tema e chamou a atenção da importância da união entre empresários e trabalhadores.

O Congresso de Engenharia de Segurança de Trabalho é organizado em forma de rodízio nacionalmente, mas o Rio Grande do Sul não recebia a atividade há mais de dez anos.

“Hoje o Brasil tem 36 normas de segurança e saúde no trabalho e nos últimos anos novas normas foram reformadas e precisam ser apresentadas e discutidas. Aproveitaremos a Feira Construsul para isso. Traremos especialistas que participaram desse processo e que possuem experiência para difundir a cultura de prevenção”, afirmou o vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho – Ares, Nelson Burille.

A Feira Construsul no ano passado retornou aos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, com sucesso. O regresso para cidade superou a expectativa de público, pois além dos participantes já familiarizados ao evento, incentivou a visitação de compradores da Região da Serra e Vale dos Sinos. Foram mais de 77 mil pessoas, que lotaram os corredores dos pavilhões da Fenac.

Informações de playpress
FOTO: reprodução / div.



terça-feira, 25 de março de 2014

Acidente na Vertical Engenharia

Um acidente em um canteiro de obras deixou três funcionários soterrados no início da tarde desta terça-feira (25) no bairro do Altiplano, em João Pessoa –PB. Segundo informações do major Marcelo Lins, do Corpo de Bombeiros, eles estavam cavando um buraco de 10 metros de largura por 8 metros de profundidade, quando a barreira caiu sobre eles.
 Foto: Walter Paparazzo/G1
Até as 14h15, um dos funcionários já havia sido resgatado por equipes dos Bombeiros e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, ainda de acordo com informações do major Lins. Outro funcionário está recebendo oxigenação no local do acidente. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.

O Corpo de Bombeiros solicitou a presença do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e do Minsitério do Trabalho no local. O Crea já informou que enviou um fiscal à obra.

No local, está sendo construído um prédio da Vertical Engenharia. O gerente de obras da construtora, Jorge Saback, disse ao G1 que ainda não tem informações sobre como o acidente aconteceu porque ainda estava chegando ao local. Ele ainda informou que ia verificar o estado de saúde dos funcionários para determinar o que deve ser feito.



Concurso público

Suporte e Redes, Engenheiro Civil, Engenheiro Clínico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Assistente Administrativo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.



Enfermeiros alertam para prevenção de infeções

Por Lusa
A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses alertou hoje que é preciso apoiar os profissionais de saúde para que se cumpram as medidas de prevenção da infeção associada aos cuidados de saúde, nomeadamente a do local cirúrgico.

A AESOP lamentou que ainda "persistam alguns procedimentos menos corretos e facilmente evitáveis como a utilização de anéis, pulseiras e unhas artificiais por parte de profissionais de saúde que prestam cuidados diretos ao doente".

A este propósito, a enfermeira Elena Noriega, da AESOP, lembrou uma norma nacional publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em 2010 que orienta os profissionais de saúde para a prática correta da higiene das mãos nos cuidados aos doentes.

Desde que Portugal aderiu à estratégia da Organização Mundial da Saúde para melhorar a higiene das mãos, em 2008, a taxa de adesão a esta prática tem vindo a melhorar, situando-se nos cerca de 68%, disse Elena Noriega, que falava à Lusa a propósito do Congresso Nacional da AESOP, que decorrerá entre quinta-feira e sábado no Estoril.

Apesar da higiene das mãos ser uma medida com impacto conhecido na diminuição destas infeções, há outras medidas de precaução básicas, nomeadamente a higiene do ambiente e utilização correta de luvas, de "extrema importância na prevenção da infeção".

Entre 40% a 60% das infeções do local cirúrgico (ILC), que representaram 18% do total das infeções hospitalares no último estudo nacional de prevalência de infeção em 2012, podem ser evitadas com "medidas de prevenção, muitas delas simples", como a preparação pré-cirúrgica das mãos da equipa de cirurgia e "a administração criteriosa de antibiótico profilático no tempo certo".


II Encontro Municipal de Saúde e Segurança do Trabalho


O Prefeito Derivaldo Romão (Dedé) falou sobre os desafios que é conscientizar  população a respeito da necessidade de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, uma vez que a cultura está impregnada de velhos hábitos. A gestão municipal apoia eventos que possibilitem o esclarecimento dos trabalhadores a cerca dos riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como as formas de prevenção que agregam valor as ações de promoção da saúde, já aplicadas no município.

O Prefeito foi homenageado pelo SINTEST-PB Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba, pelo incentivo e apoio as ações em prol da melhoria da Segurança e Saúde dos Trabalhadores de Pedras de Fogo-PB.

Nivaldo Barbosa Presidente do SINTEST-PB homenagem ao prefeito


Representantes das secretaria, câmera dos vereadores e sindicato 

Instrutores e coordenadores do evento.

Mais fotos no facebook Laercio Silva 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Pós graduação em SST

Empresas procuram e contratam profissionais com especialização em segurança do trabalho, pois cada vez mais o Ministério do Trabalho exige o aperfeiçoamento e prevenção de riscos à saúde do trabalhador e cuidado com o meio ambiente.

FAISA abre inscrições para a Pós-graduação em Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional e Engenharia Ambiental.

De acordo com o diretor da FAISA professor Emerson Barros, o Estado da Paraíba tem várias empresas industriais de diversos segmentos... “Profissionais com formação em Segurança do Trabalho e Engenharia Ambiental têm uma admissão rápida no mercado de trabalho atual” afirma.

Os cursos aplicam técnicas na prevenção de acidente no intuito de garantir a integridade e a qualidade de vida dos trabalhadores, promovendo qualificação dos alunos para as melhorias contínuas das condições de trabalho e busca a eliminação, minimização e controle dos riscos presentes nos processos e ambientes laborais, independente do tipo e da relação de trabalho.

“Uma grande oportunidade se abre aos profissionais que trabalham em todas as organizações nas quais existe a utilização da força de trabalho” afirma TST Laercio Silva.

Aulas presenciais com professores pós graduados.

Informações pelo telefone (83) 8614-6944 / 9936-1723 / 8822-1610 Inscrições pelo email posfaisa@hotmail.com

APOIO


Formação Assistente Técnico


Concurso para Auditor Fiscal do Trabalho em 2014.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) poderá ter novo concurso para Auditor em 2014.

Por: Adrien Carlos

O senador Paulo Paim fez um apelo ao Ministério do Planejamento para que seja autorizada a realização de concurso público para contratação de 600 auditores fiscais do trabalho o mais breve possível. De acordo com o parlamentar, o Ministério do Trabalho já encaminhou o pedido de realização do concurso, fundamentado na existência de 900 cargos vagos na fiscalização de questões trabalhistas. Ainda segundo o senador, o pleito conta com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinat).

O último grande concurso na área aconteceu em 1984. O Brasil só tem hoje 2.759 auditores do trabalho para 200 milhões de habitantes informou Paim. A defasagem no contingente de fiscais na área produz a ínfima marca de apuração de apenas três mil dos 700 mil acidentes de trabalho registrados no país, conforme acrescentou o senador.
Dentre as funções do cargo de Auditor Fiscal do Trabalho estão as de assegurar, em todo o território nacional: o cumprimento de disposições legais e regulamentares, inclusive as relacionadas à segurança e à medicina do trabalho, no âmbito das relações de trabalho e de emprego, a verificação dos registros em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), visando-se à redução dos índices de informalidade; à verificação do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), objetivando maximizar os índices de arrecadação; ao cumprimento de acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho celebrados entre empregados e empregadores.

Ministério do Trabalho e Emprego deve abrir concurso para Auditor.

O último concurso para o cargo aconteceu em julho de 2013, com organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília-DF (Cespe/UnB) e ofereceu apenas 100 vagas. De acordo com o edital do concurso, publicado no Diário Oficial da União, os candidatos necessitavam de curso de graduação completa, em qualquer especialidade, para poder concorrer aos cargos. O salário para esta categoria de servidor é de R$ 14.280,00 - Veja o edital do último concurso.

A seleção teve 48.035 inscritos no total, gerando uma concorrência média de 480 candidatos por vaga. O resultado final do certame foi homologado no dia 8 de janeiro de 2014, iniciando a contagem do prazo de validade para nomeação dos aprovados, que é de seis meses, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, no interesse da administração pública federal. Na lista de classificação final consta apenas os nomes dos 100 aprovados, ou seja, para novas nomeações (vagas remanescentes) deverá ser aberto um novo concurso.

Com informações da Agência Senado


Audiência Pública para debater a NR 12 acontece em Recife/PE

Fonte: SINAIT 

Recife/PE - A Diretoria Executiva Nacional (DEN) realizará dia 24 de março, às 9h30min, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco -SRTE/PE, audiência pública para debater a Norma Regulamentadora - NR nº 12, sobre Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

A realização do evento conta com a parceria da Delegacia Sindical do Sinait e a Associação dos auditores fiscais do Trabalho de Pernambuco - Afitepe.

A NR, atualmente, está sendo revisada pela Comissão Nacional Tripartite - CNTT da NR12, a qual o Sinait recentemente passou a integrar, e há um forte movimento de empresários contra a Norma. Pressionados por empresários contrários à aplicação da NR, parlamentares já apresentaram dois projetos que estabelecem a sustação da NR 12. Um deles, apresentado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), após a intervenção do Sinait, foi retirado. Mas a resistência preocupa a categoria, pois trará como consequência o aumento da ocorrência de acidentes de trabalho.

A auditora fiscal do Trabalho, Aida Becker, coordena a comissão tripartite e, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, explicou que as Normas Regulamentadoras foram criadas em 1978 e desde lá a NR 12 existe, mas o antigo texto era muito genérico e não detalhava as regras. Até a última revisão a NR ainda possuía muitos conceitos ultrapassados, com mais de trinta anos. "As orientações relativas às máquinas de panificação foram acrescidas em 1998.  O Ministério do Trabalho atendia às demandas por meio de Notas Técnicas até 2008 e a partir daí criamos a Comissão Tripartite para revisar a NR12", informou.

Segundo a auditora fiscal, o processo de discussão foi tripartite e passou por todo o trâmite exigido para a aprovação das alterações no texto da Norma. "Nas discussões, o grupo percebeu que era necessária uma nova geração de máquinas que oferecessem maior segurança, além de adequar as já existentes. Tudo foi decidido na Comissão tripartite", disse Aida.

O vice-presidente do Sinait, Carlos Silva, em audiência com o deputado Sílvio Costa (PSC/PE), que, em novembro de 2013, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo - PDC 1408/2013, que susta a aplicação da NR 12, explicou que a NR prevê medidas de segurança e saúde para o manuseio de máquinas e equipamentos, cuja atividade figura como uma das maiores causadoras de acidentes do trabalho graves e fatais. Atualmente, o PDC tramita na CTASP sob a relatoria do deputado Roberto Santiago (PSD/SP).

"No Brasil, hoje, dentre os mais de 700 mil acidentes de trabalho que acontecem todo ano, cerca de 25% dos graves e fatais procedem de máquinas e equipamentos sem proteções adequadas. Números altos que poderiam ser evitados com as necessárias mudanças previstas na NR-12, evitando também as despesas futuras do Estado e das famílias com tratamentos médicos ou indenizações", observou Carlos Silva.

Foram convidados para a audiência pública o auditor fiscal do Trabalho/SP, Hildeberto Nobre, que é integrante da Comissão Tripartite; o deputado Silvio Costa (PSC/PE); o presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Pereira e todas as Centrais Sindicais de Trabalhadores e sindicatos associados.



Seminário NR 35


sexta-feira, 21 de março de 2014

Empresa Componel é multada por permitir trabalho precário

por Juliana Geraldo (Jornal EM TEMPO)

Sul-coreana Samsung foi multada, porque funcionários trabalhavam por longas horas.


A fabricante de componentes plásticos e placas de circuito impresso, Componel Indústria e Comércio foi multada em R$ 600 mil pelo Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª região) por submeter aproximadamente 600 funcionários a condições precárias de trabalho.
A sentença expedida pela Justiça do Trabalho faz referência à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada, em abril de 2013 que acusou a empresa de propiciar ambiente de trabalho precário e inseguro, com postos de trabalho antiergonômicos, além de situação de excesso de jornada e falta de concessão de descanso aos funcionários.

A Componel foi condenada a pagar indenização a título de dano moral coletivo. O valor será revertido para entidades filantrópicas idôneas, públicas ou privadas sem fins econômicos, reconhecidas e com notória atuação na área de apoio e assistência ao trabalhador, cuja indicação caberá ao MPT.

Segundo o procurador do MPT, Renan Bernardi Kalil, autor da ação judicial, a sentença obriga a empresa, além do pagamento da multa, a adotar vinte e cinco normas referentes à saúde, segurança dos trabalhadores e duração do trabalho.

“O descumprimento acarreta no pagamento de multa de R$ 1 mil por empregado e por obrigação violada”, esclareceu.

Kalil detalhou que, entre as determinações que a empresa deve cumprir, está a de manter bancadas que garantam boa postura ao trabalhador, não utilizar máquina ou equipamento cujos dispositivos de acionamento e parada sejam localizados de modo que acarrete riscos adicionais e utilizar as máquinas observando o respeito às exigências posturais e de movimentos e esforço físico demandado ao operador.


Acidente durante simulado com tirolesa no Peru


Ache outros vídeos como este em TÉCNICOS DE SEG. DO BRASIL, Unir-se é um bom começo - Foto

quinta-feira, 20 de março de 2014

Segurança dos colaboradores vale prêmio na Celtins

A Celtins - Companhia de Energia Eletrica do Estado do Tocantins dá prêmios à regional que tem os melhores números nos indicadores de segurança do trabalho. O ranking de segurança é avaliado anualmente e premia a regional que acumulou mais pontos no último ano.

A regional Gurupi teve os melhores números no ranking de segurança em 2013, e por isso o SESMT premiou o técnico de segurança do trabalho Daniel Santos e o Gerente Regional Mauricio Zanina. 

O SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho premia o gerente e o técnico de segurança do trabalho da regional vencedora com um notebook para cada. Além disso, são sorteadas duas bicicletas entre os eletricistas da regional premiada.

Para a premiação são avaliados vários itens de segurança, como comunicação de segurança entre os líderes e os eletricistas; número de acidentes em campo e com automóveis; exames médicos de eletricistas; palestras; fiscalização gerencial da equipe da Celtins e de empresas parceiras. Cada item tem uma pontuação e cada regional deve atingir metas acordadas com o SESMT, de acordo com o tamanho da equipe.

O ranking de segurança é uma ação do programa Segurança em 1ª lugar. “É uma competição saudável que começou em 2010 e houve uma grande melhoria nos indicadores de segurança, pois os líderes vestem a camisa do projeto para ganhar o prêmio”, disse Coordenador de Segurança do Trabalho Sérgio Vinicius Guimarães.


Concurso da CBTU inicia inscrição e oferece 81 vagas em João Pessoa.

A lotação dos cargos deste Concurso Público ocorrerá nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, João Pessoa/PB, Natal/RN e Maceió/AL.

Por   | Para: CBN Foz

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Inscrições Até 22 de abril Vagas 81 em João Pessoa Salário De R$ 1.024,17 a R$ 5.087,42 Taxa R$ 12,50 (médio), R$ 18,50 (médio técnico) e R$ 33,50 (superior) Prova 25 de maio.
As inscrições para o concurso público da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) começam a ser recebidas nesta quinta-feira (20), pelo site da empresa organizadora. O edital oferece 525 vagas, sendo 81 delas em João Pessoa, além de formação de cadastro em diversos cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.
Veja edital completo.
As taxas são de R$ 12,50 (cargos de nível médio), R$ 18,50 (médio-técnico) e R$ 33,50 (superior).
O salário-base varia entre R$ 1.024,17 e R$ 3.515,58 para o nível médio, e R$ 1.444,94 e R$ 2.323,29, para o médio/técnico. No superior, os vencimentos vão de R$ 3.504,95 a R$ 5.087,42.
Os empregados da CBTU recebem os seguintes benefícios: tíquete alimentação/refeição no valor de R$ 676,25, reembolso parcial de plano de saúde e previdência complementar.
A prova está prevista para acontecer no dia 25 de maio. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período. O regime de contratação será o celetista.


Entre os cargos ofecidos: Médico do Trabalho, Engenheiro Segurança,Técnico de Segurança eTécnico de Enfermagem. 

Eleição na FETAG - PB

Foi realizado no último dia 7, um café da manhã para o lançamento oficial da chapa 2 “Por uma Fetag para todos - Fortalecendo os sindicatos”, que disputa a direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba.

Agricultores, políticos, representantes de movimentos sociais e advogados, além de representantes de vários sindicatos: Paulo Marcelo – Presidente da CUT/PB, Jacy Afonso- CUT nacional, Euzébio – ASA, Marcelo Galassi – ASPTA, Giucélia Figueredo – Delegada do MDA/PB, Frei Anastácio e Anisio Maia - Deputados estaduais (PT) estiveram reunidos no auditório do SINTTEL-PB, em João Pessoa para acom-panhar as principais propostas e ideias para a gestão da chapa 2.

Conheça a composição e vote para uma NOVA FETAG.

Diretoria: Nelson Anacleto (STR Lagoa Seca) | 1° Vice-Presidente: Jonas Rodrigues Amorim ( STR Santa Terezinha) | 2° Vice-Presidente: Severino Bezerra de Sousa ( STR Pedras de Fogo) Secretário Geral: Everaldo José Tavares (STR Lagoa de Dentro) | 1° Secretário: José Germano dos Santos ( STR Areia) | 2° Secretária: Claudia Luciana Cavalcante da Costa (STR Juazeiri-nho) | Tesoureiro Geral: Paulo Medeiros Barreto (STR Barra de Santana) | 1° Tesoureiro Iratioa-ne Alves de Oliveira ( STR São Domingos) 2° Tesoureiro: Daniel Alves Bezerra ( STR Barra de São Miguel).

Suplentes da Diretoria: Maria Anunciada Flor B. Moraes, José Maria dos Santos, José de Assis Sousa, José Evanuel Bezerra, Fabia Raquel N. de Oliveira, Maria Rosalva A. de Sousa, Ana Lúcia Costa, Flávio Araújo da Fonseca; Conselho Fiscal – Titulares: José Soares Filho, Maria Celina dos S. Silva, Maria Elza da Silva; Conselho Fiscal – Suplentes: Armando José dos San-tos, Cícero Francisco do Nascimento, Sulânia Ione dos S. Silva; Secretarias de Apoio: Sec. Formação: Ariosmar Cândido da Cruz, Sec. Políticas Sociais: Francisco De Assis Macedo, Sec. Terceira Idade: Luiz Silva, Sec. Juventude: Josenildo Costa Silva, Sec. Agric. Familiar, Pol. Agrícola e Agrária: Manoel Antonio de Oliveira, Sec. Mulheres: Roselita Vítor da C. Albuquerque, Sec. Assalariados: Gilvan De França Cavalcante, Departamento Sindical: Francisco Israel Ribeiro de Sousa.


Depoimento de Paulo Marcelo - Presidente da CUT PB.

Trago aqui o apoio de di-versas entidades para Chapa 2 que apresenta-se aos 210 Sindicatos Rurais (STR´s), existentes no Estado da Paraíba que representam mais de 900 mil agricultores e agricultoras familiares assentados, arrendatários, povos e comu-nidades tradicionais de trabalhadores assalariados.

Este segmento exige a construção de um sindicalismo comprometido com um modelo de desenvolvimento centrado na ampliação e no fortalecimento da agricultura familiar orientados pelos princípios da agroecologia. É com esse objetivo que apresentamos a chapa a seguir e pedimos seu voto na Chapa no dia 27 de Março!

 " Por uma Fetag para todos - Fortalecendo os Sindicatos”


Foto: Renato Galotti

Vejam algumas das entidades que apoiam a chapa 2 - Nova FETAG-PB.

STR´s - POLO DA BORBOREMA - COLETIVO - CUT- SINTRICOM - ASA –PB - PATAC - CENTRAC - ASPTA - CASACO - ECO-BORBOREMA - CAMEC - CÁRITAS - CEPSF- CEOP - ARIBAÇÃ - ECOVÁRZEA - FOLIA - CPT - INSTITUTO FREI BEBA - SIN-TER - SIND. BANCÁRIOS JP e CG - SINTEP - SINECOM - SINTAB - SINTEM - SINTTEL - SINTESP- SINDTEXTIL - STIUP/PB - SINDSPREV - SINTICAL - CONSULTA POPULAR - FETRACOM - MST - SINDICATOS DOS SERV. MUN. DE CASSERENGUE, SÃO VICENTE DO SERIDÓ, CAJAZEIRAS, CACHOEIRAS DOS ÍNDIOS, CUBATÍ, NOVA PALMEIRA, S. JOSÉ DOS RAMOS 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...