quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Sorteio no instagram empresas parceiras


Juntamente com nossos parceiros, a @h2oculosoficial preparou SORTEIO Especial de Natal!! Vai ficar fora dessa? Deixar de ganhar presentes ? 

Acesso ao instagram

https://www.instagram.com/p/CIDaKVFJpEu/?fbclid=IwAR1kOu361cz0PtE_Vy9l6UkZTSDlKMlQHemDcZHn7mpPCzS4Nn9bVQQ6Jlo

  

️PRÊMIOS

1 Óculos de Sol Esportivo - @h2oculosoficial

1 Caixinha de som bluetooth- @kstore1oficial

1 Voucher de R$ 100,00 (Produtos) - @mariaousada.modafeminina

 

<< ️ATENÇÃO AS REGRAS DO SORTEIO>>

 

️1 passo: Siga os seguintes Perfis:

@h2oculosoficial

@kstore1oficial

@mariaousada.modafeminina

 

️2 passo: Curta A FOTO OFICIAL no perfil @h2oculosoficial

 

️3 passo: indicar 2 amigos nos comentários NA FOTO OFICIAL (exceto perfis fakes, desativados, comerciais e famosos).

 

😁 Prontinho, agora só basta torcer bastante para que seu perfil seja sorteado!! 😄

O sorteio será realizado dia 23 de Dezembro no perfil @h2oculosoficial.

Desejamos a todos uma boa sorte e um Natal iluminado!

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hospital Márcio Cunha é eleito o melhor do Brasil em segurança e saúde no trabalho na área hospitalar

Por Cíntia Neves

SEGS.com.br - Categoria: Saúde

        

O HMC foi reconhecido, pelo segundo ano, por suas ações de prevenção de acidentes e desenvolvimento de melhores práticas de segurança, dentre os hospitais de todo o país que fazem parte da Anahp.

 

Mais uma vez o Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, é reconhecido por suas ações de segurança e saúde no trabalho (SST). Pelo segundo ano consecutivo, o HMC é eleito a melhor Instituição do Brasil de segurança e saúde no trabalho na área hospitalar. A iniciativa é da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (ANIMASEG). A premiação elege as empresas nas categorias da Agroindústria, Área Hospitalar, Construção Civil, Indústria Automobilística e Auto Peças, Indústria de Papel e Celulose e Indústria Têxtil. Neste ano, a cerimônia de entrega do Prêmio Melhores Empresas em SST 2020 será realizada em ambiente virtual, no dia 03 de dezembro, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19.

 

“É uma satisfação sermos contemplados com essa premiação. Essa conquista é fruto de muito trabalho e esforço de todos os colaboradores que contribuem, diariamente, para a implantação e cumprimento de ações que fomentam à segurança. Incentivamos os colaboradores a adotar um estilo de vida sadio e trabalhamos com foco na promoção da saúde. É nosso dever zelar pela saúde de todos que passam pela nossa unidade e a segurança é um valor que está incorporado na cultura da Fundação, nas rotinas do cotidiano e nos treinamentos de conscientização e prevenção de acidentes”, comenta a Gerente de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da Fundação São Francisco Xavier, Amália Regina Lage Leão.

 

Para concorrer ao prêmio, as instituições devem comprovar o envolvimento da liderança com a saúde e segurança do trabalho (SST), não ter registrado acidentes graves no ano anterior, possuir gestão e indicadores eficazes de SST e demonstrar ações voltadas para a melhoria do ambiente do trabalho na empresa e para com a sociedade. As indicações dos ganhadores foram feitas por entidades de cada setor. Na área hospitalar, a indicação foi feita pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e os premiados foram escolhidos por uma comissão formada por Comendadores em Segurança e Saúde no Trabalho da ANIMASEG.

 

Fonte https://www.segs.com.br/saude/263667-hospital-marcio-cunha-e-eleito-o-melhor-do-brasil-em-seguranca-e-saude-no-trabalho-na-area-hospitalar 

Acidente grave com ônibus em Taguaí SP mata 41 trabalhadores de uma indústria têxtil


O acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (25) na cidade de Taguaí SP, na região de Avaré, no interior paulista foi o maior número de mortes neste ano na rodovia em São Paulo SP, colisão entre um ônibus e um caminhão deixou 41 mortos.

Foto reprodução G1

Empresa parceira: Maria Ousada Moda Feminina

Acesso ao instagram

Maria ousada moda feminina

https://www.instagram.com/mariaousada.modafeminina/

Converse pelo 98797-6302 no WhatsApp

Acesso a página no Facebook e WhatApp Comercial

https://linklist.bio/LinksUteis



                  Registro fotográfico de peças exclusivas












Gestão de saúde e segurança do trabalho de A a Z

Acesso a live

 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Covid e trabalho: o que pensam as instituições?

Na próxima terça-feira, dia 24/11, às 18h, o CANAL AFT TV transmite a segunda aula do Curso de Extensão Universitária "SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR PARA AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO - MUITO ALÉM DAS NORMAS REGULAMENTADORAS", realizado pelo Centro de Documentação, Pesquisa e Formação em Saúde e Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEDOP/UFRGS) e pelo Instituto Trabalho Digno (ITD).

 

O tema da Aula é “COVID E TRABALHO: O QUE PENSAM AS INSTITUIÇÕES?", que terá como painelistas MÁRCIA BANDINI, médica do Trabalho, presidente da ANAMT (2016-2019), representante da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e docente da Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP); e CIRLENE ZIMMERMANN, procuradora do Trabalho e mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A mediação será de ZUHER HANDAR, médico sanitarista, especialista em Medicina do Trabalho (AMB/ANAMT) e presidente da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT).

 

Demais instituições convidadas:

 

Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST

 

Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

 

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia

 

As inscrições no curso podem ser feitas pelo link trabalhodigno.org/extensaoaft

 

O curso tem o apoio do Canal AFT TV.

 

CONTATOS DA INSPEÇÃO DO TRABALHO NO RIO DE JANEIRO:

 

Plantão da Fiscalização do Trabalho: www.fiscaldotrabalho.com

 

Whatsapp: (21) 96928-4771

E-mail: fiscalizacao.rj@mte.gov.br

V seminário desafios e soluções para inclusão digital


Acesso a programação

http://www.anid.org.br/13encontro/paralelas-desafios.html

Inscrição

http://www.anid.org.br/13encontro/paralelas-inscricao-desafios.html

Acesso ao site

https://www.anid.org.br/site/index.php

Projeto da Paraíba que fiscaliza o uso dos EPI's é finalista da Etapa Nacional do INOVA SENAI 202O

De acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. O dado revela uma situação preocupante, e que tem um impacto social e financeiro considerável. 

 

Nesta perspectiva, gestores e educadores do SENAI PB avaliaram a iniciativa do aluno Pedro Henrique Nascimento que está desenvolvendo uma tecnologia que vai proporcionar mais segurança aos trabalhadores e prevenção dos riscos de acidentes do trabalho nas empresas.

 

Pedro Henrique (22 anos) que é ex jovem aprendiz dos cursos técnicos em mecânica (OPHBRAS) e eletroeletrônica (COTEMINAS) do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa e, atualmente, está concluindo o 6º período do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade SENAI da Paraíba, desenvolveu o detector de Equipamentos de Proteção Individual, sob a orientação técnica do supervisor Francisco Cid.

 

A tecnologia intitulada “EPI SCAN” consiste no monitoramento capaz de identificar se o trabalhador está usando os EPI’s necessários para desempenhar atividades funcionais, conforme as normas regulamentadoras NR's de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

 "O nosso projeto busca mudar a realidade laboral, gerando um ambiente seguro e inovando à fiscalização do uso de EPI´s de forma que haja um aumento na produtividade da indústria” disse Pedro Henrique.

 

A gestora Patrícia Ventura desta unidade operacional, esclarece o valor do aprendizado, do conhecimento até a conclusão de projetos inovadores: "buscamos através dessas iniciativas, incentivar o desenvolvimento de soluções para a indústria paraibana, uma vez que os dados de acidentes no trabalho revelam a necessidade da implementação desse projeto, e esperamos que em breve possamos ver esse produto no mercado”, afirmou Patrícia - SENAI João Pessoa.

 

Como o projeto EPI SCAN é finalista da etapa Nacional do Inova SENAI, na categoria soluções, e concorrerá com projetos de inovação de todo o Brasil, durante o evento que acontece de 23 a 27 de novembro, no dia 26, das 17h às 18h30, os empresários poderão escolher os projetos inovadores, numa votação que será realizada durante uma rodada de negócios.

 

Para participar, o empresário deverá se inscrever no link:

 https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/semanadeinovacao

 

“Os alunos do SENAI Paraíba mais uma vez demonstram sua capacidade de desenvolvimento de projetos inovadores alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira. A cada ano a capacidade empreendedora dos nossos alunos é superada, e gera excelentes projetos de inovação, o que para nós é motivo de muito orgulho”, disse Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

 

O objetivo do Inova SENAI é divulgar e consolidar a cultura interna da inovação por meio do desenvolvimento de projetos que atendam as demandas de inovação da sociedade e da indústria. E ainda difundir ferramentas de gestão da inovação e trabalhar habilidades e atitudes empreendedoras.

 

Jornalistas, o aluno Pedro   e o supervisor de Educação Profissional Thiego Brandão do SENAI PB estão ao dispor para demonstrar no laboratório como a equipe desenvolveu o projeto EPI SCAN e chegou a etapa nacional e as oportunidades de conquistar conhecimento e competências técnicas tecnológicas para o mercado de trabalho na indústria brasileira. 



sexta-feira, 20 de novembro de 2020

TRT suspende audiências e atendimentos presenciais na Paraíba

Portal WSCOM

 

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), para cumprimento de determinação contida de Ato nº 18 da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, flexibiliza fases do Plano de Retomada da Atividade Presencial e retorna à Fase 1. A partir de segunda-feira (23), a realização de audiências e sessões presenciais e os atendimentos presenciais serão suspensos em todas as unidades da Justiça do Trabalho no estado.

 

O ato da Presidência do TRT estabelece que as audiências e sessões de julgamento serão realizadas, exclusivamente, de forma virtual ou telepresencial. A Atuação presencial dos servidores se limitará a, no máximo, de 30% das equipes de cada unidade judicial ou administrativa, no horário das 8h às 14h, facultado o trabalho integralmente remoto, quando possível.

 

As recomendações de segurança destacam: o uso obrigatório de máscaras descartáveis ou de tecido para todos que ingressarem nas dependências da Justiça do Trabalho; o uso obrigatório de máscaras tipo face shield para atendimento; e a medição de temperatura, sendo vedado o acesso de quem apresentar temperatura superior a 37,5ºC; exigência de distanciamento social de, no mínimo, 2 metros; limitação de uso dos elevadores por, no máximo, 2 pessoas no Fórum Maximiano Figueiredo (João Pessoa) e no edifício-sede do TRT e por 1 pessoa no Fórum Irineu Joffily (Campina Grande);

 

Atendimento remoto

 

O atendimento aos jurisdicionados, advogados e demais usuários externos, pelas unidades judiciais e administrativas do TRT da 13ª Região, continuará sendo prestado de forma remota, pelos e-mails ou telefones disponíveis em https://www.trt13.jus.br/trt13/acesso-a-informacao/telefones, no horário das 7h às 17h.

 

A Presidência estabeleceu que, havendo justificada necessidade de comparecimento das partes, advogados e público em geral, o atendimento será prestado mediante prévio agendamento, no período compreendido das 8h às 12h, sendo o horário das 8h às 9h específico para partes e advogados integrantes do grupo de risco.

 

Leia na íntegra o ato

 

https://www.trt13.jus.br/informe-se/noticias/2020/11/trt-segue-orientacao-da-corregedoria-nacional-e-suspende-audiencias-e-atendimentos-presenciais/ato-trt-sgp-125.pdf 

VII CONGRESSO PERNAMBUCANO DO TRABALHO SEGURO

 

 ACESSO A INSCRIÇÃO EVENTO

https://www.sympla.com.br/vii-congresso-pernambucano-do-trabalho-seguro__1058889


DESCRIÇÃO DO EVENTO 

O Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6) promove, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 15h às 17h30, o VII Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro, que este ano traz como tema “TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO DA AGENDA 2030: saúde do trabalhador em tempos de pandemia”.

 

A programação é voltada a magistrados, servidores, advogados, entidades sindicais, profissionais da área de segurança e saúde, empresários, órgãos públicos e organizações não-governamentais, além de estudantes das áreas de Direito, Saúde, Psicologia e Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

Durante os três dias, renomados especialistas em segurança e saúde irão discutir as mais atuais e relevantes questões em suas áreas de atuação.

 

O conteúdo será transmitido pela internet, através do CANAL GETRIN6 NO YOUTUBE, cujo link será enviado por email no dia do evento.

 

As inscrições são gratuitas e o evento confere CERTIFICADO para todos os participantes que ingressarem na sala e tiverem a inscrição realizada.

Getrin6

 

O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Associação dos Engenheiros de Segurança de Pernambuco (AESPE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O Congresso tem apoio da Escola Judicial (EJ6), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AmatraVI), da Associação dos Servidores do Tribunal (Astra6) e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

DIA 25/11 – DAS 15:00 ÀS 17:30

 

ABERTURA

 

Mediadora:

 

ANA MARIA APARECIDA DE FREITAS

 

(Gestora Regional do Programa Trabalho Seguro)

 

CONFERÊNCIA

 

GUILHERME FRANCO NETTO

 

(Vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Fundação Oswaldo Cruz e Coordenador do Grupo Temático Saúde e Ambiente da ABRASCO)

 

1º EIXO TEMÁTICO:

 

TRABALHO DECENTE NA AGENDA 2030: a sustentabilidade do agronegócio e da agroecologia

 

Painelistas:

 

RENATO AUGUSTO PONTES CUNHA

 

(Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco)

 

JORGE MATTOS

 

(Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco)

 

DIA 26/11 - DAS 15:00 ÀS 17:30

 

2º EIXO TEMÁTICO:

 

ASSÉDIO MORAL NAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS: para onde vamos?

 

Mediadora:

 

LAURA PEDROSA CALDAS

  

Painelistas:

 

LAURA PEDROSA CALDAS

 

(Doutora em Psicologia Clínica nas Instituições, Psicóloga/CHESF, Perita Judicial TRT6)

 

PATRÍCIA MAEDA

 

(Juíza do Trabalho – TRT15, Doutora e Mestra em Direito do Trabalho - USP)

 

MELÍCIA CARVALHO MESEL

 

(Procuradora do Trabalho e Titular Regional da Coordenadoria do MPT de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho)

 

MAYVONNE MORAIS

 

(Psicóloga Organizacional, Professora e Escritora)

 

SANDRA KRIEGER

 

(Advogada, Mestre e Doutora em Ciência Jurídica – UNIVALI, Conselheira Nacional CNMP e Presidente da Comissão de Saúde)

 

DIA 27/11 - DAS 15:00 ÀS 17:30

 

3º EIXO TEMÁTICO:

 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO NOVO GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS BRASILEIRO

 

Mediadora:

 

LAURA BOTELHO

 

(Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região)

 

Painelistas:

 

RODRIGO VIEIRA VAZ

 

(Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador da Capacitação da NR 01 na ENIT)

 

SÉRGIO SILVA BRAGA DE SOUZA

 

(Engenheiro Elétrico e Mestre em Engenharia Civil em Segurança do Trabalho – POLI/UPE)

 

FLÁVIO HENRIQUE DE HOLANDA LINS

 

(Médico do Serviço de Referência em Acidentes com Material Biológico do Hospital Correia Picanço)

 

RÔMULO SARAIVA

 

(Advogado, Professor e Mestre em direito previdenciário pela PUC/SP)

 

ENCERRAMENTO

 

Getrin6

 

O Getrin6 é integrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), Advocacia-Geral da União (AGU) e Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), além da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro/PE), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Prefeitura Municipal de Olinda, Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e Instituto Nacional de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Tecnologia (Inemast). O Grupo desenvolve, em Pernambuco, as ações do Programa Trabalho Seguro – iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

 

Serviço:

 

VII Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro

 

25, 26 e 27 de novembro de 2020

 

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/vii-congresso-pernambucano-do-trabalho-seguro__1058889

Mais Informações: (81) 2122-3500

 

EVENTO ONLINE VIA YOUTUBE

Este evento acontecerá via Youtube. As instruções de acesso serão fornecidas pela organização próximo ao início do evento.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Sentido obrigatório: educação para o trânsito, cidadania à frente

Por Abimadabe Vieira*

 

‘Educar’ vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) e ducere (conduzir, levar), e significa literalmente ‘conduzir para fora’, ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. Tem sua proposta no método maiêutico através de Sócrates, não oferecendo respostas, mas fazer novas perguntas que guiem o educando para dentro de si, em busca da resposta, acreditando que a melhor forma de educar, é tornando o aprendiz um pensador.

 

A educação para o trânsito tornou-se um instrumento essencial para garantir a conscientização e boas práticas para um trânsito seguro. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação para o trânsito é tema a ser abordado na Educação Básica de forma transversal, aproximando os docentes e discentes cada vez mais na realidade da sociedade, contribuindo para a cidadania, construção da formação da personalidade e compreendendo seu papel social, como sujeito de direitos e deveres.

 

Pensando nisto, compreende-se a relevância da aproximação junto às instituições de ensino, a fim de levar um trabalho para os alunos, pois acredita-se que a Educação atua de forma preventiva e a longo prazo na formação do cidadão do futuro, esse que contribui para os tempos vindouros.

 

Com o propósito de minimizar o impacto da desigualdade social durante a pandemia do Covid 19 e assegurar que todos os alunos, familiares e escolas das três redes de ensino tenham condições para seguir aprendendo e se desenvolvendo, ainda que de forma remota, seguindo a Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, ou seja, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB artigo 76), foi idealizada e concretizada ações de videoaulas sobre a temática trânsito para crianças, jovens e adultos, esse último por meio da metodologia andragógica, a qual é necessário que o adulto utilize da prática para uma melhor percepção do assunto e essa instrução adquirida tem o poder de ser repassada para outros indivíduos.

 

Com base nesse cenário, os projetos visam a educação desses atores por meio de assuntos relevantes sobre o trânsito, seguindo a resolução 30/1998 como: acidentes com pedestres, ingestão de álcool, excesso de velocidade, segurança veicular, equipamentos obrigatórios dos veículos e seu uso; abordando também o novo relatório proposto da Organização das Nações Unidas (ONU), como, uso do celular ao volante, dirigir com sono e fadiga, e ainda sob efeito de medicamentos.

 

Entre esses projetos, pode-se citar: “Educação remota em tempos de pandemia: o trânsito não pára”, “Semáforo em trânsito: pare, espere e siga essa ideia”, e “Eu te protejo: cinto de segurança, conte comigo!”, as quais foram alcançadas cerca de 2.500 (duas mil e quinhentas) crianças até o presente momento e o projeto tende a aumentar, pois mais escolas estão aderindo-os por compreenderem a sua real importância para a salvaguarda a vida no trânsito.

 

É válido afirmar que, o objetivo do trabalho preza pelo fornecimento de recursos e suportes para reduzir os impactos originados pela pandemia, na educação para o trânsito, ao qual impediu as vivências através de “pitstop”, palestras e congressos. Sabendo-se que nada substitui o trabalho presencial, e com o intuito de avançar esse projeto próspero, irá seguir o trabalho remoto a fim de alcançar toda a sociedade, atendendo principalmente, escolas públicas e privadas de forma gratuita.

 


*Abimadabe Vieira é representante estadual do Maio Amarelo na Paraíba;

Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária;

Sub-gerente da Educação para o Trânsito na SEMOB-Cabedelo/Paraíba. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...