terça-feira, 30 de maio de 2023

Empossada nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba

 


A nova diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea-PB) tomou posse, na quinta-feira (25), em solenidade realizada no auditório da Delegacia Regional do Trabalho – DRT-PB, e contou com a presença de diversas autoridades. O ambientalista e militante dos movimentos sociais, Arimatéia França, foi empossado Presidente do Consea-PB para o mandato de dois anos.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, parabenizou a nova diretoria empossada e destacou: “a pauta hoje é alimento de qualidade para todos os brasileiros, é esse Brasil que precisa voltar. E o CONSEA vai organizar esse processo. Populações subnutridas e obesas, porque o arroz e o feijão foram trocados pelo miojo. Nossa população com problemas de saúde, sociais, de educação. No Nordeste a fome tem cara, gênero, endereço e escolaridade. Quando conceituamos tudo isso, é mulher negra, com baixa escolaridade, na periferia ou zona rural e que não consegue acessar seus direitos”, enfatizou.

Sobre os desafios da nova diretoria, o presidente Arimatéia França destaca que em reunião realizada com os novos membros do Conselho já foram deliberados alguns encaminhamentos. “Definimos que, pela primeira vez, serão realizadas conferências em todos os municípios do Estado. Vamos realizar conferências em todas as cidades, queremos que todos os municípios discutam mecanismos, ações, projetos e programas que possam efetivamente dar as pessoas o direito de se alimentar".

E explica, “Realizaremos sete conferências regionais, sendo duas temáticas, para que os povos tradicionais, as comunidades indígenas possam participar. E estas conferências desaguarão na Conferência Estadual, num celeiro de debate para o enfrentamento da insegurança alimentar que hoje atinge 54% da população do Estado”, finalizou.

Nova Composição do CONSEA-PB

Presidente: Arimatéia França - MOVSOCIAL

Vice-Presidenta: Márcia Dornelles - Rede Estadual de Colegiados Territoriais da Paraíba

Secretaria Geral: Felipe dos Santos - Movimento Espírito Lilás - MEL

Segunda Secretária: Aldenora Pereira - EMPAER

Coordenadoras da Comissão de Regulamentação e Institucionalização do SISAN e de Política e Plano de Segurança Alimentar e Nutricional

Telma Virgínia - Secretaria de Desenvolvimento Humano - SEDH

Eliana Cunha - Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária da SEDH

Coordenadores(as) da Comissão Permanente Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA

Adeilton Santos - MTL

Maria José (Zefinha) - ACIS

Coordenadoras Comissão Povos e Comunidades Tradicionais

Francimar Fernandes - AACADE

Maria José (Comadre) - Povos Indígenas Potiguaras

Campanha para prevenção de acidentes de trânsito na construção civil

A reunião extraordinária do Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil da Paraíba (CPR-PB) teve como objetivo apresentar dados e informações acerca do tema dos acidentes com motocicletas, com ênfase no setor da indústria da construção civil, e pensar em políticas e ações que possam minimizá-los.

Segundo os organizadores do evento, esses acidentes podem ocasionar a morte do trabalhador, danos temporários ou permanentes por toda sua vida. “É um fenômeno que precisa ser enfrentado, estudado e debatido, pois implica em importante problema de saúde pública, devido ao crescente número de acidentes de trânsito com motocicleta, muitos desses, acidentes de trabalho, necessitando de medidas de prevenção e controle”.

“O processo de educação é fundamental para uma cultura de paz no trânsito”. A afirmação foi feita pela diretora de Operações do Detran-PB, Roberta Neiva, durante palestra proferida no Sinduscon-JP, nesta terça-feira (dia 30), sobre o tema “A importância da educação e conscientização na prevenção de acidentes no trânsito”.

A participação da diretora constou da programação do evento promovido pela entidade, com base na Campanha para Prevenção de Acidentes de Trânsito na Construção Civil, como parte das atividades em torno do Movimento Maio Amarelo na Paraíba.

Para Roberta Neiva, é necessário um processo amplo de educação, a fim de transformar a cultura do trânsito. “Sem a educação nada é possível. Quando a gente não mais acredita no processo educacional, existe alguma coisa muito errada em nós. Então, o poder público precisa continuar acreditando na educação”.






terça-feira, 9 de maio de 2023

Prio está convocando técnico em segurança do trabalho; as vagas são em regime offshore

 A PRIO é uma empresa brasileira de capital aberto com foco na produção de petróleo e gás, no investimento e na recuperação de ativos em produção.

Em um novo processo seletivo, a Prio está convocando técnico em segurança do trabalho para preencher vagas de emprego em regime offshore.

Em um novo processo seletivo, a Prio está convocando técnico em segurança do trabalho para preencher vagas de emprego em regime offshore. Ainda de acordo com a empresa, as contratações são para a cidade do Rio de Janeiro.

Para concorrer ao cargo de técnico em segurança do trabalho é necessário possuir formação técnica equivalente, experiência mandatória na indústria Offshore de Óleo e Gás atuando como técnico de segurança, além de apresentar o certificado de CBSP – Curso básico de segurança em plataformas.

Suas atribuições

Responsável por fornecer apoio técnico na área de segurança do trabalho para que as operações ocorram de maneira segura;

Auxiliar equipe de Segurança do Trabalho e Treinamento na implementação de ações para atendimento à requisitos legais e outros requisitos aplicáveis à gestão de STMA;

Reportar imediatamente ao Líder da equipe de Segurança do Trabalho qualquer incidente, risco real ou potencial observado durante a execução de qualquer atividade, paralisando o serviço caso o risco seja iminente;

Acompanhar e implementar as ações referentes ao Programa de Observações de Risco;

Consolidar e reportar os indicadores de segurança e meio ambiente;

Realizar avaliações ambientais;

Realizar inspeções nos equipamentos e sistemas de segurança;

Realizar e acompanhar as auditorias de Permissões de trabalho;

Auxiliar na preparação de Permissões de Trabalho e realizar a liberação de atividades em conformidade com a permissão de trabalho aprovada.

Fornecer os EPIs necessários a realização dos serviços;

Verificar a utilização dos EPIs durante a realização das atividades;

Dentre outras atividades.

Como enviar o currículo para as vagas de técnico em segurança do trabalho.

A Prio solicita que os profissionais interessados acessem a sua plataforma de vagas para realizar o cadastro do currículo. Lembre-se de acompanhar frequentemente a página da empresa para dar segmento ao processo seletivo.

Seminário Evolução das Condições de Segurança e Saúde no Trabalho no Sertão do Araripe - Ouricuri


Organizado por: AESPE - Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco.

Data: Terça, 16 de maio 2023, 09h - 17h

Local: Evento online

Araripina e Ouricuri representam o que há de mais significativo em termos de produção pernambucana no conhecido Sertão do Araripe. Com economia voltada para a produção do gesso, que chega a se posicionar como o maior polo gesseiro do Brasil e a cultura da mandioca, possui um grande contingente de empregados e empregadores, merecedores de capacitação voltada à segurança e saúde no trabalho, de forma atualizada e qualificada.

Tanto a cultura da mandioca, incluindo seu beneficiamento, como a produção do gesso em larga escala, apresentam riscos laborais bastante particulares, potencialmente causadores de doenças e acidentes com afastamento, inclusive morte, o que requer um olhar especial para a garantia da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Diante desse cenário, torna-se extremamente oportuna, não só a capacitação dos profissionais de segurança e saúde no trabalho, advogados, profissionais de RH e DP, estudantes e outros interessados, como a discussão de normatizações e outros temas atuais, com vistas à eliminação ou redução dos riscos envolvidos a níveis controláveis, garantindo a segurança dos trabalhadores.

Este evento tem o objetivo de promover uma discussão ampla sobre a segurança e saúde no trabalho na produção do gesso e cultura da mandioca nas cidades de Araripina e Ouricuri, principais representantes do Sertão do Araripe pernambucano.

Serão realizadas palestras e mesa redonda com especialistas nas áreas de segurança e saúde no trabalho, com formação em Engenharia de Segurança no Trabalho, Medicina do Trabalho, Direito, etc, com o objetivo de esclarecer, de forma profissional e científica, aspectos atuais relacionados ao tema dos Seminários.

As inscrições são gratuitas e o evento confere CERTIFICADO para todos os participantes que além da inscrição prévia, precisarão ingressar na sala e preencher o formulário de confirmação de presença.

Acesso ao seminário

Funcionário de usina morre em acidente de trabalho em Cruz do Espírito Santo/PB

O funcionário de uma usina da cidade de Cruz do Espírito Santo, Zona da Mata paraibana, morreu em um acidente de trabalho no início da noite desta segunda-feira (08) quando fazia a troca de pivôs de irrigação em um canavial.

Segundo informações apuradas pelo repórter @flaviofernandestv, o homem conhecido pelo apelido de “furiba” foi atingido por uma peça que compõe o sistema de irrigação. Colegas de trabalho tentaram retirar e peça e salvar a vida do trabalhador, mas não obtiveram êxito.

Furiba era casado e pai de dois filhos. Ele era morador do Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo. Uma grande comoção é registrada na cidade em virtude do ocorrido.

A Gestão empresarial e a CIPA frente ao assédio e outras violências no trabalho

 


Acesso a ficha de inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft8Wq8T3V4MobsoX7Y8VWwjTHzoLcrk2bMRwFox25yLyuMKw/viewform

Abril Verde Cast Prevenção de Acidentes do Trabalho e das Doenças Ocupacionais

 Abril Verde Cast

Neste sábado 06/05 às 09h, estaremos conversando com Dr. Hugo César (Médico Perito do Trabalho) e Paulo Marcelo (Superintendente do Ministério do Trabalho na Paraíba), sobre a Prevenção de Acidentes do Trabalho e das Doenças Ocupacionais.

Será transmitido ao vivo na Rádio 100.5 A FM Líder e também pelo canal do YouTube: sstnatv 

Interaja e tire suas dúvidas através do WhatsApp 83-98812-1005 ou 3229-1005.

Apresentação de Nivaldo Barbosa, Germano Souza, e Laércio Silva.

Siga nossos perfis no Instagram @abrilverdeoficial e @sstnatv e inscreva-se no nosso canal do YouTube/SSTnaTV.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Atividades Alusivas ao Dia da Empregada Doméstica

No último domingo, 30, com atividades Alusivas ao Dia da Empregada Doméstica, O evento aconteceu no auditório da SRTB-PB e contou com a presença de autoridades do executivo, legislativo e sindicalista, foi realizada pelo Grupo de Estudos da UFPB – Povoada e Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba, com apoio da Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba e Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho.

Compareceram ao evento:

O Superintendente Regional do Trabalho da Paraíba, Paulo Marcelo de Lima, Deputada estadual Cida Ramos, representando o deputado Luciano Cartaxo, a assessora Adriana Gonçalves Urquisa, representando a Defensoria pública, a ouvidora geral, Maria do Céu  Palmeira, representante do Movimento Mulheres Negras - observatório paraibano antirracismo, na pessoa de Marli Soares, representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, na pessoa de Tânia Maria Tavares, representante da Subsede do sindicato de Campina Grande,  na pessoas de Maria Thaine Gomes da Silva e Marialva Silva Souza.

Na ocasião foram ministradas palestras com temas relevantes sobre o trabalho doméstico como palestrantes Aurileide Alexandre Farias, Advogada Trabalhista e mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba na linha de pesquisa sobre trabalho doméstico decente e trabalho doméstico análogo a escravo e membro do grupo de estudos Povoada/UFPB. Natália dos Santos Alves - Assistente Social no Serviço de acolhimento ao indígena venezuelano da etnia Warao da SEDH-PB e estuda os impactos do racismo no trabalho doméstico.





Matheus Vasconcelos Castelliano, bacharel em psicologia e mestrando em psicologia da saúde, vem se debruçando na temática do trabalho doméstico remunerado e não remunerado através de uma psicologia crítica.

Nei Alexandre, Auditor-Fiscal do Trabalho, Coordenador Regional do projeto de fiscalização no Combate à discriminação e Promoção do Trabalho Decente.

Suzana Lima dos Santos, secretária-geral do Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba, integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras, integrante do Conselho Estadual do Direito da Mulher e da Diversidade Humana e representante do Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba na Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas - FENATRAD.

Rita Maria de Jesus Silva, Suplente do Conselho Fiscal do Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba, membro do Conselho Municipal de Mulheres da Prefeitura Municipal de João Pessoa, integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras do Estado da Paraíba - AMB-PB, integrante do Movimento de Mulheres de Luta da Paraíba, representante do Sindicato Estadual das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba na Marcha das Margaridas Municipal e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas - FENATRAD.

Maria das Graças dos Santos, Tesoureira do Sindicato das Empregadas Domésticas do Estado da Paraíba, integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras da Paraíba - AMB-PB, integrante do Movimento de Mulheres Negras da Paraíba, integrante do Movimento de Mulheres de Luta da Paraíba, membro da Rede de Educação Cidadão - Recide, membro do Conselho Estadual do Direito da Mulher e da Diversidade Humana, representante do Sindicato Estadual das Empregadas Domésticas na Marcha das Margaridas Nacional e Marcha da Negritude da Paraíba e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas - FENATRAD.

Na manhã do dia 24/04 a Fiscalização do Trabalho iniciou operativo que deve se estender ao longo de toda a semana.

Auditores-Fiscais do Trabalho em João Pessoa vem realizando operativo de fiscalização do trabalho doméstico em condomínios.

O Auditor-Fiscal Nei Alexandre, informou que apenas no primeiro dia mais de 90 trabalhadoras domésticas foram entrevistadas.

"Estamos atuando em todo o país visando combater a informalidade existente no trabalho doméstico. A fiscalização é acima de tudo um momento de sensibilização da sociedade".

A Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba, ainda, oferece um serviço de plantão fiscal presencial todas às terças-feiras voltado ao público das trabalhadoras domésticas.

Para agendamento, deve-se ligar para o número (83) 2107-7605.

O evento encerrou em clima de confraternização com um coffee break oferecido pela DSPB. 

Vídeo Superintendente Regional do Trabalho da Paraíba, Paulo Marcelo de Lima.

Curso de graduação em Engenharia de Segurança no Brasil.

Curso de graduação em Engenharia de Segurança no Brasil. A matéria faz um histórico dos cursos de graduação em Engenharia de Segurança e Engenharia de Saúde e Segurança no Brasil, mostrando as tendências para os próximos anos. A conclusão é que, “após decisões da Justiça Federal aceitando pedidos de liminar, através de diversos mandados de segurança e publicações de Portarias específicas pelo Ministério da Educação (MEC), que o curso de graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho será uma opção a ser oferecida por outras instituições de ensino além das que já o faz”.

A Decisão Plenária 145/2016, decidiu pelo “cadastramento do curso de Graduação em Engenharia de Saúde e Segurança da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Campus Itabira MG, enquadrando-o na modalidade Engenharia”.

“Após a aprovação e reconhecimento do MEC, através de Portarias específicas, para o Curso de Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, em duas universidades em Minas Gerais e outra no estado de São Paulo, Justiça decide a favor dos formandos obrigando o CONFEA/CREA fazer o registro desses profissionais.

Essa modalidade de ensino não é novidade em outros países, onde existem varias instituições oferecendo a graduação. Em Portugal muitos graduados buscam o doutorado após passarem pela graduação, pós graduação e mestrado na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Inicialmente, em 2005, Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Conselheiro Lafaiete, utilizando-se da premissa da “Autonomia Universitária”, criou o curso de graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho, onde formaram mais de 200 profissionais.

Em função disso, conforme o ofício do Ministério da Educação (MEC) nº 387/2010 CGOC/DESUP/SEsu/MEC, de 29 de novembro de 2010, endereçado ao então presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, foi firmado um acordo entre as partes para solucionar essa questão. Tal ofício afirma que “em virtude da parceria firmada recentemente entre o Confea e o Sesu, requeremos a V.Sa. o seguinte: Que se proceda ao registro profissional dos alunos ingressantes até o ano de 2010, levando-se em conta, para fins de reconhecimento, o art. 63 da Portaria Normativa nº 40/2007; e que se estabeleçam as atribuições profissionais para o Engenheiro de Segurança do Trabalho, com base no Projeto.

Depois de longo período pleiteando o registro, somente através de ações administrativas junto ao CONFEA, com o apoio do Sindicato de Engenheiros de MG – SENGE, e depois da publicação no Diário Oficial da União em 19 de março de 2013 da Portaria nº 125, de 15 de março de 2013, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que reconheceu o curso Engenharia de Segurança no Trabalho ofertado pela Universidade Presidente Antônio Carlos, ficou determinado ao Crea-MG na Sessão Plenária Ordinária 1.398 do CONFEA que concedesse o registro definitivo para os egressos do curso de graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIPAC que já havia concluído o curso até 22 de março de 2013.

Em 2009, o Centro Universitário do Norte Paulista – UNORP de São José do Rio Preto em São Paulo, iniciou a primeira turma da instituição consequentemente abrindo outras turmas até hoje. A aprovação e reconhecimento do MEC foi publicada através da Portaria Nº 546, de 12 de Setembro de 2014.

Em 2010 a Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI Campus Itabira da inicio ao Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Saúde e Segurança.

Tendo como justificativa contribuição efetiva para o desenvolvimento municipal, regional e nacional, além de contribui para a formação de profissionais especializados em uma área do saber considerada estratégica e com grande demanda não só em nível regional como nacional.

A implantação do curso de Engenharia de Saúde e Segurança no Campus Avançado de Itabira constitui parte de um processo resultado de parceria pioneira entre setor privado, com a participação da Vale, e setor público, através do MEC/UNIFEI e Prefeitura Municipal de Itabira. Por meio da assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, as parceiras assumiram as seguintes obrigações para a implantação do Campus:

Ambas as universidades oferece o acesso ao curso através do ENEM com bolsas para o PROUNI ou do Sistema de Seleção Unificada – SISU.

O curso é desenvolvido pelo regime letivo Semestral e Anual com duração mínima de 10 semestres (5 anos), Carga Horária Total: 3692 horas, nos turnos Noturno e Integral na modalidade presencial.

A estrutura curricular está formulada no sentido de permitir a formação em ciências exatas (química, física, matemática) contemplando problemas de engenharia e tecnologia, como também em vários aspectos das ciências humanas, focando a sociedade, as relações profissionais, as responsabilidades e ética social e profissional. Os conceitos básicos e fundamentais são articulados para fornecer uma visão generalista de aspectos que norteiam a atividade profissional de engenheiros.

Além de conhecimento específico que busca inserir o aluno no ambiente específico da área de atuação profissional. Este ciclo elenca disciplinas na área da Saúde e Segurança. Nesta etapa o aluno será introduzido nos mais variados campos de atuação, passando pelo conhecimento da fisiologia humana, dos contextos produtivos (conhecimento da diversidade de processos e riscos), a métodos de quantificação, eliminação ou contenção de riscos, a investigação e análise de estatísticas e dos aspectos econômicos, regulatórios e gerenciais em saúde e segurança.

RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC).

Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a instituição de ensino superior depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento, conforme disposto no art. 28 do Decreto nº 5.773/2006;

Nos processos de autorização dos cursos, são avaliadas três dimensões: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas oferecidas pela instituição para a oferta do curso.

O reconhecimento deve ser solicitado pela instituição de ensino quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária (e antes de completar 75%). O reconhecimento do curso é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela instituição.

A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela instituição de ensino a cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Existe uma determinação por parte do CONFEA que cursos de graduação autorizados e reconhecidos pelo MEC deverão ser cadastrado no CREA de origem ao curso.

Conselheiros dos CREAs de diversos estados já se posicionaram a favor da graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Em um mundo onde, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho torna – se decisiva para que a qualidade de vida no ambiente laboral seja valorizada. O trabalho educativo nas empresas e em outras instituições permite que haja, cada vez mais, trabalhadores e dirigentes conscientes da importância da Saúde e Segurança do Trabalho.

Desta forma, é imprescindível a formação de profissionais que compreendam estas questões relacionadas à qualidade de vida dos trabalhadores, à prevenção de riscos, ao meio ambiente, à redução de custo, ao número de acidentes e doenças e aos sistemas de gestão. É urgente a demanda das organizações por profissionais que sejam capazes de controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, a fim de melhorar o desempenho das empresas, tornando-as competitivas para o mercado globalizado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, promoção da equidade social e proteção do meio ambiente.

Portanto, fica evidente, após decisões da Justiça Federal aceitando pedidos de liminar, através de diversos mandados de segurança e publicações de Portarias específicas pelo Ministério da Educação (MEC), que o curso de graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho será uma opção a ser oferecida por outras instituições de ensino além das que já o faz.

Na era da informação, a necessidade de constante aperfeiçoamento é cada vez mais evidente. A economia internacionalizada, de mercados globais e de extrema e acirrada competitividade exige a cada dia mais conhecimentos e maior capacitação do profissional”. 

Dia Mundial em Memória das Vitimas de acidentes de Trabalho - CANPAT 2023

Evento CANPAT 2023 da Secretaria de Inspeção do Trabalho com a programação presencial

Tema: “As Análises de Acidente do Trabalho da SRTb-PB e a Experiência de Trabalhadores acidentados – a Importância da Prevenção

Dia 28/04

Local: Auditório da SRTb-PB

Horário: 09h00 às 12h00  

Superintendente do Ministério do Trabalho na Paraíba Paulo Marcelo de Lima comentou que em vários Estados brasileiros trabalhadores assumiram as Superintendências Regionais.

“Ambiciono reconstruir o Ministério na Paraíba, entro comprometido com as questões trabalhistas, em defesa da vida e dignidade dos trabalhadores e com o sentimento de garantir melhores condições de trabalho e a superintendência da Paraíba tronar-se referência no Brasil”. Explanou Paulo Marcelo. 

A Auditora Fiscal do Trabalho Ana Mércia ministrou palestra sobre tema: “As Análises de Acidente do Trabalho da SRTb-PB e a Experiência de Trabalhadores acidentados – a Importância da Prevenção, discorrendo sobre gestão e medidas de proteção para evitar acidentes, dispositivos EPI e EPC, doenças ocupacionais, uso de agrotóxico, lesões por esforço repetitivo, ferramentas manuais, medidas de proteção a máquinas e equipamentos, acidente doméstico, apresentou também dados estatísticos de acidentes, partes do corpo atingida, subnotificação, uso de explosivos nas pedreiras, ruídos e poeiras causando doenças, exames médicos periódicos e adoecimentos na construção civil e a importância de constar cláusulas de segurança no trabalho nas convenções coletivas.        

Relatos de trabalhadores acidentes e adoecimentos laborais.  

Jovens aprendizes do SENAR, SENAC e SENAI visitam a biblioteca Poetisa Alice de Toledo.



Lília Fernandes Psicóloga coordenadora dos cursos.  

Participaram sindicatos rurais de Caaporã, Mamanguape, Rio Tinto, Jacaraú, sindicato das telecomunicações e calçadista de Santa Rita.

No encerramento do encontro sorteios de brindes e foi servido coffee break.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Programa Especial em Alusão ao Dia do Trabalho Abril Verde Cast

Transmitido ao vivo em 29 de abr. de 2023 Abril Verde Cast.

Participação de Edmilson Silva, Robson Jampa, Levi Lopes e José Bruno sobre o mundo do Trabalho e seus Talentos Artísticos e Culturais.

Participação de Edmilson Silva, Robson Jampa, Levi Lopes e José Bruno sobre o mundo do Trabalho e seus Talentos Artísticos e Culturais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...