sábado, 22 de junho de 2024

Feirão de Aprendizagem oferece 400 vagas em cursos para entrada de jovens no mercado de trabalho em João Pessoa.

O evento é uma realização do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba, coordenado pela Auditoria-Fiscal do Trabalho, e contou com diversos parceiros

Com informações da Delegacia Sindical do SINAIT na Paraíba.

O 1º Feirão da Aprendizagem da Paraíba que foi realizado nesta terça-feira, 18, no Centro Integrado da Justiça Social (Cijus), em João Pessoa, ofertou 400 vagas em cursos de aprendizagem profissional para jovens e adolescentes que participaram da ação, com o objetivo de promovê-los para o mercado de trabalho.

A ideia do Feirão é promover o encontro entre jovens de 14 a 24 anos, que desejam entrar no mercado de trabalho, instituições formadoras parceiras do projeto e empresas interessadas em cumprir a cota prevista na Lei da Aprendizagem. Com uma condição: é obrigatório que o jovem esteja matriculado no ensino fundamental ou médio, evitando assim que ele interrompa seus estudos e seja tragado pela exploração do trabalho infantil.

O feirão foi uma realização do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional da Paraíba (Feap/PB), organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTI), da Superintendência Regional do Trabalho e do Emprego da Paraíba (SRT/PB) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE); do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região), e do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT/PB).

Coordenador Nacional de Aprendizagem do MTE, o Auditor-Fiscal do Trabalho Leandro Carvalho explicou que o evento também é uma forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proporcionar a jovens e adolescentes chances de aprendizagem profissional, que permite inserção digna no mercado de trabalho.

“É satisfatório ver um número significativo de jovens participando do feirão. Buscamos que essa juventude seja inserida de forma digna no mundo do trabalho, e não sob as formas precárias que tanto vemos e combatemos pelas ruas do nosso país. Isso é possível por meio da aprendizagem profissional, que nós, Auditores-Fiscais, iremos sempre defender”, pontuou.

No evento, que durou o dia todo, os jovens e adolescentes puderam conhecer como funciona a aprendizagem, entraram em contato com as empresas contratantes de jovens aprendizes, participaram de palestras e workshops sobre temas voltados para o mundo do trabalho. Além disso, houve atividades como exibição de vídeos educacionais, rodas de conversa e apresentações culturais.

Para a presidente do Fórum Estadual de Aprendizagem da Paraíba, a Auditora-Fiscal do Trabalho Joana D’arc, o 1º Feirão da Aprendizagem é o resultado de muita luta. “Nós só temos a agradecer aos nossos parceiros, que acreditam não apenas na aprendizagem, mas também nos jovens e adolescentes do nosso país. Tenho certeza que esse feirão será o primeiro de muitos. Posteriormente, a ideia é expandir a ação para outras cidades do estado, incluindo o sertão e o brejo da Paraíba a fim de alcançar mais jovens e adolescentes.”

Além da SRT/PB, TRT13, MPT/PB, o Feap é composto pelas seguintes instituições: Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac/PB); Instituto João Bittar e Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar Paraíba); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Paraíba (Senai-PB); Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), de Cabedelo e João Pessoa; Centro Universitário Unifacisa; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Paraíba (Sescoop/PB); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB); Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva (Cemar); Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh); Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc-JP); Instituto para Qualificação e Inserção Profissional (iJovem); Instituto de Educação da Paraíba (IEP); Serviço de Educação Popular (Sedup); Demà Jovem da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi); Unicorp Faculdades; Projeto Beira da Linha; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de João Pessoa (CMCDA-JP); Instituto IA; Association de Solidarité Internationale (Essor); Centro de Direitos Humanos Dom Oscar Romero (Cedhor); Centro de Integração e Educação Profissional (Ciepe), e Centro Nacional de Aprendizagem (Cenap).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...