quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Fórum de saúde e segurança do trabalho FIEP-PB/ SESI

No dia 05 de novembro, o SESI realizou em João Pessoa o Fórum de Saúde e Segurança, que teve como tema central “Reduzir Riscos e Custos, Investindo em Promoção da Saúde e Segurança”.

A programação aconteceu no restaurante Panorâmico Pedro Franciscano do Amaral, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, no horário das 19h às 22h.

Promoção da Saúde é o conjunto de ações que visam promover hábitos saudáveis, prevenir incapacidades para o trabalho ou gerenciar doenças, contribuindo para a saúde integral dos trabalhadores, com foco não apenas na eliminação de riscos pontuais que podem ocasionar agravos à saúde, mas sobretudo promover à saúde, frente à inserção do trabalhador no processo produtivo e que portanto, seja potencializador de saúde.

Na abertura do evento vice presidente da FIEP Magno César Rossi, vice presidente da FIEP-PB discorreu, “Segurança e medicina do trabalho mudou de patamar na hierarquia estrutural nas empresas, antigamente as pessoas achavam uma coisa chata, obrigatória, tinham que fazer porque a Lei obrigava, ultimamente a gestão de pessoas é uma variável econômica, e se ela não for bem administrada vai imputar custos adicionais e não adiciona valor nenhum ao consumidor final, segurança e saúde no trabalho é um fator primordial para o aumento da competitividade da indústria. Ambientes seguros e saudáveis oferecem ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma, favorecem a produtividade.

Empresas não seguras o consumidor não vai adquirir produtos, vai renega-la, em nossa empresa nós temos uma obrigação de promover todas ações necessárias, seja ela individual ou coletiva, com o conceito de saúde, tornando a empresa competitiva”.  
O evento contou com a participação de três palestrantes, das áreas de medicina do trabalho, Segurança e Promoção da Saúde, são eles:

O engenheiro de Segurança do Trabalho e professor de Direito Aplicado à Saúde e Segurança do Trabalho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Edwar Abreu Gonçalves, abordou o tema: Segurança e Saúde do trabalho no direito Brasileiro: Aspectos constitucionais, legais, normativos e jurisprudenciais, de questões polêmicas e atuais atinentes as responsabilidades legais pela prevenção de acidentes do trabalho e promoção da saúde ocupacional.
O médico do trabalho, escritor e consultor, na área de Gestão de Custos com Segurança e Saúde, Gustavo Nicolai, abordou o tema: Modelos e processos para segurança e saúde no trabalho voltados para as temáticas e desafios atuais dos profissionais prevencionistas e Indústrias Brasileiras.

Os problemas relacionados à saúde no trabalho causam enormes custos diretos e indiretos às empresas, desde o pagamento de seguros, até a redução de produtividade, engajamento dos trabalhadores, qualidade de produtos e serviços e satisfação dos clientes. As principais causas de afastamentos de trabalhadores podem ser minimizadas por ações de promoção da saúde.

O médico especialista do Departamento Nacional do SESI, Cláudio Patrus de Campos Bello, que é pós-graduado em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de MG e em Ergonomia pela UFMG, abordou tema: Desafios da Integração Ocupacional, Assistencial e Promoção da Saúde além do ambiente de trabalho. Como fazer? e foi o moderador do debate, que apresentou as soluções do SESI nas áreas de Promoção da Saúde e Saúde e Segurança no Trabalho.

Soluções integradas e customizadas sob a ótica do atendimento de consultoria, com o objetivo de reduzir os custos das empresas, melhorar a saúde dos trabalhadores e aumentar a produtividade da força de trabalho.
O evento contou com representantes de empresas, sindicatos e associações, empresários, dirigentes sindical, fisioterapeuta, funcionários da FIEP/SESI, advogados, agentes dos correios, analistas de sistemas, engenheiros e técnico de segurança do trabalho, assistentes social, analista de Recursos Humanos, atendente de telemarketing, dentista, enfermeiro, conselheiro tutelar, corretor de imóveis, médicos, técnico de enfermagem do trabalho, enfermeiro e educador físico.




Entrevistas




 


Por Laercio Silva

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...