Por Johan Barbosa
Engenheiro de segurança do
trabalho
Treinar, segundo o dicionário
Michaelis online, significa, tornar-se apto, capaz, habilitar-se, ficar
convencido, persuadir-se, fazer acreditar. Notamos que o ato de treinar, não
consiste apenas em apresentar procedimentos e a forma de cumpri-los, vai muito
além do que imaginamos e isto até se confirma no próprio significado do nome.
Treinar é muito mais do que
apresentar normas, procedimentos, formas de cumprir, ou mesmo tentar adestrar o
trabalhador para seguir o pensamento prevencionista, do corpo técnico do SESMT.
O treinamento, como o próprio
nome diz, tem que convencer, persuadir, fazer com que o trabalhador acredite no
que está sendo aplicado de forma eficaz e eficiente.
Não basta o profissional de
segurança, criar um produto no power point, apresentar, colher as assinaturas e
achar que o trabalhador irá cumprir com o que foi determinado.
O treinamento é um PROCESSO
contínuo que passa pela confiança, conhecimento, motivação e persuasão de quem
está sendo treinado.
Treinamentos com linguagens
que não chegam ao conhecimento de quem está sendo treinado, é inócuo, ou tem
pouca ou nenhuma serventia.
Ao idealizar um treinamento, o
profissional deve ficar atento a perguntas básicas. Quem é meu público?
Quais as expectativas e
objetivos do treinamento?
Qual o grau de conhecimento
sobre o assunto, das pessoas que irão participar do treinamento?
Quais os recursos que eu tenho
disponíveis para realizar o treinamento?
Terá parte teóricas e
práticas? Como irei desenvolver um melhor conteúdo para meus clientes?
Estas e outras perguntas
básicas, devem ser levantadas pelo profissional que está preparando o
treinamento para que ele possa ter o melhor rendimento possível.
Muitas vezes, o erro não está
no trabalhador, mas sim, em quem ministrou o treinamento que não gerou
conhecimento, não gerou engajamento e valor, pela falta de objetividade do
treinamento.
Treinar vai além do ato de
repassar informações, é um processo contínuo de troca de informações, onde
alguém informa, mas todos aprendem juntos.
Se você profissional de
segurança, realizou um treinamento e os trabalhadores não estão cumprindo o que
foi informado, reveja seu treinamento, talvez o problema não esteja no
trabalhador, mas sim na forma como o treinamento foi executado. Lembre-se,
treinar é um processo contínuo de aprendizagem.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário