Por Laercio Silva
Jornalista DRT 0003919
A FEPAMOC Federação Paraibana do Movimento Comunitário entregou, nesta terça-feira (3), na cidade de Belém no brejo paraibano, 100 casas do Residencial José Matias dos Santos.
Com
verba federal e ajuda do governo da Paraíba a construção das residências foram
investidos aproximadamente R$ 6 milhões, beneficiando diretamente 100 famílias
totalizando 450 pessoas. No evento pessoas integradas diretamente na
coordenação e fiscalização da construção e gestor estaduais foram homenageado
com placas comendas “Amigo da Moradia”, em reconhecimento ao trabalho
concretizado garantindo a execução e entrega das residências do programa de
habitação no estado com apoio da Caixa Econômica Federal e parceria com os
movimentos comunitários sociais.
O
residencial não é apenas uma obra de engenharia, representa a inclusão social,
dignidade das pessoas, fazendo com que tenham a certeza de que um futuro melhor
em um espaço de proteção, com qualidade e estrutura, conforto para as famílias
e muito mais do que isso.
As
casas possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço revestido
por azulejos nas paredes, piso na cerâmica, caixa d’água, teto forrado,
acessibilidade para deficientes, com 52 metros quadrados de área. O condomínio
residencial é dotado de infraestrutura básica composta por rede de
abastecimento d’água, energia elétrica, rede coletora de esgotos (incluindo a
estação de tratamento de esgotos, drenagem e pavimentação em paralelepípedos.
Também possui reserva florestal de áreas verdes e uma estrutura que será
destinada à construção de equipamento comunitário.
O
Diretor Fepamoc, Federação Paraibana do Movimento Comunitário Upiraktan Santos,
agradeceu a parceria com o Governo do Estado e Caixa Econômica e entidades
sociais.
“É
muito gratificante ver o final da construção e o sucesso da obra que traz
dignidade, mais educação, mais saúde, foram anos de luta e persistência e além
do suporte econômico, recebemos o apoio moral de lideranças dos movimentos
comunitários todos os esforços valeram a pena porque 100 famílias hoje têm uma
casas para chamar de suas, tornando esse dia especial de alegria e comemoração
para todos nós, a cidade com uma obra desse porte também influencia na nossa
economia” disse.
O nome do residencial 'in memorian' a José Matias dos Santos.
Um breve histórico de quem foi José Matias dos Santos (Zezito Da Sinuca)
Um breve histórico de quem foi José
Matias dos Santos (Zezito Da Sinuca)
José Matias dos Santos, nascido no dia dois de novembro de 1935, na cidade de Pirpirituba PB, filho de Luiza Matias dos Santos e de Antônio Matias dos Santos. Ficou órfão já nos primórdios da primeira infância, sendo adotado pelo seu irmão mais velho Manoel Matias e sua esposa Antônia Matias (Dona Tozinha). Ainda na juventude veio trabalhar em Belém PB com a tarefa de trazer as fitas dos filmes para o cinema local (primeiro cinema de Belém). Encantou-se por uma menina linda que sempre estava sentada nas primeiras fileiras das cadeiras. No ano de 1958, casou com a linda menina da primeira fila. Tiveram dez filhos, adotaram uma menina e considerava como filho o seu afilhado Antônio Upiraktan. José Matias adotou Belém PB como sua terra natal. Aqui ele plantou suas raízes. Logo adquiriu um parque de diversões e animava as festas da Padroeira, do Natal e do Ano Novo no Distrito de Rua Nova, sempre junto com seu amigo e fiel escudeiro o Sr. Galego Maia. Também foi proprietário de um Cassino na cidade Belém o que lhe fez ficar conhecido como ZEZITO DA SINUCA e era assim que os seus amigos o chamavam de forma carinhosa. Era um homem simples, discreto, humilde, porém dono de um coração gigante e bondoso. Sempre muito companheiro, construiu aqui verdadeiras amizades. Ajudava muitas famílias carentes, fazendo isso sempre no anonimato e sem nenhum alarde. Sua linda menina sempre esteve envolvida na política local, chegando até mesmo a presidir um partido político, porém ele se mantinha discreto, mantendo-se pessoalmente distanciado da política partidária. Contudo, era um homem de verdadeiro espírito socialista, no sentido legítimo da palavra. Sua casa sempre esteve cheia de pessoas simples e humildes, comungando ao redor da mesma mesa, sem qualquer acepção de pessoas, seja pela crença, pela ideologia política, pelo status social ou condição econômica. Zezito da Sinuca, era um homem de posições firme, mas dono de uma capacidade divina em distribuir amor e bondade por onde passava. Em 2007, celebrou bodas de ouro com sua linda menina, na mesma Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na qual o Cônego Odilon celebrou o seu casamento. Neste mesmo templo sagrado à Virgem Maria, batizou todos os seus filhos e filhas, onde também foram crismados e no qual também casou parte de sua prole. Em quase toda residência de Belém PB existe um compadre, comadre e afilhados(as) de José Matias, afilhados(as) que ele considerava como filhos(as).
No dia 02 de agosto de 2011, fez a sua Páscoa definitiva, deixando sua linda menina Bernadete Costa Santos, seus doze filhos, dos quais Antônio, Mônica, José Gualberto e João maviael, (hoje 'in memorian'), mais três genros, três noras, vinte e um netos(as) e doze bisnetos(as). Em 2015 Antônio Upiraktan Santos um dos seus afilhados iniciou uma luta para a construção de um projeto habitacional com 100 casas para as famílias carentes do município de Belém, quis Deus e o destino que as terras que seriam adquiridas para a construção do empreendimento habitacional fossem de propriedade do casal Antemildo Pires da Costa e Martem Lúcia Pires da Costa genro e filha de seu ZEZITO DA SINUCA, o projeto avançou e em um certo momento em uma das reuniões com as famílias Beneficiárias o então Presidente da FEPAMOC Antônio Upiraktan Santos, propôs que o Residencial fosse batizado de JOSÉ MATIAS e prontamente foi aprovado por unanimidade das pessoas presentes, inclusive com vários depoimentos de registro do amor, carinho, amizade e respeito que tinham por seu ZEZITO DA SINUCA, após essa assembleia geral com os futuros moradores foi encaminhada a ata dessa reunião para a câmara de vereadores onde foi apresentado e aprovado o projeto de lei que denominava o novo Residencial com o nome de JOSÉ MATIAS DOS SANTOS, que logo em seguida foi sancionado e transformado na lei municipal 359 de Agosto de 2017. Hoje JOSÉ MATIAS DOS SANTOS (ZEZITO DA SINUCA) torna-se imortal através do Residencial que leva seu nome, por reconhecimento dos moradores e dos Representantes do povo belenense, que decidiram fazer uma homenagem justa batizando com o seu nome o mais novo Conjunto Habitacional da cidade, o que muito engrandece a Câmara Municipal de Belém(PB) pelo reconhecimento conferido a um homem simples e humilde, migrante da cidade limítrofe, mas que aqui fincou raízes e que tanto amou, de maneira abnegada, esse torrão que em seu tempo já foi chamado de Terra do Pão.
Registros fotográfico e vídeos
Nenhum comentário:
Postar um comentário