domingo, 17 de setembro de 2023

Prefeitura de Campina Grande promove evento sobre Adoecimento Mental no Trabalho

 

Prevenção e Enfrentamento às Violências e Adoecimento Mental no Trabalho será o tema do evento que acontecerá na próxima semana, no auditório da Fiep.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizará na próxima segunda-feira,18, o I Fórum Regional em Saúde Mental do Trabalho, tendo como tema: Prevenção e Enfrentamento às Violências e Adoecimento Mental no Trabalho. O evento será realizado das 8h às 17h no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep).

A programação do evento contará com painéis expositivos, palestras e mesas redondas. Todas as atividades abordarão temáticas relacionadas ao adoecimento mental, considerado, o maior problema enfrentado pelos trabalhadores na atualidade, segundo a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior. “O Fórum tem como propostas capacitar e conscientizar os profissionais da Atenção Básica para não apenas identificarem, como também notificarem os casos de adoecimento mental e, a partir dos resultados, as instituições possam implementar políticas públicas visando à prevenção precoce”, esclarece Anna Karla.

Coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior. 

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Na Paraíba, o número de casos de trabalhadores com transtornos mentais relacionados ao trabalho dobrou entre os anos de 2019 (antes da pandemia) e 2022 (cenário pós pandêmico). Em 2019, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, registrou 52 casos. Em 2022 esse número saltou para 104 (aumento de 100%). Os dados são do Observatório da Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta pública do MPT e da OIT (https://smartlabbr.org/sst).

Segundo o Observatório da Segurança e Saúde, a Paraíba é o 3º Estado do Nordeste com o maior número de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho. Foram 104 casos notificados em 2022, atrás da Bahia (229 casos) e Alagoas (128 casos).

Presenças

Mais de 300 profissionais da área da saúde deverão participar do Fórum, entre referências técnicas dos municípios da 2ª Macrorregião de Saúde; técnicos em Segurança do Trabalho, psicólogos, assistentes sociais, coordenadores e gerentes de Centros de Apoio Psicossocial; coordenadores, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde da Macro Região.

O evento é realizado em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), Digna e outras instituições que desenvolvem projetos voltados à melhoria da saúde do trabalhador.

Codecom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...